Mediação e conciliação são tema de congresso da OAB/MG

Mediação e conciliação são tema de congresso da OAB/MG

Publicado em: 16/09/2016

O I Congresso de Mediação e Conciliação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG), "Novas Oportunidades na Advocacia", iniciou-se na manhã desta quinta-feira, 15 de setembro. O evento, que conta com o apoio institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), pretende discutir o papel da advocacia nos métodos alternativos de solução de conflitos e refletir sobre as implicações da entrada em vigor do novo Código de Processo Civil (CPC), no que se refere ao tema da mediação e da conciliação.

Na abertura do congresso, o presidente do Tribunal mineiro, desembargador Herbert Carneiro, destacou a presença da mesa diretiva do TJMG, em sua integralidade, no evento. “Com isso, assumimos nosso compromisso com a mediação e a conciliação; este auditório lotado demonstra também o compromisso e o interesse das pessoas com a cidadania e a paz social”, observou. O desembargador afirmou que, com pouco mais de 60 dias à frente do Poder Judiciário mineiro, está convicto de que o momento atual exige o fortalecimento dos métodos alternativos de solução de conflitos.

Destacando diversos avanços conquistados pela sociedade, em áreas distintas como medicina e indústria, o presidente ressaltou o fato de que no campo das relações humanas, em especial as conflituosas, enfrentamos dificuldades. O resultado disso, registrou o desembargador, é a judicialização dos problemas, o que explica, em parte, o fato de o Brasil apresentar, hoje, uma média entre 7 mil e 10 mil processos por juiz. “Chegamos a um alto grau de saturação; o Judiciário brasileiro está em crise e não consegue atender às demandas que batem às nossas portas”, destacou.

Na avaliação do presidente do TJMG, o enfrentamento da atual conjuntura passa pela solução extrajudicial dos problemas. “A cidadania pode construir a pacificação social, e a mediação e a conciliação caminham nesse sentido. Por isso precisamos estimular essas práticas; trata-se de um exercício civilizatório”, afirmou, ressaltando ainda a importância do congresso. “Estamos irmanados com a OAB nesse movimento em prol da conciliação e da mediação, em busca da paz social”, concluiu.

Humanização das relações

Ainda na abertura do evento, o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luís Cláudio Chaves, destacou estar alegre pelo fato de o primeiro congresso sobre o tema se realizar na seccional mineira da ordem dos advogados. “Eu chamaria as formas alternativas de solução de conflitos não de ‘alternativas’, mas de ‘preferenciais’ para a pacificação social. Porque quando há um litígio, um dos lados sempre ficará insatisfeito com a decisão e, eventualmente, haverá recurso.­­ A mediação e a conciliação resolvem com celeridade as lides e dão maior credibilidade à advocacia e ao Judiciário; elas representam a humanização das relações jurídicas”, acrescentou.

O presidente da Comissão de Mediação e Conciliação do Conselho Federal da OAB, Arnoldo Wald Filho, relatou duas experiências que testemunhou e que, na avaliação dele, demonstram a “inequívoca importância da mediação” nos conflitos empresariais. Já o conselheiro e ouvidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Cláudio Alemmand, indicou que a conciliação e a mediação são instrumentos que compõem uma importante política nacional. “O Judiciário já tem a consciência disso, e é fundamental que os advogados também participem cada vez mais desse movimento e atuem como conciliadores”, destacou.

Vice-presidente da OAB/MG, Helena Delamonica ressaltou, entre outros pontos, a presença da mesa diretiva do TJMG no congresso, afirmando que o comparecimento dos desembargadores ao evento indicava o respeito da atual gestão do Tribunal de Justiça pela advocacia mineira. O presidente da Caixa de Assistência aos Advogados, Sérgio Murilo Braga, afirmou: “Não é possível que uma população de pouco mais de 200 milhões de habitantes tenha mais de 100 milhões de processos; não há estrutura do Judiciário capaz de dar conta dessa beligerância. Por isso precisamos buscar formas alternativas para a solução de conflitos e para a pacificação social”.

Mesas redondas

As discussões do dia foram abertas pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, Adolfo Braga Neto, que falou sobre o passado e o presente da mediação e da conciliação. Em sua palestra, ele destacou significados e desafios que envolvem os dois instrumentos.

Deram continuidade aos debates no turno da manhã o desembargador Saulo Versiani Penna, 3º vice-presidente do TJMG; o juiz Renan Chaves Carneiro Machado, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Belo Horizonte; Teresinha de Oliveira Lima Rocha, mediadora e instrutora judicial do TJMG; e o juiz Mauricio Pinto Ferreira, auxiliar da 3ª Vice-Presidência. Eles expuseram os avanços empreendidos pelo Poder Judiciário mineiro no campo dos métodos alternativos de solução de conflitos.

Entre outros pontos, o desembargador Saulo Versiani ressaltou: “O novo Código de Processo Civil trouxe expressamente, entre as formas de solução de conflitos, a arbitragem, a conciliação e a mediação”. O magistrado afirmou haver maior segurança jurídica nos métodos autocompositivos, pelo fato de as soluções, nesses casos, serem construídas pelos interessados, e não serem simplesmente fruto de uma imposição.

Programação da tarde

No turno da tarde, o evento continua com as seguintes palestras: “Mediação Familiar”, por Tânia Almeida da Silva, diretora presidente e fundadora do Mediare; “Mediação na Administração Pública”, por Maria Teresa Fonseca Dias, coordenadora do Centro de Mediação e Cidadania da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); “Mediação Empresarial”, por Fernanda Rocha Lourenço Levy, sócia-fundadora do Instituto D’accord de Gestão de Conflitos; e “Mediação Bancária”, por Marcelo Girade Corrêa, diretor-executivo da M9GC – Conflit Resolution Trainning.

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra da abertura do evento a mesa diretiva do TJMG – desembargadores Herbert Carneiro,  Geraldo Augusto de Almeida, Wagner Wilson Ferreira, Saulo Versiani Penna e André Leite Praça, respectivamente, presidente, 1º, 2º e 3º vice-presidentes e corregedor-geral de justiça; o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luís Cláudio Chaves; a vice-presidente e coordenadora-geral das comissões da OAB/MG, Helena Delamonica; o presidente e o vice-presidente da Comissão de Mediação e Conciliação do Conselho Federal da OAB, respectivamente, Arnoldo Wald Filho e Ricardo César Dornelles; o presidente da Comissão de Mediação da OAB/MG, Ronan Ramos de Oliveira Júnior; a representante da OAB/MG na Comissão de Mediação e Conciliação do Conselho Federal da OAB, Dulce Nascimento; o presidente da Caixa de Assistência aos Advogados, Sérgio Murilo Braga; e o conselheiro e ouvidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Cláudio Alemmand.

Fonte: TJMG
Extraído de Recivil

Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...