Núcleos ajudam na tramitação de processos

Núcleos ajudam na tramitação de processos

23/03/2012 - 19h07

A Rede Nacional de Cooperação Judiciária é uma medida adotada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para fortalecer a comunicação entre os órgãos do Poder Judiciário. O setor foi criado para dar suporte aos Núcleos de Cooperação, que devem ser instituídos pelos Tribunais brasileiros. O projeto foi discutido na última quinta-feira (22/3), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), em Fortaleza. O evento reuniu representantes do CNJ, desembargadores – federais e estaduais – e juízes.

O conselheiro Ney José de Freitas afirmou que a iniciativa procura resolver o problema de comunicação, que não é só da Justiça, agilizando a tramitação processual e beneficiando a sociedade. “Em todo ato que envolva mais de um tribunal, será feita a intermediação por meio do juiz de cooperação”.

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, destacou que a Rede Nacional de Cooperação “dará maior fluidez e agilidade à comunicação entre os órgãos do Judiciário”.

Também ressaltou o trabalho do CNJ visando ao cumprimento de atos judiciais e à harmonização e agilização de rotinas e procedimentos entre as Justiças Federal, Estadual e do Trabalho.
O juiz José Eduardo de Resende Chaves Júnior, auxiliar da Presidência do Conselho, informou que a Rede tem um Comitê Executivo Nacional e cada estado também terá um comitê, formado por três juízes, sendo um federal, um estadual e outro do trabalho. O magistrado explicou que “a proposta é trocar o conflito pela cooperação. O projeto é extremamente simples e vem dando certo na Comunidade Europeia, com resultados extraordinários”.

O juiz Gilberto de Mello Nogueira Abdelhay Júnior, titular da 5ª Vara de Família de Nova Iguaçu (RJ), citou o resultado positivo, na aplicação da cooperação judiciária, no caso da falência da Varig, que envolveu processos cíveis e trabalhistas.

O magistrado Luciano Costa Bragatto, da Justiça do Espírito Santo, apresentou o “Justiça Colaborativa”, em execução naquele estado. O juiz defende nova visão de cooperação. “Nossa comunicação é deficiente. Temos que sair da inércia e assumir esse processo de mudança, que é inevitável”.

A mesa dos trabalhos, dirigida pelo presidente do TJCE, foi composta pelo conselheiro Ney de Freitas; pelo desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, diretor da Esmec; pela desembargadora federal Maria Rosely Mendes Alencar, gestora de metas do CNJ e representante do presidente do TRT da 7ª Região, desembargador Cláudio Pires; e pelos juízes Francisco Jaime Medeiros Neto, representando a desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar, corregedora-geral da Justiça do Ceará; Emílio Medeiros, coordenador da Esmec; Antônio Mário Castro Figliolia, representando o TJSP, Leonardo Rezende Martins, da Justiça Federal no Ceará.

Presentes ao evento, os desembargadores Francisco Barbosa Filho, Francisco Sales Neto, Vera Lúcia Correia Lima, Maria Nailde Pinheiro Nogueira e Maria Iraneide Moura Silva, os juízes Ricardo Barreto, presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), e José Krentel Ferreira Filho, diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, entre outros da Capital e do Interior.


Do TJCE
Extraído de CNJ

Notícias

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos Amadeu Mendonça Doação de imóveis com usufruto e encargos como alimentos promove transição patrimonial e segurança familiar, requerendo documentação precisa e compreensão legal. quarta-feira, 3 de abril de 2024 Atualizado às 14:39 Dentro do...