Quinze mil casamentos homoafetivos foram realizados desde resolução no Brasil - Band News

Quinze mil casamentos homoafetivos foram realizados desde resolução no Brasil - Band News

Publicado em: 16/05/2017

Casar: algo tão comum em nossa sociedade, mas que para casais homossexuais é parte de uma realidade bem recente. Neste domingo (14), a Resolução nº 175 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que proíbe cartórios de se recusarem a registrar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, completa quatro anos.

Desde então, mais de 15 mil casamentos homoafetivos foram realizados no Brasil. Antes disso, casais gays tinham apenas a opção de formalizar uma união estável.

“A principal distinção é a questão da prova; no casamento civil, você prova [a união] com a certidão de casamento, que é irrefutável”, explica Ana Paula Canoza Caldeira, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (ARPEN-RJ).

Para o casal Lidiane e Lorrany, que se casou em 2014 e, ano passado, teve trigêmeos, a oficialização do casamento trouxe muitas vantagens.

“Ter direitos iguais, saber que, além de família, nossos filhos serão registrados em nosso nome, e também poder concretizar o amor que tínhamos uma pela outra”, elenca a administradora Lidiane Faria.

De olho nesse público, o casal Tata Barreto e Renata Ferrer criou uma agência de fotografia com foco na comunidade LGBT. “Percebemos uma demanda de casais homossexuais por esse tipo de serviço”, explica Tata. “[Oferecemos um serviço] livre de preconceito contra esses casais, que, infelizmente, ocorre muito nesse mercado.”

“Para nós também é uma grande vitória presenciar esses casamentos e perceber que temos os mesmos direitos e somos iguais a qualquer outro casal”, completa Renata.

Clique aqui e assista à matéria.

Leia mais:
Norma sobre casamento homoafetivo completa quatro anos

Fonte: Band News
Extraído de Recivil

Notícias

Aumento de renda do pai gera revisão de valor da pensão alimentícia

BOLSO CHEIO Aumento de renda do pai gera revisão de valor da pensão alimentícia 8 de março de 2024, 7h49 A autora da ação lembrou que o valor inicial da pensão foi fixado em 27,62% do salário mínimo nacional, já que na época o pai da criança não tinha boa condição financeira. Prossiga em Consultor...

TJSC permite que mulher retire o sobrenome do marido mesmo durante o casamento

TJSC permite que mulher retire o sobrenome do marido mesmo durante o casamento 01/03/2024 Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM (com informações do TJSC) Em decisão recente, a 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC garantiu que uma mulher retire o sobrenome...

Juiz reconhece impenhorabilidade de pequena propriedade rural em Goiás

GARANTIA CONSTITUCIONAL Juiz reconhece impenhorabilidade de pequena propriedade rural em Goiás 4 de março de 2024, 9h43 Na decisão, o magistrado acolheu os argumentos do produtor rural e lembrou que para que uma propriedade rural seja impenhorável basta que se comprove que ela não é maior do que os...