Artigo “Ação civil pública como substitutiva da usucapião coletiva” por Lívia Praeiro

Artigo “Ação civil pública como substitutiva da usucapião coletiva” por Lívia Praeiro

quarta-feira, 8 de novembro de 2017 12:58

O princípio da duração razoável do processo

A Constituição Federal como fonte inspiradora das demais normas, traz em seu íntimo (art. LXXVIII) o Princípio consagrado como Duração Razoável do Processo, tal princípio foi alçado como garantia fundamental através da Emenda Constitucional 45/2004, porquanto, patente a insatisfação da sociedade com a lentidão das prestações jurisdicionais.

Importa considerar, através dos ensinamentos do saudoso jurista Rui Barbosa, que “a justiça atrasada não é justiça; senão injustiça qualificada e manifesta, porque a dilação ilegal nas mãos do julgador contraria o direito escrito das partes e, assim, as lesa no patrimônio, honra e liberdade. Os juízes tardinheiros são culpados, que a lassidão comum vai tolerando. Mas sua culpa tresdobra com a terrível agravante de que o lesado não tem meio de reagir contra o delinquente poderoso, em cujas mãos jaz a sorte do litígio pendente.”[1]

Nesse sentido a justiça brasileira traz ínsita grande parcela de morosidade, que tem o condão de atuar decisivamente na sensação social da impunidade.

Em complementação, a justiça célere e pronta traduz a confiabilidade e respeitabilidade no Poder Judiciário, como fonte de pacificação social. Parafraseando o Professor Humberto Theodoro Junior “por terem consciência de seus direitos à tutela jurisdicional, cada vez mais as pessoas passaram a ir à Justiça e a dela exigir a prestação que, de fato, correspondesse à função que as modernas constituições lhe atribuíam.

Como os órgãos jurisdicionais disponíveis quase nunca se achavam servidos por pessoal, recursos e meios suficientes para o bom atendimento dos postulantes, logo tiveram início as insatisfações e reclamações dos jurisdicionados.”[2]

Todavia esta insatisfação com a prestação jurisdicional, não subsuma-se apenas nas terras tupiniquins, porquanto, registra-se descontentamento na Europa, Alemanha e vozes autóctones do País.

Desta forma, faz-se cristalino o entendimento de que o aumento na quantidade dos cargos de juízes, assim como o aprimoramento procedimental do serviço jurisdicional não são fatores suficientes em si mesmos para a solução do vírus da ineficiência da prestação do serviço.

Urge, finalmente, forjar uma estrutura empenhada a desenvolver um novo modelo de dizer a justiça. Preferencialmente uma justiça econômica, célere, funcional e transparente.

A usucapião no direito brasileiro
A gênese da Usucapião, encontra suas raízes no Direito Romano, transcrito na Lei das XII Taboas (duodecimtabulae), que formava o cerne da Constituição da República dos Romanos, consistindo, já, naquela época a possibilidade de se adquirir o domínio através da posse protraída no tempo, transformando uma situação de fato em direito.

Como no Direito Romano, os cinco requisitos para a aquisição da propriedade pela usucapião foram mantidos pelo Código Civil de 1916, sendo reproduzido no de 2002, sendo eles: coisa hábil (res habilis), justa causa (iusta causa), boa-fé (bona fides), posse (possessio) e tempo (tempus).

Observa Silvio de Salvo Venosa “a usucapião tem o condão de transformar a situação do fato da posse, sempre suscetível a vicissitudes, em propriedade, situação jurídica definida”[3],.

Dessa forma, como quer dizer Silvério Ribeiro, aquele que tiver posse mesmo sem o jus possidendi, ou seja, o direito de possuir, terá a guarida da lei na defesa do estado de posse, por meio dos interditos possessórios.

Sendo ainda essa qualificada, contemplado será o possuidor pelo próprio ordenamento jurídico, diante dos componentes que direcionam à usucapião, convertendo a mera situação de fato no direito de propriedade com todos os seus consectários.

Diante da Doutrina exaustivamente discutida e da legislação vigente, entende-se então que, a aquisição da propriedade dá-se com a posse da coisa ao longo do tempo, sob determinadas circunstâncias previstas em lei.

A possibilidade da posse continuada gerar a propriedade justifica-se pelo sentido social e axiológico das coisas. Premia-se aquele que se utiliza utilmente do bem, em detrimento daquele que deixa escoar o tempo, sem dele se utilizar ou não se insurgindo que outro o faça, como se dono fosse.

