Direito Processual Civil - Reivindicatória e usucapião conexas - Suspensão da reivindicatória para aguardar a instrução da usucapião - Prova emprestada - Prévia submissão ao contraditório

Direito Processual Civil - Reivindicatória e usucapião conexas - Suspensão da reivindicatória para aguardar a instrução da usucapião - Prova emprestada - Prévia submissão ao contraditório

DIREITO PROCESSUAL CIVIL - REIVINDICATÓRIA E USUCAPIÃO CONEXAS - SUSPENSÃO DA REIVINDICATÓRIA PARA AGUARDAR A INSTRUÇÃO DA USUCAPIÃO - POSSIBILIDADE - PROVA EMPRESTADA - EXIGÊNCIA DE SUA SUBMISSÃO AO CONTRADITÓRIO PERANTE AS PARTES DA DEMANDA CONEXA

- A ação reivindicatória é uma ação real, sendo que o fundamento do pedido é a propriedade e o direito de sequela inerente a ela. Seu objetivo é a restituição da coisa, ou seja, dos poderes inerentes a sua posse direta. A ação de usucapião, por sua vez, pretende a declaração da prescrição aquisitiva da propriedade. A definição da titularidade da propriedade, portanto, é questão prejudicial ao pedido reivindicatório, o que permite a suspensão do feito para que ambas as demandas sejam julgadas em conjunto.

- A utilização da prova emprestada exige a sua prévia submissão ao contraditório, mesmo que os processos sejam conexos, oportunizando a manifestação de todos os interessados.

- A ação de usucapião, procedimento especial previsto no CPC, não interessa apenas àquelas partes da demanda reivindicatória conexa, mas, nos termos do art. 942 do CPC, ao seu autor, ``[d] aquele em cujo nome estiver registrado o imóvel usucapiendo, aos ``confinantes e aos ``eventuais interessados, que deverão, os últimos, ser citados por edital. Interessa, ainda, à Fazenda Pública da União, do Estado e do Município (art. 943, CPC) e, ainda, como custus legis, ao Ministério Público (art. 944, CPC). A tais partes, portanto, deverá ser dada não somente a oportunidade da manifestação sobre a prova emprestada da reivindicatória, mas a de produzir outras provas, caso seja de seu interesse e utilidade para a demanda.

Agravo de Instrumento Cível nº 1.0021.12.000835-0/001 - Comarca de Alto Rio Doce - Agravante: Aparecida Gomes da Cunha e outro, Edilza Pereira da Silva - Agravado: Márcio Sérgio Lucas - Relator: Des. Álvares Cabral da Silva

ACÓRDÃO

Vistos etc., acorda, em Turma, a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, na conformidade da ata dos julgamentos, em negar provimento.

Belo Horizonte, 26 de maio de 2015. - Álvares Cabral da Silva - Relator.

NOTAS TAQUIGRÁFICAS

DES. ÁLVARES CABRAL DA SILVA - Trata-se de agravo de instrumento interposto por Aparecida Gomes da Cunha e Edilza Pereira da Silva em face de r. decisão prolatada em ``ação reivindicatória pelo Juiz de Direito da Comarca de Alto Rio Doce, que determinou a suspensão do feito ``até que seja encerrada a instrução dos autos da Ação de Usucapião nº 0021.12.000835-0, autuada em apenso.

Aduzem as agravantes, em síntese, que merece o r. decisum a quo ser substituído, pois:

a) a ação de usucapião e a reivindicatória são conexas, sendo produzidas nesta todas as provas aptas a possibilitar a ``instrução e julgamento simultâneo de ambas as ações;

b) a prova produzida na reivindicatória pode ser utilizada como prova emprestada na usucapião;

c) a usucapião pode ser alegada em defesa na reivindicatória (Súmula 237/STF) e, ainda, a improcedência da reivindicatória, caso haja sido formulado o pedido contraposto, poderá servir de título para o registro da propriedade adquirida por usucapião (Enunciado 315/CJF);

d) os princípios da celeridade e da economia processual impõem o julgamento conjunto das demandas.

Ao final, requerem que seja ofertado provimento ao agravo e, em sede de antecipação, seja concedido o efeito suspensivo, nos termos do art. 527, III, e art. 558 do CPC.

Em decisão de f. 256, indeferiu-se o efeito suspensivo.

Por meio de ofício de f. 261/263, o Juízo a quo informou a manutenção da decisão agravada.

Devidamente intimado, o agravado Márcio Sérgio Lucas permaneceu inerte, conforme certidão de f. 267.

Este é o breve relatório.

A ação reivindicatória é uma ação real, sendo que o fundamento do pedido é a propriedade e o direito de sequela inerente a ela. Seu objetivo é a restituição da coisa, ou seja, dos poderes inerentes a sua posse direta. A ação de usucapião, por sua vez, pretende a declaração da prescrição aquisitiva da propriedade. A definição da titularidade da propriedade, portanto, é questão prejudicial ao pedido reivindicatório, o que permite a suspensão do feito para que ambas as demandas sejam julgadas em conjunto.

