CE aprova insenção de direitos autorais por uso individual de TV e rádio em hotéis

27/08/2013 - 12h58 Comissões - Educação - Atualizado em 27/08/2013 - 12h58

CE aprova insenção de direitos autorais por uso individual de TV e rádio em hotéis

Da Redação

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) aprovou, nesta terça-feira (27), proposta que isenta do pagamento de direitos autorais os hotéis, motéis e estabelecimentos afins que possuem receptores de rádio e televisão instalados em suas unidades de hospedagem individual.

Desde 1998, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a admitir a cobrança destes estabelecimentos. Mas para a autora do PLS 206/2012, senadora Ana Amélia (PP-RS), o ato de utilização privada de televisores e rádios colocados à disposição dos ocupantes das unidades de hospedagem individual não poderia caracterizar execução pública de obra. Ana Amélia afirma que a cobrança deve valer apenas para a execução musical em saguões de hotéis e motéis.

Já aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), o projeto ainda deve ser analisado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

O presidente da CE e relator da proposta, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), concordou com a autora.

“Embora o estabelecimento, no seu conjunto, seja de utilização coletiva, a unidade em que se dá a hospedagem não tem essa característica. O mesmo, evidentemente, não se pode dizer dos saguões e demais espaços de uso coletivo de tais estabelecimentos”, afirmou Miranda.

Após a aprovação do PLS 206/2012, Ana Amélia ressaltou que a formulação da proposta decorre de questionamentos do setor de hotelaria da Serra Gaúcha. Segundo a senadora, uma das empresárias, Suzete Bertolucci, disse que se sentia roubada com o pagamento desses direitos autorais.

- Temos que acomodar os interesses, não só de um lado, mas ver também o outro lado da sociedade, que paga a conta, os consumidores e também os próprios empreendedores. – afirmou a senadora gaúcha.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) também apoiou o projeto.

- Às vezes com uma boa intenção se radicaliza tanto que se tem um mau resultado. Esse é o caso. Eu creio que é um bom projeto e quebra uma coisa absurda. Daqui a pouco você está em casa, numa festa, tocando uma música e vai ter que pagar direito autoral. – disse Cristovam.

Pagamento de Professores

O projeto que exclui o pagamento de professores dos limites de gastos com pessoal estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (PLS 14/2013) não foi votado por falta de quórum. Essa proposta e os demais projetos da pauta exigiam um quórum maior de senadores por terem decisão terminativa na CE, ou seja, a comissão é a última a deliberar sobre o projeto e não há necessidade de votação pelo Plenário da Casa, a não ser que seja apresentado recurso com esse objetivo.

 

Agência Senado

 

Notícias

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos Amadeu Mendonça Doação de imóveis com usufruto e encargos como alimentos promove transição patrimonial e segurança familiar, requerendo documentação precisa e compreensão legal. quarta-feira, 3 de abril de 2024 Atualizado às 14:39 Dentro do...