Destarte, não haveria justiça em suprimir-se o uso e gozo de imóvel (ou móvel) de quem dele cuidou, produziu ou residiu por longo espaço de tempo, sem oposição.

Assim, a usucapião representa o reconhecimento de elementos fáticos – posse contínua e pacífica exercida como dono, durante certo lapso de tempo, variável segundo a espécie (ordinário, extraordinário ou constitucional) – havendo uma necessidade de sentença declaratória, que se constituirá em título hábil de domínio, para a transcrição imobiliária e aquisição do poder de disponibilidade do bem.

Assim, para a aquisição da propriedade através de usucapião, devem ser cumpridos os requisitos definidos em lei, observado, inclusive, o prazo no qual o adquirente exerce a posse do imóvel, ditame este sedimentado no Código civil, ainda, estabelecido o rito processual ordinário segundo o Código de Processo CivilBrasileiro.

Retira-se, por consectário que a usucapião é uma das formas de aquisição originária da propriedade, encontrando-se no Direito Brasileiro as espécies de usucapião postas a disposição dos operadores de direito, segundo a modalidade própria de cada caso específico subsumam-se nas seguintes formas

(i) ordinária – prevista no artigo 1.242 do Código Civil;

(ii) extraordinária – previsto no artigo 1.238 do Código Civil;

(iii) especial – prevista em vários dispositivos de direito, vg, Código Civil, nos artigos 1.239 e 1.240-A, na Constituição Federal no artigo 183 e em lei própria, n.º 6.969/1.981;

(iv) administrativo, este último na modalidade introduzida pelo Código de Processo Civil, em seu artigo 1.071; e (v) coletiva Urbana, prevista na Lei 10.257/2.001;

Sabe-se, em considerando a complexidade do tema, que as ações de usucapião, de forma contumaz são procedimentos de longa duração, chegando às vezes a eternizar nos escaninhos das Escrivanias por décadas, quer porque envolve matérias multidisciplinares (social, jurídica, urbanista e de geomensura) esvaindo-se do processo cognitivo dos Magistrados, quer porque o procedimento do feito reclama a intervenção de várias áreas administrativas da esfera tanto municipal, quanto estadual e federal, principalmente quando se trata de regularização fundiária urbana ou rural coletiva, onde o procedimento é aplicado.

Ação civil pública como sustitutivo da usucapião plúrima

O instituto foi inspirado no modelo, concebido pelo direito norte-americano, da classaction, que é, nos Estados Unidos, o instrumento adequado à tutela dos interesses coletivos e destinado à defesa de grupos de pessoas ou segmentos sociais com idênticos direitos, apresentando, na maioria dos casos, a impossibilidade de serem divisíveis.

Serve ainda a ação civil pública para tutelar os direitos individuais homogêneos indisponíveis quando as vítimas do evento danoso, por qualquer motivo, não tenham meios de reclamá-los, ou por falta de condições de custearem sozinhas as despesas com a demanda, ou ainda por serem de pequena monta os prejuízos reclamados, não compensando a propositura de ações individuais.

Mostra Ronaldo Cunha Campos que, “ao ver da doutrina, a classaction torna viável a consideração de pequenas pretensões que apenas quando somadas tornam-se relevantes. Isoladamente seria inviável o aforamento do pedido. Contudo se a decisão proferida atingir um grande número de titulares destas pequenas pretensões, teríamos uma ação viável“.[4]

Ada PellegriniGrinoverrefere que a origem da ação civil pública, ao prever a defesa coletiva dos direitos individuais homogêneos, está na classaction: “aclassaction do sistema norte-americano,baseada na equity, pressupõe a existência de um númeroelevado de titulares de posições individuais de vantagem no planosubstancial, possibilitando o tratamento processual unitário e simultâneode todas elas, por intermédio da presença da classe“.[5]

Objetivando a compreensão lato sensu da indivisibilidade, mister se faz definir o alcance do termo, porquanto é a base na diferenciação entre os interesses coletivos e os individuais homogêneos, sendo aqueles indivisíveis e estes divisíveis. Conforme preciosa lição de Ricardo Ribeiro Campos,[6]“para verificarmos se um direito é indivisível ou não, devemos nos indagar se a transgressão ao interesse em exame pode ser direcionada exclusivamente a um sujeito determinado ou se é possível a qualquer um dos integrantes do grupo de pessoas invocar, isoladamente, uma prestação jurisdicional que lhe assegure o bem jurídico para si”. Assim, se o direito puder ser pleiteado individualmente por qualquer integrante do grupo, estaremos diante de direitos divisíveis, caso contrário encontraremos direitos indivisíveis.

