Brasil poderá ter 270 aeroportos regionais com voos regulares

07/07/2015 - 11h57

Brasil poderá ter 270 aeroportos regionais com voos regulares, afirma Padilha

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, informou há pouco que o Programa para a Aviação Regional do governo deverá ampliar o número de aeroportos regionais que recebem voos regulares de 80 para 270. Desse total, 67 serão no Norte; 64 no Nordeste; 31 no Centro-Oeste; 65 no Sudeste; e 43 no Sul.

Padilha participa de audiência pública na Comissão de Viação e Transportes sobre a situação da aviação no Brasil. Segundo ele, a maior parte desses novos aeroportos previstos está em fase de estudos de viabilidade técnica e licenciamento ambiental, e 64 já estão com estudos prontos para serem licitados.

“Mais de 40 milhões de brasileiros, ou seja, 21% da população, não tem acesso a um aeroporto a até 100 km de distância de sua residência”, disse o ministro. “43% da população do interior quer viajar, mas não tem como fazê-lo devido aos elevados custos”, completou. “Hoje não temos empresas aéreas operando nesses locais porque não tem passageiro, e não tem passageiro porque não tem empresa aérea.”

Para resolver o problema, a ideia é que o governo subsidie parte das passagens para garantir a existência dos voos, comprando parte dos assentos até que as novas rotas regionais se consolidem. O governo federal também será responsável pelo investimento na infraestrutura, ficando a gestão dos aeroportos com os estados e municípios. A Infraero também poderá ajudar na gestão em locais sem recursos.

O debate ocorre no plenário 11.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Daniella Cronemberger
Agência Câmara Notícias
 
____________________________________
07/07/2015 - 11h53

Demanda por transporte aéreo brasileiro vai continuar crescendo, diz ministro

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, afirmou há pouco que a demanda por transporte aéreo brasileiro vai continuar crescendo. “Devemos triplicar a capacidade em 20 anos", afirmou, em audiência pública na Comissão de Viação e Transportes sobre a situação da aviação no Brasil.

De acordo com ele, houve aumento de 170% no número de passageiros entre 2004 e 2014. O ministro destacou a redução do custo das passagens da área doméstica. E ressaltou ainda a evolução da satisfação geral dos passageiros nos últimos dois anos, que avançou de 70% para 81%. O índice de atrasos nos aeroportos melhorou 62% de 2007 a 2014.

Padilha atribuiu isso à entrega das obras nos aeroportos para a Copa do Mundo. Segundo ele, o Brasil investiu R$ 13,4 bilhões na área nos últimos quatro anos. Ainda conforme o ministro, o setor é o que tem maior projeção de evolução na área logística. “Nenhum setor avançou tanto na área logística como a aviação civil nos últimos 10 anos”, salientou.

Novas concessões
O desafio, agora, conforme o ministro, é ampliar a infraestrutura, a partir da criação de novos “hubs” regionais. “As novas concessões são Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Fortaleza (CE)”, informou.

O leilão para essas novas concessões está programado para o primeiro trimestre de 2016. “Os investimentos projetados são de R$ 8,5 bilhões”, completou. “Desta vez não vamos cometer a imprudência de ficar com obras conjuntas. É melhor os parceiros tocarem sozinhos. Não ficaremos com nada, entregaremos a chave e faremos com que seja cumprido o que seja programado.”

Além disso, de acordo com Padilha, os desafios incluem elevar os altos índices de satisfação dos passageiros com a operação dos aeroportos; trazer mais inovação e experiência de operadores internacionais; e ampliar o transporte de cargas.

Infraero
O ministro afirmou que, com as novas concessões, será preciso repensar a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Hoje a Infraero opera 60 aeroportos, ou seja, 51,59% dos aeroportos do País; 45,50% aeroportos são concedidos; e 2,91% são operados por estados e municípios.

Após as novas concessões, a Infraero vai ficar com a operação de 56 aeroportos. A reestruturação incluirá a redução do número de funcionários, por meio de programas de incentivo à transferência ou à aposentadoria.

O debate ocorre no plenário 11.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Daniella Cronemberger
Agência Câmara Notícias

 

Notícias

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos Amadeu Mendonça Doação de imóveis com usufruto e encargos como alimentos promove transição patrimonial e segurança familiar, requerendo documentação precisa e compreensão legal. quarta-feira, 3 de abril de 2024 Atualizado às 14:39 Dentro do...