Ranking sobre pagamento de direitos autorais é questionado

 

02/06/2011 16:35

Ranking sobre pagamento de direitos autorais é questionado

 

Daniel Queiroz, diretor executivo da Up Rights, empresa que administra direitos autorais, disse que é necessário mais transparência no Ecad para que se possa averiguar por que apenas um terço dos associados recebe direitos de músicas.

Queiroz também afirmou que o Ecad não divulga o ranking verdadeiro de quem recebe mais direitos autorais no País. Hoje, em primeiro lugar, estaria Victor Chaves, da dupla sertaneja Victor e Leo. Mas, incluindo gravadoras e editoras, Chaves cai para 16º – o primeiro lugar é da editora Warner Chappell. Para Queiroz, a lei deve garantir ao autor da música a maior parte dos direitos.

Glória Braga, superintendente do Ecad, defendeu que, na renovação de concessões de rádio e TV, seja exigida a quitação das obrigações das emissoras com a entidade. Segundo ela, também é necessário mais diversidade na programação. Como exemplo, Braga disse que entre os 342 mil associados cadastrados, apenas 19 mil foram executados em uma emissora de televisão durante um ano.

Após manifestação dos convidados de que os músicos não conhecem nem os salários dos diretores do Ecad, os deputados Alessandro Molon (PT-RJ) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmaram que a informação é importante para uma gestão transparente.

 

Reportagem – Sílvia Mugnatto
Edição – Ralph Machado
 Agência Câmara de Notícias

 

Notícias

Indenização por casa construída em terreno de parente deve ser partilhada

ÁLBUM DE FAMÍLIA Indenização por casa construída em terreno de parente deve ser partilhada 30 de janeiro de 2024, 18h16 Na ação, a mulher pedia o reconhecimento e a dissolução da união estável, com a devida partilha de bens. Ela informou que viveu com o homem entre 2013 e 2022. Confira em Consultor...

Conjur -Credor tem direito de executar dívida não contestada, estabelece STJ

Conjur -Credor tem direito de executar dívida não contestada, estabelece STJ Na impugnação parcial ao cumprimento de sentença, o credor tem direito de receber a parte incontroversa (não questionada) da dívida, inclusive por meio de penhora. Assim, não há razão para que o juízo postergue a execução...