Notários e registradores apresentam propostas para a desjudicialização de serviços ao Congresso Nacional

Notários e registradores apresentam propostas para a desjudicialização de serviços ao Congresso Nacional

Publicado em 27/10/2017

Membros do Congresso Nacional destacam a importância de se delegar novas atividades ao segmento extrajudicial e desburocratizar o Brasil

Brasília (DF) - Na tarde desta quinta-feira (26.10), notários e registradores participaram da audiência pública da Comissão Mista de Desburocratização (CMD), que tem o objetivo de debater medidas para a simplificação das normas para abertura e fechamento de empresas; a flexibilização das regras dos serviços notariais e registrais, para estimular a concorrência entre cartórios e melhorar a qualidade dos serviços; e para a redução da concessão de patentes.

Para apresentar soluções para a desburocratização ao presidente da CMD, deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ), e ao relator, senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), estiveram presentes para a audiência o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Cláudio Marçal Freire, o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF), Paulo Roberto Gaiger Ferreira, a diretora da Associação Nacional dos Registradores das Pessoas Naturais (Arpen/BR), Karine Maria Farmer Rocha Boselli , e o diretor do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), Daniel Lago, representando o presidente Sérgio Jacomino.

A Lei 11.441/07, que este ano completou 10 anos, foi citada pelo presidente do CNB-CF como um modelo de desburocratização, uma vez que atribuiu aos Tabelionatos de Notas atividades que antes eram exclusivas do Poder Judiciário, reduzindo o tempo de execução dos atos de divórcio, separação, partilha e inventário, e gerando uma economia aos cofres públicos estimada em 4 bilhões de reais. “O tabelião existe para dar a garantia da segurança jurídica”.

Em seguida, Gaiger apresentou um conjunto de propostas para diminuir a burocracia no Brasil. Quatro delas incluem o aumento da abrangência da Lei 11.441/07, que é a permissão da separação ou divórcio no Tabelionato de Notas mesmo havendo filhos menores ou nascituros, permissão da realização de inventários e partilhas mesmo quando há testamento, realização de inventário e partilha mesmo havendo filhos incapazes e nascituros, retificações e separações mesmo com testamento de menores e incapazes, caracterizando-os como procedimentos de jurisdição voluntária.

O deputado Júlio Lopes se disse muito entusiasmado com as propostas apresentadas pelo tabelião e falou da possibilidade de uma rápida implementação. Em seguida, Antônio Anastasia acrescentou que os cartórios são subaproveitados no Brasil e que é necessário dar a essa estrutura uma atividade civil bastante efetiva para aliviar o Judiciário. “Essa comissão vai trabalhar firme nesse sentido”.

Logo depois, Cláudio Marçal Freire registrou que o maior conflito vivido por notários e registradores é a enorme diversidade de normas estaduais, o que impede uma maior uniformização da atividade. Atualmente, uma das reivindicações das associações é a criação de um Conselho Federal de Notários e Registradores, órgão que seria capaz de estabelecer essa homogeneização em âmbito nacional, pois embora o Poder Judiciário seja o responsável pela fiscalização dos atos cartorários, a regulamentação da atividade deveria ser feita por um Conselho. “O juiz fiscaliza o ato, mas a questão técnica e administrativa do funcionamento envolve os próprios serviços”.

O presidente da Anoreg/BR também destacou a importância do reconhecimento de firma para a prevenção de conflitos. “Há alguns estados que, lá no passado, as Juntas Comerciais dispensaram o reconhecimento de firma para os atos constitutivos de empresas, como Mato Grosso, Tocantins, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro, e depois voltaram atrás por causa das fraudes”.

Após a argumentação de Marçal, o Ofício da Cidadania foi citado pelo presidente da Comissão Mista como uma revolução disrupitiva, e reforçou a importância de notários e registradores terem seus serviços ampliados. “O que eu e o senador Anastasia queremos é a ampliação dos serviços dos senhores, a colaboração dos senhores na desburocratização do Brasil”.

Na sequência, Daniel Lago ressaltou que o IRIB tem a preocupação de colaborar com a simplificação dos procedimentos e citou como exemplo a arquitetura eletrônica criada com base no artigo 37 da Lei 11977/2009, a partir da qual o Instituto pudesse se estruturar, e que ainda não havia saído do papel por falta de imposição normativa. Porém, a partir da publicação da Lei 13.465/2017, especificamente no artigo 76, criou-se o Operador Nacional do Registro (ONR), pelo qual existe a previsão legal de que todas as unidades de serviço passem a estar vinculadas.

O projeto, em parceria com a Anoreg/BR, atualmente está em fase de aprimoramento e logo será submetido ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para considerações e possível aprovação. “Nós estamos a ponto de dar o start nessa grande revolução, que é sair do sistema mecanizado e passar para um registro puramente eletrônico”. Para aumentar a desburocratização no Registro de Imóveis, Lago também sugeriu que as previsões da Lei 13097/15 sejam levadas para dentro do Código de Processo Civil.

O presidente da Comissão disse que os processos citados pelo registrador serão enfrentados com diligência. O relator referiu-se à parte imobiliária como muito sensível e por isso o avanço tecnológico é muito importante.

Ao final, Karine Maria Farmer Boselli iniciou sua apresentação destacando a colaboração que o Registro Civil pode oferecer ao processo de desburocratização e destacou, além da capilaridade, com quase 15 mil postos, uma pesquisa que mostra o grau de confiabilidade da população nos serviços registrais, razão pela qual mais de 50% dos entrevistados da pesquisa gostariam que mais serviços fossem realizados pelos cartórios, como emissão de passaporte, emissão de documento único de identidade, emissão de CPFs e registros de empresas. “O cartório é uma instituição que traz segurança e certeza de eficiência para a população em geral”.

Em relação à erradicação do subregistro, Karine apresentou o cumprimento de meta superior àquela indicada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é de 5% para os países desenvolvidos. “O Registro Civil das Pessoas Naturais (brasileiro), com todas as gratuidades, conseguiu chegar a 1%, mérito do Registro Civil e mérito também das medidas que foram feitas no sentido de tentar suprir, de alguma forma, as gratuidades”.

Seguindo com sua exposição, a registradora elencou os serviços que o Registro Civil tem capacidade de absorver, como as cartas de sentença, a facilitação no processo de execução dos títulos já protestados e, na área de jurisdição voluntária, o alvará judicial que se exige para a aquisição de bens de menores e interdição. “Nós vamos apresentar nossas propostas para os senhores, e já pedi para o nosso presidente para que essas propostas sejam feitas de forma uniformizada, ou seja, todos notários e registradores se unindo, apresentando essas propostas num bloco”.

Júlio Lopes finalizou dizendo que fez uma solicitação de que o passaporte e o registro eletrônico do cidadão sejam feitos pelo Registro Civil, a exemplo do modelo que viu em Portugal. “Cada vez mais o cidadão está se tornando digital, e sua identidade eletrônica é absolutamente necessária”. As entidades representativas de notários e registradores terão até o dia 2 de dezembro para apresentar suas sugestões à Comissão Mista do Congresso Nacional.

Fonte: Anoreg/BR
Extraído de Colégio Notarial do Brasil

Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...