"Pesquisa mostra que o 'SUS é mais bem avaliado por quem o utiliza"

15/02/2011 - 19h26

Humberto Costa: pesquisa mostra que o 'SUS é mais bem avaliado por quem o utiliza'

[senador Humberto Costa ]

O senador Humberto Costa (PT-PE), ex-ministro da Saúde, informou ao Plenário que uma pesquisa divulgada nesta semana mostra que 30% dos entrevistados que "tiveram alguma experiência" o Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos 12 meses consideram "bons ou muito bons" os serviços do sistema público de saúde. O trabalho foi feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do governo federal.

Para ele, "não é novidade" afirmar que "a saúde pública vem sendo alvo predileto de críticos do sistema público e defensores da privatização da saúde".

- A novidade é sabermos que os usuários do SUS não pensam da mesma maneira que esses críticos. Estes têm uma percepção do sistema público positiva semelhante aos obtidos nos estudos sobre serviços bancários e de telecomunicações - afirmou.

Humberto Costa registrou que a pesquisa mostrou elevada aprovação do Programa Saúde da Família e da distribuição gratuidade de medicamentos.

- Nada menos que 80,7 por cento dos entrevistados que utilizaram ou acompanharam algum familiar beneficiado pelo Programa Saúde da Família avaliaram o serviço como bom ou muito bom. A distribuição gratuita de medicamentos é percebida como um serviço bom ou muito bom por 69,6 por cento dos usuários - informou.

O petista de Pernambuco acrescentou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quase dobrou o número de equipes do Saúde da Família, que passou de 16 mil em 2003 para 31 mil recentemente. Fora isso, disse, no governo Lula as equipes passaram a contar também com um dentista e um auxiliar de consultório dentário.

Ele foi cumprimentado, em aparte, pelo senador Jorge Viana (PT-AC), o qual sustentou que o Congresso precisa criar condições "mais adequadas" para o financiamento da saúde pública. Humberto Costa concordou e lamentou que o SUS "ainda padece de problemas graves" de pessoal e na qualidade do atendimento especializado e de urgência. Acrescentou que a origem destes problemas é a falta de dinheiro.

Agência Senado
 

Notícias

Mulher comprova união estável e garante direito ao benefício

Mulher comprova união estável e garante direito ao benefício 26/02/2024 - 16h49 Atualizada em 26/02/2024 - 16h51 A Unidade de Atendimento Avançado da Justiça Federal do RS em São Luiz Gonzaga (RS) garantiu o direito à pensão por morte de companheiro a uma moradora da zona rural de Santo Antônio das...

Marco das Garantias: o que mudou para os novos negócios no setor financeiro

OPINIÃO Marco das Garantias: o que mudou para os novos negócios no setor financeiro Karina Ribeiro Delarmelina Pedro Duarte Pinho 20 de fevereiro de 2024, 15h22 Diante disso, fica a pergunta: afinal, alguma ferramenta do novo Marco Legal das Garantias serve aos novos negócios do setor...

Regra de impenhorabilidade vale para conta corrente se preservar sobrevivência

CONTA CORRENTE E APLICAÇÕES Regra de impenhorabilidade vale para conta corrente se preservar sobrevivência Danilo Vital 22 de fevereiro de 2024, 14h16 A impenhorabilidade de valores de até 40 salários mínimos depositado em caderneta de poupança está prevista no artigo 833, inciso X do Código de...

“MEUS BENS, TEUS BENS”: UNIÃO PARA MAIORES DE 70 ANOS GERA DISCUSSÃO

“MEUS BENS, TEUS BENS”: UNIÃO PARA MAIORES DE 70 ANOS GERA DISCUSSÃO Regime de separação de bens agora pode ser afastado por escritura pública. Entenda como e por quê O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, em primeiro de fevereiro, que o regime obrigatório de separação de bens nos casamentos e...