Nessa esteira de pensamento, posiciona-se o Superior Tribunal de Justiça, verbi gratia:

"Nos termos do art. 103 do CPC, `reputam-se conexas duas ou mais ações, quando lhes for comum o objeto ou a causa de pedir. A conceituação legal admite certo grau de maleabilidade no exame dos casos concretos pelo juiz, à luz do critério da utilidade da reunião dos processos como forma de evitar a coexistência de decisões judiciais inconciliáveis sob o ponto de vista prático" (RDDT 134/144).

Na espécie, indignam-se as agravantes em virtude da reabertura do prazo de instrução da demanda de usucapião, a qual, segundo o entendimento das recorrentes, deveria se aproveitar da prova emprestada produzida no âmbito da reivindicatória. Acerca da eficácia da prova emprestada, Fredie Didier Jr., Paula Sarno Braga e Rafael Oliveira, citando, ainda, Eduardo Talamini, lecionam que:

``A doutrina sintetiza as regras na utilização da prova emprestada: a) a prova emprestada guarda a eficácia do processo em que foi colhida, na conformidade do poder de convencimento que trouxer consigo; b) a eficácia e a aproveitabilidade da prova emprestada estão na razão inversa da possibilidade de sua reprodução; c) a eficácia da prova emprestada equivale à da produzida mediante precatória; d) no processo para o qual será ela transportada, terão de ser observadas as normas atinentes à prova documental; e) é imprescindível que a parte contra a qual vai ser usada esta prova tenha sido parte no primeiro processo.

`Não basta a mera participação no processo anterior daquele a quem a prova transportada desfavorecerá. É preciso que o grau de contraditório e de cognição do processo anterior tenha sido, no mínimo, tão intenso quanto o que haveria no segundo processo. Por exemplo, pode ser inadmissível o empréstimo de elementos probatórios produzidos em procedimento de jurisdição voluntária, que dispense o exame mais profundo das questões fáticas (v.g., inventário) para outro de jurisdição contenciosa.

Vejamos algumas situações.

[...] Importação de prova que fora produzida entre uma das partes e terceiro: a) prova é transladada por quem participou de sua produção no processo anterior: não tem eficácia em relação à parte contrária, que não participou de sua produção; b) prova é transladada por quem não foi parte no processo anterior; nesta hipótese, conserva ela eficácia probatória (Curso de direito processual civil. Teoria da prova, direito probatório, teoria do precedente, decisão judicial, coisa julgada e antecipação dos efeitos da tutela. 6. ed. Salvador: Jus Podivum, v. 2, p. 52-53).

Sobre a utilização da prova emprestada, o Superior Tribunal de Justiça recentemente decidiu que:

``9. Em vista das reconhecidas vantagens da prova emprestada no processo civil, é recomendável que essa seja utilizada sempre que possível, desde que se mantenha hígida a garantia do contraditório. No entanto, a prova emprestada não pode restringir-se a processos em que figurem partes idênticas, sob pena de se reduzir excessivamente sua aplicabilidade, sem justificativa razoável para tanto. 10. Independentemente de haver identidade de partes, o contraditório é o requisito primordial para o aproveitamento da prova emprestada, de maneira que, assegurado às partes o contraditório sobre a prova, isto é, o direito de se insurgir contra a prova e de refutá-la adequadamente, afigura-se válido o empréstimo (EREsp 617.428/SP, Relatora: Ministra Nancy Andrighi, Corte Especial, j. em 04.06.2014, DJe de 17.06.2014).

A 10ª Câmara Cível, no mesmo sentido, decidiu que:

``Se a motivação da sentença é lastreada em prova emprestada da demanda em apenso, na qual a parte ré não é parte e, portanto, não exerceu o contraditório, caracteriza-se cerceamento de defesa. A eficácia da prova emprestada exige que a parte contra a qual vai ser usada tenha sido parte no primeiro processo (Apelação Cível 1.0223.08.246825-5/001, Relator: Des. Cabral da Silva, 10ª Câmara Cível, j. em 03.12.2013, p. em 19.12.2013).

Conclui-se, portanto, que a utilização da prova emprestada exige a sua prévia submissão ao contraditório, mesmo que os processos sejam conexos, oportunizando a manifestação de todos os interessados.

A ação de usucapião, procedimento especial previsto no CPC, não interessa apenas àquelas partes da demanda reivindicatória conexa, mas, nos termos do art. 942 do CPC, ao seu autor, ``[d]aquele em cujo nome estiver registrado o imóvel usucapiendo, aos ``confinantes e aos ``eventuais interessados, que deverão, os últimos, ser citados por edital. Interessa, ainda, à Fazenda Pública da União, do Estado e do Município (art. 943, CPC) e, ainda, como custus legis, ao Ministério Público (art. 944, CPC). A tais partes, portanto, deverá ser dada não somente a oportunidade da manifestação sobre a prova emprestada da reivindicatória, mas a de produzir outras provas, caso seja de seu interesse e utilidade para a demanda.

Correta, portanto, a decisão agravada de postergar a reivindicatória e permitir a instrução da conexa ação de usucapião, pois assim se observará o devido processo legal.

Ante o exposto, nego provimento ao agravo de instrumento.

Custas, pelo vencido, ao final.

Votaram de acordo com o Relator os Desembargadores Veiga de Oliveira e Mariângela Meyer.

Súmula - RECURSO NÃO PROVIDO.

Data: 06/07/2015 - 10:33:20   Fonte: Diário do Judiciário Eletrônico
Extraído de Sinoreg/MG

Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...