Saiba como resolver questões burocráticas do casamento

Saiba como resolver questões burocráticas do casamento

Segunda, 02 Março 2015 10:17

A pergunta Quer casar comigo? é só a primeira da lista de questões a serem enfrentadas rumo ao felizes para sempre.

Considerando que a resposta seja sim, os noivos se deparam com outras dúvidas, como a escolha das testemunhas para confirmar o matrimônio, a opção pelo regime ideal de divisão de bens ou os requisitos para validar em São Paulo um casamento feito numa ilha grega.

Você sabia que é possível virar sócio do seu cônjuge na compra de imóveis durante o casamento ou formar uma sociedade no divórcio? Ou consegue dizer se o seu namoro já configura união estável?

Para evitar sustos e tornar tranquilo o percurso, a sãopaulo ouviu especialistas para responder a algumas das perguntas mais comuns nesse momento cheio de certezas românticas. Veja a seguir.

Quais são os tipos de divisão de bens?

São três regimes principais. Na comunhão parcial, só o que foi adquirido durante o casamento pertence a ambos. Na comunhão total, todos os bens do casal, comprados antes ou depois do casamento, são dos dois e serão divididos no divórcio. Já na separação total, cada um mantém a posse de seus bens. Há exceções nos casos de heranças e de doações.

O que é preciso levar para o cartório?

Ao menos 30 dias antes do casamento civil, os noivos devem fazer a habilitação da união em um cartório de registro civil da região de moradia de um deles. Se solteiros e maiores de 18 anos, devem levar documento de identificação e certidão de nascimento, além de duas testemunhas. Depois, habilitados, voltam para o casamento civil.

Qualquer pessoa pode ser testemunha?

Elas precisam ser consideradas capazes pela Justiça, maiores de 18 anos e conhecidas do casal, incluindo os pais dos noivos. As testemunhas vão atestar, na habilitação do casamento e no casamento civil, que não há impedimentos para a união. O número mínimo é de duas pessoas.

O que caracteriza a união estável?

Os elementos necessários para que um relacionamento seja caracterizado como união estável são: convivência pública, convivência contínua (não é casual), estabilidade e objetivo de formar família. O tempo de convivência, que não precisa ser de cinco anos, ajuda a reconhecer a união, mas não é essencial.

Posso ser sócio do meu cônjuge?

Um casal pode formar sociedade para comprar um imóvel, estipulando quanto da sociedade e, nesse caso, do bem, pertence a cada membro. A opção pode ser usada no divórcio, quando a soma dos bens adquiridos na união pode ser considerada capital de uma empresa da qual os dois são sócios. Segundo o Código Civil, a sociedade não é permitida nos regimes de comunhão universal e separação total de bens.

Como oficializo meu casamento feito no exterior?

O documento entregue aos cônjuges deve ser reconhecido no consulado brasileiro no país onde a cerimônia foi realizada. De volta ao Brasil, o papel deve ser adequado ao português por tradutor juramentado e levado ao cartório de registro civil do 1º subdistrito de residência (na capital paulista, situado na Sé).

Como a união estável é diferente do casamento?

Ela também é considerada uma entidade familiar e pode ser celebrada entre pessoas do mesmo sexo. A diferença está na formação da união e na herança. Na união estável não há celebração por um juiz. O casal faz um contrato e pode dividir os bens como quiser. Além disso, filhos não são herdeiros obrigatórios.

Como unir o civil e o religioso?

O pedido de habilitação deve ser feito no cartório e, em 30 dias, a certidão de habilitação será expedida. Aí os noivos podem marcar a data com a autoridade religiosa. Após a cerimônia, uma ata com as assinaturas deve ser levada ao cartório, com firma do celebrante reconhecida, para emissão da certidão de casamento
.

(Fonte: Folha de S. Paulo - Escritório Amaral de Lucena, assessoria jurídica da Abrafesta; Alexandre Nassar Lopes, sócio do Fragata e Antunes Advogados; Priscila Corrêa da Fonseca, advogada; Raquel Silva Cunha Brunetto, diretora da Arpen-SP; Marcelo Salaroli, diretor da Arpen-SP)

Extraído de Anoreg/BR

Notícias

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos Amadeu Mendonça Doação de imóveis com usufruto e encargos como alimentos promove transição patrimonial e segurança familiar, requerendo documentação precisa e compreensão legal. quarta-feira, 3 de abril de 2024 Atualizado às 14:39 Dentro do...