"Caravana Copa Orgânica Brasil 2014"

Projeto aponta oportunidades no mercado de orgânicos
Evento itinerante "Caravana Copa Orgânica Brasil 2014" passará pelas 12 cidades-sede do evento esportivo e 44 cidades vizinhas 

17/02/2011 - Regina Xeyla

No dia 21 de fevereiro a "Caravana Copa Orgânica Brasil 2014" colocará o pé na estrada. O evento itinerante levará conhecimento sobre a produção e o desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos a consumidores, produtores e empresários das 12 cidades-sede do evento esportivo e 44 cidades vizinhas. O projeto é do Instituto BioSistêmico e conta com apoio do Sebrae e outros parceiros.

“A caravana é uma ação convergente com as ações governamentais e com as propostas da Copa de 2014”, explica a engenheira agrônoma do Instituto BioSistêmico, Priscila Terrazzan. Segundo ela, o governo federal pretende fazer uma "copa orgânica" e com isso irão surgir diversas oportunidades para os cerca de 90 mil produtores orgânicos, a maioria da agricultura familiar. Hoje o mercado desses produtos no Brasil encontra-se em expansão, com faturamento em torno de R$ 400 milhões. A previsão é que com o evento esportivo esse valor dobre.

A primeira parada ocorrerá no dia 21 de fevereiro na cidade de Suzano (SP). Ainda neste mês o trabalho será realizado na capital paulista, dia 22, e na cidade de Ibiúna, dia 23. Em cada uma das regiões está prevista a realização de 12 palestras de sensibilização para empresários do setor de alimentos e consumidores, 36 cursos de noções básicas de agricultura orgânica e 12 palestras de sensibilização de consumidores e produtores.

Contando com três veículos equipados e personalizados, material didático, equipe de técnicos especializados e palestrantes, a caravana espera atender a um público total de 3 mil pessoas. Todas as atividades serão gratuitas. Os interessados podem se inscrever na hora ou pelo site https://www.caravanacopaorganica.com.br/. A previsão é percorrer todas as localidades até julho deste ano. O resultado dos trabalhos será apresentado na 7ª edição da Bio Brazil Fair, grande evento do setor, que acontece de 21 a 24 de julho, em São Paulo.

“Com a regulamentação no setor, proposta fundamental da "Copa Verde", os produtores orgânicos têm excelentes oportunidades de organizar e ampliar a produção, além de tornar os produtos mais conhecidos e acessíveis”, explica Priscila Terrazzan. O Instituto BioSistêmico é uma entidade do terceiro setor voltada para o desenvolvimento de inovações tecnológicas em sustentabilidade.

A responsável por agroecologia no Sebrae, Newman Costa, explica que a instituição está presente na ação com apoio financeiro, de mobilização e de articulação junto as empresas parceiras. Além de apoiar a "Caravana Copa Orgânica Brasil 2014", diversas áreas estão envolvidas com a "Copa Verde", proposta pelo governo federal. “Hoje o Sebrae conta com 35 projetos agroecológicos em 20 estados. Nesses projetos são trabalhados diversos aspectos relacionados a agricultura orgânica”, afirma Newman.

(ASN)
Extraído de Revista INCorporativa

 

Notícias

Conheça o Imposto Seletivo previsto na reforma tributária

Conheça o Imposto Seletivo previsto na reforma tributária 26/04/2024 - 18:32 Será apurado mensalmente e incidirá uma única vez sobre produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Confira em Agência Câmara de Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...