Inmet alerta para baixa umidade do ar

Inmet alerta para baixa umidade do ar em seis estados e no Distrito Federal

10/07/2011 - 17h47
NacionalPolítica
Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a baixa umidade relativa do ar nesta segunda-feira (11) em Goiás, Mato Grosso, São Paulo, parte de Minas Gerais, no Tocantins, em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Nesses estados e no DF, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%, nível considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Pelos padrões da organização, entre 20% e 30% é considerado estado de atenção, de 12% a 20%, alerta, e inferior a 12% é alerta máximo.

Os moradores do Distrito Federal são alguns dos que mais sentem os incômodos provocados pela baixa umidade do ar nesta época do ano, como garganta seca, ardência nos olhos e problemas respiratórios. Na tarde deste domingo (10), a umidade ficou em aproximadamente 26% no DF, conforme o Inmet.

Para enfrentar a secura, a administradora Daniele Nicolodi bebe, pelo menos, 2 litros de água por dia e usa soro fisiológico para hidratar a mucosa nasal. “A garganta fica seca e tomo muita água”, disse a gaúcha, que vive há quatro anos em Brasília e aprendeu a lidar com os desconfortos da seca.

Na hora de correr ou caminhar no Parque da Cidade, o bancário Felipe Ítalo alivia a secura “jogando água no rosto” e parando para descansar à sombra.

Além de beber bastante água, a Defesa Civil do Distrito Federal recomenda a população a evitar a prática de exercício físico nas horas mais quentes do dia.

Edição: Talita Cavalcante
Agência Brasil

 

Notícias

Conjur -Credor tem direito de executar dívida não contestada, estabelece STJ

Conjur -Credor tem direito de executar dívida não contestada, estabelece STJ Na impugnação parcial ao cumprimento de sentença, o credor tem direito de receber a parte incontroversa (não questionada) da dívida, inclusive por meio de penhora. Assim, não há razão para que o juízo postergue a execução...

Pacto pela linguagem simples no Judiciário: será o fim do juridiquês?

OPINIÃO Pacto pela linguagem simples no Judiciário: será o fim do juridiquês? Ingrid Gadelha 26 de dezembro de 2023, 16h17 A finalidade é deixar a informação mais acessível a um público mais amplo, garantindo seu total entendimento sem se perder em detalhes intrincados. Prossiga em Consultor...