Sal ajuda a aumentar capacidade de armazenamento de disco rígido

Quarta-Feira, 19 de Outubro de 2011 08:16:00

Cientistas em Cingapura disseram na sexta-feira (15) que descobriram um método que pode expandir a capacidade de armazenamento de dados de HDs (discos rígidos) de computadores utilizando um ingrediente comum na cozinha: o sal.

O processo "pode aumentar a densidade de gravação de discos rígidos para 3,3 Tbits por polegada quadrada, seis vezes a densidade de gravação dos modelos atuais", segundo um comunicado das instituições envolvidas no projeto --a Agência para Ciência, Tecnologia e Pesquisa de Cingapura, a Universidade Nacional de Cingapura e o Instituto de Armazenamento de Dados.

Com essa tecnologia, um HD com 1 Tbyte de dados hoje poderia, no futuro, armazenar 6 Tbytes em uma unidade do mesmo tamanho, disseram os cientistas.

Os cientistas conseguiram aumentar a capacidade de armazenamento ao colocar mais bits --estruturas em miniatura que contêm informações-- em padrões mais organizados do que as configurações aleatórias usadas em discos rígidos atuais.

"É como arrumar roupas em uma mala quando você viaja. Quanto mais você organiza os itens dentro dela, mais coisas pode carregar", disse a equipe.

Esse método --chamado de bit patterning (padronização de bits)-- era difícil de ser executado porque os cientistas não eram capazes de ver os contornos dos bits claramente após eles serem impressos em um filme, em um processo muito parecido com revelação de fotografias.

Mas a adição de sal na solução usada para geração de imagens permitiu destacar os contornos.

"Isso pode dar um contraste muito alto. Agora conseguimos ver as linhas finas que normalmente estariam borradas", disse Joel Yang, o cientista que descobriu a receita com sal, à France-Presse.

O processo de padronização de bits com sal deve ser adotado pela indústria por volta de 2016, acredita Yang, quando as técnicas atuais se esgotarem, o que levaria fabricantes de disco rígido a procurar métodos alternativos para aumentar a capacidade de armazenamento de dados.

 

Autor/Fonte: Folha - AGORA REDE

Extraído de Agora São Paulo

Notícias

Aumento de renda do pai gera revisão de valor da pensão alimentícia

BOLSO CHEIO Aumento de renda do pai gera revisão de valor da pensão alimentícia 8 de março de 2024, 7h49 A autora da ação lembrou que o valor inicial da pensão foi fixado em 27,62% do salário mínimo nacional, já que na época o pai da criança não tinha boa condição financeira. Prossiga em Consultor...

TJSC permite que mulher retire o sobrenome do marido mesmo durante o casamento

TJSC permite que mulher retire o sobrenome do marido mesmo durante o casamento 01/03/2024 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do TJSC) Em decisão recente, a 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC garantiu que uma mulher retire o sobrenome...

Juiz reconhece impenhorabilidade de pequena propriedade rural em Goiás

GARANTIA CONSTITUCIONAL Juiz reconhece impenhorabilidade de pequena propriedade rural em Goiás 4 de março de 2024, 9h43 Na decisão, o magistrado acolheu os argumentos do produtor rural e lembrou que para que uma propriedade rural seja impenhorável basta que se comprove que ela não é maior do que os...