Recuperação extrajudicial de garantias: RTDPJ assume protagonismo na modernização da justiça brasileira

Recuperação extrajudicial de garantias: RTDPJ assume protagonismo na modernização da justiça brasileira

Origem da Imagem/Fonte: Extraída de IRTDPJMinas

Revista Cartórios com Você destaca papel dos Cartórios de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas na execução extrajudicial, inovação normativa e formação técnica

A nova edição da revista Cartórios com Você (nº 39 – abril a junho de 2025) dedica um amplo e aprofundado conteúdo ao impacto da recuperação extrajudicial de garantias no Brasil, com foco central na atuação dos Cartórios de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas (RTDPJ) após a publicação do Provimento nº 196/2025 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em diversas matérias, entrevistas e reportagens especiais distribuídas entre as páginas 68 e 86, a revista mostra como os RTDPJs têm se consolidado como agentes centrais na execução extrajudicial de garantias mobiliárias, como veículos e equipamentos, oferecendo agilidade, segurança jurídica e redução de custos. O provimento marca a efetivação do que especialistas consideram um divisor de águas para a desjudicialização responsável no país.

Busca e apreensão extrajudicial

A reportagem de abertura, intitulada “A nova era da recuperação extrajudicial de garantias no Brasil”, traça um panorama da norma recém-editada, que regulamenta de forma detalhada o procedimento de busca e apreensão extrajudicial. A matéria ressalta os benefícios para credores e devedores, como previsibilidade, economia e simplificação dos trâmites, além de apresentar o modelo em operação no Mato Grosso do Sul e em estados pioneiros como São Paulo e Minas Gerais.

Na entrevista concedida à revista, Rainey Marinho, presidente do ON-RTDPJ e do IRTDPJBrasil, explica como o novo sistema rompe com a cultura do excesso de judicialização. “Pela primeira vez, colocamos o Cartório de RTD no centro operacional da execução extrajudicial de garantias mobiliárias. E não é só uma mudança de competência, mas de mentalidade”, afirma. Segundo ele, a plataforma nacional foi projetada para ser segura, auditável e eficiente, com total rastreabilidade dos atos praticados.

Mais um destaque da edição é o papel do IRTDPJBrasil na capacitação dos profissionais. A revista apresenta os detalhes da primeira turma do curso “Capacitação para Execução da Busca e Apreensão Extrajudicial no RTD”, que reuniu 250 participantes em três módulos online. As aulas abordaram desde os fundamentos legais até a operação prática da Central ONRTDPJ, com simulações reais e estudo de casos.

As inscrições para a segunda turma do curso já estão abertas e as aulas terão início no dia 18 de agosto. Inscreva-se aqui.

Também são relatadas as experiências exitosas dos primeiros cartórios que atuaram em procedimentos desse tipo, como em São Paulo, Nova Iguaçu (RJ) e Vespasiano (MG), reforçando a viabilidade e a segurança da execução extrajudicial via RTDPJ. Segundo Thyago Soares, vice-presidente do Instituto, a norma “uniformiza nacionalmente e garante respaldo jurídico para que os registradores possam aplicar a lei com segurança”.

A revista ainda traz análises de especialistas sobre o impacto da medida para o setor financeiro, o ambiente de negócios e o papel da advocacia extrajudicial, além de apresentar um passo a passo completo do procedimento, os canais de acesso à Central, os desafios de infraestrutura tecnológica e os próximos passos da expansão do modelo em todo o território nacional.

Registro de clubes esportivos

Outro ponto de destaque na revista é a matéria “Clubes de futebol da elite brasileira ainda são Associações registradas em Cartório de Pessoas Jurídicas”, que mostra como a maioria das principais agremiações esportivas do país ainda estão estruturadas juridicamente como associações civis sem fins lucrativos.

A reportagem conta com a participação de Paulo Rêgo, ex-presidente do IRTDPJBrasil, que contextualiza a importância do registro correto dessas entidades no RTDPJ, e da professora e registradora mineira, Vanuza C. Arruda, que detalha os impactos jurídicos dessa configuração, inclusive no processo de transformação em Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs). Ambos ressaltam o papel estratégico dos cartórios no fornecimento de segurança jurídica para o ambiente esportivo nacional.

“Cartórios com Você” é uma revista trimestral publicada pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) e pelo Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Sinoreg/SP). Ela tem como objetivo informar e esclarecer sobre o papel dos cartórios e seus serviços, voltada para operadores do direito e membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em nível municipal, estadual e federal.

Confira a íntegra da Cartórios com Você nº 39.

Fonte: IRTDPJBrasil – 10/07/2025
Extraído de IRTDPJMinas

Realize o registro pela internet através dos canais eletrônicos do CARTÓRIO MASSOTE BETIM:

Notícias

Descoberta de traição após núpcias não enseja anulação do casamento

Extraído de Arpen SP TJ-SC - Descoberta de traição após núpcias não enseja anulação do casamento A 3ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça manteve sentença da comarca de Itajaí, que julgou improcedente o pedido de anulação de casamento ajuizado por uma mulher que descobriu ter sido traída...

Repercussão geral

  STF julgará indulto e suspensão de direitos políticos Os ministros do Supremo Tribunal Federal entenderam que existe repercussão geral na discussão sobre a constitucionalidade ou não da extensão do indulto a medida de segurança decretada em relação a acusado considerado perigoso e submetido...

Distribuidora não pode vender a posto de concorrente

Extraído de domtotal 10/03/2011 | domtotal.com Distribuidora não pode vender a posto de concorrente Postos que firmam contrato de exclusividade com uma distribuidora de combustíveis estão obrigados a adquirir e revender os produtos apenas da empresa contratante. A decisão é da 15º Vara Federal do...

Lei mineira que impede desconto em folha inferior a 10 reais é contestada no STF

Quinta-feira, 10 de março de 2011 Lei mineira que impede desconto em folha inferior a 10 reais é contestada no STF A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4571) com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF), na qual contesta...

STJ garante à companheira partilha dos bens adquiridos durante união de 18 anos

09/03/2011 - 16h06 DECISÃO STJ garante à companheira partilha dos bens adquiridos durante união de 18 anos A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão que reconheceu a união estável, pelo período de 18 anos, de um casal cujo homem faleceu, bem como a partilha dos bens...