Mulher faz 'coleção' de certidões por erro no nome; veja como corrigir documentos

Mulher faz 'coleção' de certidões por erro no nome; veja como corrigir documentos

Publicado em: 29/01/2018

Uma simples letra errada no nome pode causar constrangimento e muita dor de cabeça, mas quem convive com esse problema poderá resolver a situação de modo mais fácil. A comerciante Irene Francisca, por exemplo, tem três certidões de nascimento por causa de um acento desnecessário no nome.

"Como eu tenho um auxílio doença precisei trocar minha identidade, mas quando fui trocar a moça falou que tinha alguma coisa errada no documento. Ela falou que era esse acento no ‘e’ (de Irene). Mas o documento que eu sempre usei não tinha esse acento", comentou.

O detalhe não mudava apenas a sonoridade do nome e por isso deu muito trabalho à mulher. "Tive que ir a Brejinho de Nazaré para arrumar os documentos. Quando eu trouxe, a atendente disse que eu tinha que arrumar um advogado", lembrou.

No caso da vendedora Nara Karoline Barros, um ‘r’ a mais foi motivo de vergonha. Durante 19 anos ela escondeu o sobrenome e ainda tinha que assinar tudo com o nome errado para evitar transtornos. "Na escola me chamavam de Nara Karroline. Ficavam zoando e eu odiava esse nome. Quando perguntavam meu nome eu falava: só Nara. O Karroline eu deixava", lembra.

A grafia diferente no nome também pode causar problemas para tirar o passaporte, abrir conta em banco, solicitar aposentadoria e até para receber herança. Para resolver esse tipo de situação, até o ano passado era necessário um processo na justiça, mas agora essas pequenas alterações poderão ser feitas de maneira mais fácil e prática.

"As pessoas vêm aqui e a gente encaminha um ofício para o cartório que faz a devida correção, mas não há necessidade da pessoa vir até a Defensoria para fazer isso. A lei diz que o cartorário pode corrigir de ofício ou por requerimento do interessado", explicou o defensor público Kita Maciel.

No cartório de registro civil de Gurupi, no sul do estado, aumentaram os processos para fazer mudança no nome. Isso porque continuam a acontecer confusões com acentos e uso de vogais.

"Ainda ocorrem muitos erros por causa da inobservância dos pais que vêm registrar os filhos e ainda trazem documentos com erro, além de não conferirem o documento na hora da emissão", explicou o suboficial de cartório, Ricardo Alves Rodrigues.

Fonte: G1
Extraído de Recivil

Notícias

Marco das Garantias: o que mudou para os novos negócios no setor financeiro

OPINIÃO Marco das Garantias: o que mudou para os novos negócios no setor financeiro Karina Ribeiro Delarmelina Pedro Duarte Pinho 20 de fevereiro de 2024, 15h22 Diante disso, fica a pergunta: afinal, alguma ferramenta do novo Marco Legal das Garantias serve aos novos negócios do setor...

Regra de impenhorabilidade vale para conta corrente se preservar sobrevivência

CONTA CORRENTE E APLICAÇÕES Regra de impenhorabilidade vale para conta corrente se preservar sobrevivência Danilo Vital 22 de fevereiro de 2024, 14h16 A impenhorabilidade de valores de até 40 salários mínimos depositado em caderneta de poupança está prevista no artigo 833, inciso X do Código de...

“MEUS BENS, TEUS BENS”: UNIÃO PARA MAIORES DE 70 ANOS GERA DISCUSSÃO

“MEUS BENS, TEUS BENS”: UNIÃO PARA MAIORES DE 70 ANOS GERA DISCUSSÃO Regime de separação de bens agora pode ser afastado por escritura pública. Entenda como e por quê O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, em primeiro de fevereiro, que o regime obrigatório de separação de bens nos casamentos e...

Nova lei do CPF já está valendo. Veja o que mudou

Nova lei do CPF já está valendo. Veja o que mudou Publicado em 20 de fevereiro de 2024 Agora, órgãos públicos não poderão exigir outros documentos no preenchimento de cadastros A partir de 2024, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) será o único número de identificação dos cidadãos em todos os...