Proposta poderá instituir fórmula definitiva para o reajuste do salário mínimo

09/02/2011 - 11h20

Congresso deve criar fórmula definitiva para salário mínimo, diz Sarney

[Foto: presidente da Casa, José Sarney]

Ao chegar nesta quarta-feira (9) ao Senado Federal, o presidente da Casa, José Sarney, disse que o Congresso pretende avaliar, neste semestre, projeto de lei para instituir uma fórmula definitiva para o reajuste do salário mínimo.

- Ontem nós tratamos disso até com as lideranças de maneira que nós pudéssemos ter um projeto de lei do salário mínimo - não medida provisória - e que seria votado em regime de urgência pela Câmara e pelo Senado - informou Sarney.

Na opinião do senador, o acordo feito entre as centrais sindicais e o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que leva em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores e a inflação para reajustar o mínimo, é a melhor solução encontrada.

- Basta ver que, se as projeções que estão sendo feitas este ano forem confirmadas, o salário mínimo no próximo ano terá um aumento de 13%. É uma fórmula que atende ao trabalhador brasileiro - defendeu.

Reforma Política

Ao ser questionado se a criação de uma comissão na Câmara dos Deputados para tratar da reforma política poderia atrasar a votação do projeto no Congresso, Sarney disse que as Casas chegarão a uma solução consensual.

- Vamos fazer a nossa proposta, o nosso estudo. A Câmara fará a dela e há o momento de nós encontrarmos as nossas opiniões para sairmos com uma solução consensual - afirmou.

Na opinião de Sarney, se fosse instalada uma comissão mista para tratar do assunto, a reforma não sairia do papel.

- Minha experiência é de que uma grande comissão não funciona realmente. Assim, a comissão que nós estamos fazendo é uma comissão pequena - que não é partidária. As figuras mais expressivas da Casa estão nesta comissão. O prazo também é um prazo pequeno para que possamos ter a votação imediata da reforma política - declarou.

Fux

Sarney disse também nesta quarta-feira que a indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Fux, para o Supremo Tribunal Federal (STF) deve ser analisada ainda hoje pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Encerrada a sabatina, a aprovação de Fux será imediatamente levada ao Plenário do Senado.

- Há certa urgência. O Supremo há muito tempo está sem seu número completo e algumas questões pendentes da maior importância estão dependendo dessa composição total - disse Sarney, que ontem se reuniu com o presidente do STF, Cezar Peluso.

Novo Diretor Geral

Indagado sobre as informações que circulam na imprensa sobre uma possível substituição do atual diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra, Sarney explicou que foi acordado, na legislatura passada, que haveria troca no cargo a cada dois anos. De acordo com Sarney, um novo nome deve ser escolhido ainda nesta semana.

-Ele [Haroldo Tajra] tem prestado bons serviços, não há nada de pessoal, é apenas uma sistemática que nós adotamos no principio da legislatura passada e com a qual eu concordei - disse.

Segundo Sarney, o principal critério a ser levado em conta na escolha do novo diretor é a demonstração do conhecimento da administração do Senado.

Rodrigo Baptista / Agência Senado
 

Notícias

Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais

SERES COISIFICADOS Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais José Higídio 26 de março de 2024, 8h51 De acordo com a proposta da relatoria-geral, “os animais, objetos de direito, são seres vivos sencientes e passíveis de proteção jurídica própria, em virtude da sua...

Como fica a divisão dos bens em uma separação?

Como fica a divisão dos bens em uma separação? Francisco Gomes Júnior Antes de casar ou unir-se, defina o regime de bens e faça acordos antenupciais para evitar disputas na separação. segunda-feira, 25 de março de 2024 Atualizado às 07:58 Ultimamente, com a notícia de diversos casos de famosos...

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres 22 de março de 2024 - Notícias CNJ / Agência CNJ de Notícias Contar com a segurança do “papel passado” para oficializar a união levou um casal de mulheres a tomar a decisão mais importante em pouco mais de dois anos de vida em comum: casar...

Você sabia que precatório de credor falecido é herança?

Você sabia que precatório de credor falecido é herança? Laís Bianchi Bueno Os precatórios são dívidas governamentais decorrentes de várias situações. Após o falecimento do titular, são automaticamente transmitidos aos herdeiros de acordo com o Código Civil. quarta-feira, 20 de março de...