Jurisprudência mineira - Apelação cível - Família - Divórcio - Partilha - Bem adquirido após a separação de fato

Jurisprudência mineira - Apelação cível - Família - Divórcio - Partilha - Bem adquirido após a separação de fato


JURISPRUDÊNCIA MINEIRA

JURISPRUDÊNCIA CÍVEL

APELAÇÃO CÍVEL - FAMÍLIA - DIVÓRCIO - PARTILHA - BEM ADQUIRIDO APÓS A SEPARAÇAO DE FATO - INCOMUNICABILIDADE - PARTILHAMENTO RECHAÇADO - SENTENÇA REFORMADA

- Bem imóvel adquirido pela esposa após a separação de fato não é comunicável ao marido, sendo incabível sua partilha por ocasião do divórcio.

Apelação Cível n° 1.0079.05.213034-5/001 - Comarca de Contagem - Apelante: G.L.S. - Apelado: T.P.S.N. repdo(a) p/curador(a) especial A.M.M.A. - Relator: Des. Peixoto Henriques

A C Ó R D Ã O

Vistos etc., acorda, em Turma, a 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, sob a Presidência do Desembargador Belizário de Lacerda, incorporando neste o relatório de fls., na conformidade da ata dos julgamentos e das notas taquigráficas, à unanimidade de votos, em dar provimento.

Belo Horizonte, 25 de outubro de 2011. - Peixoto Henriques - Relator.

N O T A S T A Q U I G R Á F I C A S

DES. PEIXOTO HENRIQUES - Consoante se depreende do relatório lançado nos autos, cuida-se aqui de apelação (f. 62/67) interposta por G.L.S. contra sentença (f. 56/59) que, dirimindo ação de divórcio direto por ela ajuizada em face de T.P.S.N., julgou parcialmente procedente o pedido, decretando o divórcio direto, autorizando a alteração do registro do virago para o nome de solteira e determinando a partilha do bem imóvel descrito no documento de f. 15/16 na proporção de 50% para cada ex-cônjuge, tendo, por fim e em face da sucumbência recíproca, condenado as partes ao rateio das custas processuais e ao pagamento de honorários advocatícios, no
importe de R$1.000,00, suspensa a exigibilidade em relação à autora, a teor do art. 12 da Lei nº 1.060/50. Em linhas gerais, sustenta a apelante: que, ao propor a ação de divórcio em 11.08.2005, já se encontrava separada há mais de 15 anos; que as testemunhas confirmaram o tempo de separação fática do casal; que, na época da aquisição do imóvel, a separação de fato era superior a dois anos; que a separação de fato põe fim ao regime de bens, pois cessado o affectio maritalis; que, após a separação fática, o bem imóvel não se comunica; e, por fim, que, após a separação de fato, é incabível a partilha do bem sob pena de enriquecimento ilícito do apelado.


Requer o provimento do recurso para reformar a sentença, determinando que o bem adquirido durante a separação de fato não seja partilhado.

Dispensável o preparo (Lei nº 1.060/50 - f. 20). Ofertadas contrarrazões (f. 74/80).

Desnecessária a intervenção da d. PGJ/MG, conforme Recomendação Conjunta PGJ/CGJ-MP nº 03/2007.

Conheço do recurso, presentes os requisitos de admissibilidade.

A procedência do recurso afigura-se inevitável.

Compulsando o caderno processual, constata-se que a ação de divórcio foi distribuída aos 11.08.2005. Levando-se em conta que, na petição inicial, a autora afirmou encontrar-se separada há mais de 15 anos, conclui-se que o alegado abandono do lar pelo marido ocorreu antes de 11.08.1990.

Some-se a isso que, nas declarações de f. 46/47, consta informação, prestada em agosto de 2008, de que o casal se encontrava separado de fato há mais de 19 anos, fato este que permite a ilação de que, antes de 1989, realmente já havia se dado a separação fática, ou seja, em 1988 o casal não mais exercia os deveres matrimoniais.

Portanto, quando da aquisição do imóvel, em outubro de 1990, os litigantes já estavam faticamente separados por mais de dois anos.

Quanto à separação de fato, leciona Nelson Nery Júnior:

"Separação de fato. Basta para sua concessão a comprovação de que os cônjuges estão separados de fato há mais de um ano e que é impossível a reconstituição da vida em comum" (Código Civil anotado e legislação extravagante. 2. ed. São Paulo: RT, p. 712)

Não se deve olvidar que, com a separação fática, cessa o regime de bens e, por conseguinte, os bens adquiridos no período da separação são incomunicáveis, sendo indevida a partilha dos mesmos, mormente se adquirido por apenas um dos cônjuges.

Corroboram com esse entendimento os seguintes julgados:

"O conjunto de bens adquiridos por um dos cônjuges, após a separação de fato, não se comunica ao outro, não podendo, por isso, ser partilhado. Precedentes" (AgRg no Ag 682.230/SP, 3ª T/STJ, Rel. Min. Vasco Della Giustina, DJ de 16.06.2009 - ementa parcial).

"A separação de fato causa a ruptura da vida em comum do casal, não podendo os bens adquiridos após essa separação estarem sujeitos à meação" (AC nº 1.0027.06.097394-1/001, 4ª CCív/TJMG, Rel. Des. Dárcio Lopardi Mendes, DJ de 26.06.2008 - ementa parcial).

"Direito civil. Família. Divórcio. Partilha. Bem imóvel. Aquisição após separação de fato. Incomunicabilidade" (AC nº 1.0702.05.205972- 3/001, 4ª CCív/TJMG, Rel. Des. Audebert Delage, DJ de 02.06.2009).

Destarte, impõe-se a reforma da sentença para que o bem imóvel elencado às f. 15/16 fique pertencendo exclusivamente à autora apelante, não havendo falar em partilha.

Mediante tais considerações, dou provimento à apelação para reformar a sentença objurgada na parte alusiva à partilha dos bens conjugais e, assim o fazendo, excluir o bem imóvel descrito às f. 15/16 do partilhamento, ficando o mesmo pertencendo exclusivamente à autora apelante.

Custas recursais, ex lege (Lei nº 1.060/50).

É como voto.

Votaram de acordo com o Relator os Desembargadores Oliveira Firmo e Washington Ferreira.

Súmula - DERAM PROVIMENTO.

 

Fonte: Diário do Judiciário Eletrônico - MG

Publicado em 28/06/2012

Extraído de Recivil

Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...