Transporte inovador

Porto Alegre terá aeromóvel no ano que vem.

16/08/2011

A mobilização conjunta da prefeitura de Porto Alegre, governo do Estado e Trensurb garantiu para a cidade, já em 2012, a operação do aeromóvel que ligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

O início das obras foi celebrado em solenidade na manhã de ontem, no canteiro principal da rotatória de acesso ao aeródromo, com a presença, entre outros, do prefeito José Fortunati, do ministro das Cidades, Mário Negromonte, e do presidente da Trensurb, Humberto Kasper.

O transporte é inovador no âmbito tecnológico, com assinatura gaúcha e ambiental-mente sustentável.
O trajeto de 998 metros será percorrido em 90 segundos. Os dois veículos, com 150 e 300 lugares, serão dotados de ar-condicionado, acessibilidade universal, espaço para bagagens e portas automatizadas. O investimento soma 29,9 milhões de reais, com recursos provenientes de fundo federal.

O ministro destacou que o momento é histórico na trajetória do transporte urbano no Brasil. “Essa tecnologia gaúcha servirá de modelo para o mundo inteiro. A harmonia dos go
vernos municipal e estadual facilita muito o andamento dos projetos para Porto Alegre”, disse Negromonte.

Fortunati afirmou que os debates para viabilizar a obra começaram em 2008, na avaliação de investimentos em infraestrutura que marcassem o futuro da Capital, para inclusão no projeto de preparação para a Copa de 2014. “Começamos a interlocução sobre projetos importantes para ficar como legado à cidade. Com a oportunidade de sediar a Copa do Mundo, Porto Alegre pediu ao governo federal para que o metrô e o aeromóvel fizessem parte da preparação da cidade”, lembrou o governante.

O prefeito enfatizou que a inovação tecnológica do projeto será utilizada a serviço da integração de modais do transporte na Capital e Região Metropolitana.

“O aeromóvel será para Porto Alegre um marco de inovação e aposta no transporte coletivo como aliado fundamental na qualificação da mobilidade urbana, com especial atenção para os usuários dos serviços”, declarou.

METRÔ — Sobre o projeto do metrô de Porto Alegre, o ministro salientou que está em fase avançada de estudo pelos técnicos do governo federal. “A prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado foram muito determinados ao manifestar que querem o metrô, que é um sonho para a cidade. Tenho certeza de que logo estaremos aqui para fazer esse lançamento”, avaliou.

Em consequência da complexidade da obra e do volume de recursos envolvidos, o metrô não foi incluído na Matriz de Responsabilidades da Copa de 2014, mas entrou na agenda do governo federal, de acordo com o prefeito. “Graças ao fato de termos inserido como pleito para a Copa, sensibilizamos o governo para que o metrô começasse a ser discutido seriamente como medida para qualificar a mobilidade urbana de Porto Alegre”, frisou.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Adão Villaverde, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, e o engenheiro responsável pela criação e diretor-presidente da Aeromóvel Brasil, Oscar Coester. O evento na Capital contou também com deputados federais, estaduais e vereadores. (PMPA)

Fonte: JusClip

 

Notícias

Informativo de Jurisprudência do STJ destaca petição de herança

Informativo de Jurisprudência do STJ destaca petição de herança Processo: Processo sob segredo judicial, Rel. Min. Antonio Carlos Ferreira, Segunda Seção, por maioria, julgado em 26/10/2022. Ramo do Direito: Direito Civil Tema: Petição de herança. Prescrição. Termo inicial. Abertura da sucessão....

Meus bens pessoais podem responder pelas dívidas da minha empresa?

OPINIÃO Meus bens pessoais podem responder pelas dívidas da minha empresa? 22 de novembro de 2022, 10h18 Por Marilza Tânia Ponte Muniz Feitosa e João Vitor Sampaio Silva No caso de uma sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem...

NOME NÃO É ESTADO CIVIL

NOME NÃO É ESTADO CIVIL Evanildo da Silveira 16 nov 2022_09h07 A bancária paranaense Rosana Congrossi Moreira, de 52 anos, e a médica cardiologista mineira Maria Eugênia Tótola, de 51, estão separadas pelos mil km entre Curitiba e Belo Horizonte, mas têm algo em comum. Casadas no papel, nenhuma...

Qual o nível de parentesco que dá direito a herança?

Qual o nível de parentesco que dá direito a herança? Autor Priscilla Kinast Última atualização 11/08/2022 17:11 Quando uma mulher falece, tem início o processo de partilha de bens. A herança se divide entre os familiares de 1º grau. Entretanto, quem mais pode ter direito? Em suma, a herança nada...