Comissão aprova aposentadoria maior para idoso dependente

23/08/2012 19:44

Comissão aprova aposentadoria maior para idoso dependente

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (22) o Projeto de Lei 751/11, da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que aumenta em 50% a aposentadoria ou pensão para o idoso que receba até um salário mínimo e tenha necessidade de ajuda cotidiana de terceiros para se cuidar.

Para a relatora da proposta, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), cada vez mais idosos de baixa renda precisarão de cuidados especiais e suas famílias nem sempre têm condições de arcar com essas despesas. “Eles poderão usufruir desse período da existência de forma mais digna, podendo contar com o apoio necessário para garantia do seu bem estar físico e mental”, disse.

De acordo com o texto, o Executivo deverá incluir, no Orçamento, os recursos necessários para o benefício. A relatora fez apenas uma mudança no projeto para que, em vez de criar uma lei, o texto faça parte do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03).

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Reportagem - Marcello Larcher
Edição – Daniella Cronemberger

Agência Câmara de Notícias

 

Notícias

Conjur -Credor tem direito de executar dívida não contestada, estabelece STJ

Conjur -Credor tem direito de executar dívida não contestada, estabelece STJ Na impugnação parcial ao cumprimento de sentença, o credor tem direito de receber a parte incontroversa (não questionada) da dívida, inclusive por meio de penhora. Assim, não há razão para que o juízo postergue a execução...

Pacto pela linguagem simples no Judiciário: será o fim do juridiquês?

OPINIÃO Pacto pela linguagem simples no Judiciário: será o fim do juridiquês? Ingrid Gadelha 26 de dezembro de 2023, 16h17 A finalidade é deixar a informação mais acessível a um público mais amplo, garantindo seu total entendimento sem se perder em detalhes intrincados. Prossiga em Consultor...