Certificado digital facilita vida do contribuinte

Extraído de Recivil


Certificado digital facilita vida do contribuinte

Os contribuintes que possuem certificado digital podem entregar a declaração de imposto de renda assinando digitalmente o arquivo. Basta que o certificado (e-CPF ou e-CNPJ), emitido por uma Autoridade Certificadora (AC), esteja dentro do prazo de validade e não tenha sido revogado.

A Coordenadora Geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita Federal, Maria Helena Cotta, destaca o benefício direto ao cidadão quando uma declaração é feita com certificado digital. “A segurança para o próprio contribuinte é muito maior. Ele pode transmitir suas informações com mais velocidade além de ter certeza de que os dados estão totalmente protegidos”, destaca.

Cotta aponta para outra tendência que tem crescido bastante em função do uso de certificados: a procuração digital. “As pessoas estão cada vez mais inseridas no mundo virtual e querem economizar tempo. Por isso tem crescido a emissão de procurações digitais. Um profissional contábil, na posse de uma procuração, pode representar pessoas físicas e jurídicas e entregar suas declarações. É prático e seguro” afirmou Cotta.

A Receita Federal já disponibilizou, na última terça-feira (03/03), o software para declaração do Imposto de Renda 2011 (ano-base 2010). Pela primeira vez na história não serão recebidas declarações em papel. Os contribuintes deverão realizar a entrega dos formulários pela internet utilizando o programa disponível no site da Receita ou utilizarem um disquete para a entrega nas agências da Receita.

Fonte: ITI

Publicado em 04/03/2011

 

Notícias

TJ-MS nega indenização por abandono afetivo por falta de prova técnica

AUSÊNCIA PATERNA TJ-MS nega indenização por abandono afetivo por falta de prova técnica 1 de fevereiro de 2024, 10h48 Diante disso, o relator votou pela negativa do pedido de indenização por abandono afetivo por ausência de prova técnica. O entendimento foi unânime. Leia em Consultor...

Indenização por casa construída em terreno de parente deve ser partilhada

ÁLBUM DE FAMÍLIA Indenização por casa construída em terreno de parente deve ser partilhada 30 de janeiro de 2024, 18h16 Na ação, a mulher pedia o reconhecimento e a dissolução da união estável, com a devida partilha de bens. Ela informou que viveu com o homem entre 2013 e 2022. Confira em Consultor...