Já o Interesse Individual Homogêneo é aquele de natureza divisível, cujos titulares são pessoas determinadas. Como exemplo pode-se apontar, conforme ilustrado pelo citado autor, o caso de consumidores que “adquiriram veículos cujas peças saíram defeituosas de fábricas e também a hipótese de instituição de tributo inconstitucional. Verificamos nestas duas hipóteses que mesmo havendo a possibilidade de a lesão atingir várias pessoas, cada uma delas, individualmente, poderá pleitear jurisdicionalmente a reparação a sua lesão, buscando atingir a preservação de seu bem jurídico”.

A toda evidência, pelas razões acima invocadas, a Ação Civil Pública pode ser considerada idônea para albergar a declaração do direito tutelado, porquanto, perfeitamente amoldada nos conceitos doutrinários expostos, com a evidente possibilidade de alterar o prazo de duração de um processo de usucapião, normalmente, como se disse, de larga duração.

Compatibilidade de ritos processuais

Resta por derradeiro analisar a compatibilidade de ritos ante a ótica do CPC, porquanto, este Diploma legal, não prevê um procedimento especial para a usucapião, embora fazendo alusão ao instituto nos artigos 243, parágrafo 3.º e artigo 259, inciso I. Desta forma, a ação em comento deve ser regida pelo procedimento comum, alterando-se o artigo 9.º da Lei da Ação Civil Pública, na parte final, na medida em que remete os procedimentos do CPC/73, adequando-a aos novos termos da lei processual.

Neste diapasão e, verificando que o artigo 19 da Lei da Ação Civil Pública (lei 7.347/1.985) determina o seu processar através da aplicação subsidiária do CPC[7] e que as mais recentes e abalizadas decisões do Tribunal da Cidadania entendem que a Ação Civil Pública é instrumento idôneo para defesa de interesses individuais homogêneos, segue-se, ser a ACP, instrumento hábil à pretensão dos autores de modo a terem declarado de forma coletiva pelo Magistrado do Foro da situação, a prescrição aquisitiva, máxime, a ausência de necessidade de se operar a cognição exauriente em todos os ocupantes, exatamente pela existência dos interesses individuais homogêneos.

A duração razoável do processo na aplicação da ACP
Por ocasião da cognição exauriente, praticada pelo Magistrado, deve o mesmo examinar todas as questões posta sob sua ótica, máxime a existência da posse, o lapso de duração, e a intimação de todos os confinantes externos e internos do perímetro e do parcelamento da gleba em ocupação.

No vertente caso, penso que tal intervenção é dispensável, porquanto, os interesses são individuais homogêneos, havendo similitude de interesses, máxime, desincumbirem-se, os prescribentes, da conveniente e prévia Declaração de Confinância, havendo, de consectário, apenas a necessidade da expressa intimação dos confinantes externos do perímetro, fato que tem o condão de exaurir a quantum satis, a duração do curso do procedimento. Assim, ad cautelam, pode o Magistrado pinçar alguns lotes da malha parcelada em prescrição, com o fito de garantir a veracidade das afirmações alegadas.

A aplicação do modelo em comento viabiliza-se quanto se objetiva regularizarfundiariamente parcelas situadas em zonas urbanas ou rurais, cujo domínio é de natureza privada e, o montante de lotes em regularização é de significativa monta.

A título de exemplo, abaixo, encarta-se um Bairro situado na cidade de Cuiabá/MT[8] de regularização fundiária urbana, contendo 176 lotes parcelados de um Loteamento regular, aprovado pela municipalidade, cuja ocupação recaiu-se sobre terras pertencente a iniciativa privada, que se encontra em processo de regularização fundiária.

Do exposto pode-se perceber a dificuldade de se intimar 528 pessoas, mais os confrontantes externos, a as três fazendas, federal estadual e municipal.

Assim aplicando-se a ação civil pública, percebe-se cristalinamente que as intimações recaem apenas, se assim entender o Magistrado, sobre os confinantes externos.

Lívia Almeida Praeiro é graduanda do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuante na área de Direito Empresarial.

Fonte: Carta Capital

A Anoreg/BR divulga produções acadêmicas e científicas. Entretanto, os artigos são inteiramente de responsabilidade do autor.

Extraído de Anoreg/BR

Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...