Sistema digital permite gravação de audiências

TRT-ES implanta sistema de gravação audiovisual de audiências

O Tribunal Regional do Trabalho do Espírito Santo (TRT-ES) começa a instalar a partir desta terça-feira (31/7), em todas as varas e na segunda instância,  um sistema digital de gravação de audiências. A tecnologia permite o registro audiovisual dos depoimentos, por meio de microfones e microcâmeras.

A partir da implantação desse sistema na primeira instância, o juiz, ao ouvir as partes e testemunhas, não precisará mais ditar as declarações para a secretária de audiência. Os depoimentos gravados em áudio e vídeo ficarão armazenados no computador, como arquivos digitais, integrados ao processo. As partes e advogados poderão levar CDs ou pen drives para receber os arquivos gravados.

O software, desenvolvido por uma empresa particular do Rio Grande do Sul, já vem sendo utilizado, em fase de testes, na 6ª vara do trabalho de Vitória, desde agosto do ano passado. O sistema foi bem recebido pelo juiz Ney Álvares Pimenta Filho, titular da VT. Além do ganho de tempo, o magistrado cita outra vantagem da tecnologia: “ao ver e ouvir as gravações, o juiz vai poder se lembrar das inflexões, do tom de voz e das expressões faciais das testemunhas”.

Para a secretária de audiências da 6ª VT, Mayra Nicchio Valentim, o software é fácil de utilizar e reduz o tempo das audiências. “Diminui bastante o tempo em que eu fico digitando e, além disso, o sistema permite a reprodução exata de termos técnicos”, diz a servidora.

A instalação do sistema nas varas da capital e do interior e no plenário do Tribunal será feita por um técnico da empresa com acompanhamento de um servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-ES (Setic). Os secretários de audiência das varas e os operadores da mesa de som do plenário receberão treinamento.

A gravação de audiências auxilia ainda no cumprimento da Meta 2 - uma das quatro metas nacionais do judiciário para 2011-, que prevê a implantação de sistema de registro audiovisual de audiências em pelo menos uma unidade judiciária de primeiro grau, em cada tribunal.

 

30/07/2012 

Extraído de TRT-ES

Notícias

Credor fica 4 anos sem agir, perde direito de cobrar cheque e pagará custas

Tempo esgotado Credor fica 4 anos sem agir, perde direito de cobrar cheque e pagará custas Juiz reconheceu a prescrição após concluir que a paralisação da cobrança decorreu da falta de providências da parte credora. Da Redação quarta-feira, 23 de setembro de 2026 Atualizado às 10:37 O juiz de...