101 sugestões para melhorar o país

02/04/2014 - 09h30 Comissões - Infraestrutura - Atualizado em 02/04/2014 - 09h30

Relatório final do Fórum de Infraestrutura contém 101 sugestões para melhorar o país  

Rodrigo Baptista

O relatório final do 1º Fórum Nacional de Infraestrutura, promovido pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI) nos dias 27 e 28 de março, inclui 101 sugestões destinadas ao Poder Executivo, Legislativo e Judiciário nos diferentes âmbitos da federação. O documento, que engloba propostas concretas para áreas como energia elétrica, mineração e transportes, foi apresentado nesta quarta-feira (2) pelo presidente do colegiado, senador Fernando Collor (PTB-AL).

Desse total, 78 são recomendações das sete mesas redondas que reuniram ministros, senadores e outras autoridades. Incluem 14 anteprojetos que poderão ser transformados em propostas de emenda à Constituição (PECs) e projetos de lei, além de indicações de mudanças na infraestrutura do país e solicitação de estudos da Consultoria Legislativa do Senado.

— Minha convicção hoje é de que este Fórum produziu um caderno de instrumentos de contribuição para que o Brasil, por meio de ações, medidas e iniciativas dos Poderes da República, possa construir o espaço seguro a que me referi na abertura do evento. No caso, o intuito desta construção é o de permitir ao país atrair investimentos e promover mais adequadamente seu desenvolvimento econômico e social, campos esses em que a infraestrutura exerce papel predominante – disse Collor.

Energia elétrica

Entre as propostas e recomendações para o setor de energia elétrica e combustíveis, está a redução dos tributos incidentes sobre a conta de luz, especialmente PIS/Confins e ICMS; e a revisão da política de preços de combustíveis praticada pela Petrobras, apontada no documento como prejudicial à economia nacional.

O texto também propõe aprimorar a gestão do processo de licenciamento ambiental pela criação de um fórum que congregue representantes de todos os órgãos responsáveis pela outorga de licenças (órgãos estaduais de meio ambiente, Iphan, ICM-Bio, Secretaria de Vigilância em Saúde, Funai, Fundação Palmares), com participação do Ministério Público. O objetivo é compatibilizar os prazos de licenciamento com o planejamento setorial.

Mineração

Na área de mineração, o relatório propõe a criação de uma agência reguladora, nos moldes de outras como Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Outra sugestão é apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que trate da flexibilização ou extinção do monopólio da União sobre a pesquisa, lavra e comércio dos minerais nucleares.

Telecomunicações

Na área de telecomunicações, incluem-se recomendações como privilegiar a cobertura, o preço para o consumidor e a qualidade dos serviços em detrimento da arrecadação nos editais de licitação das faixas de frequência para a quarta geração de telefonia móvel (4G). Outro ponto levantado no documento é a regulamentação, no âmbito do Marco Civil da Internet, de ações de segurança cibernética, dispondo sobre a atuação conjunta de militares, policiais e empresas de telecomunicações no compartilhamento de informações gerenciais e de segurança sobre a rede.

Transportes de carga

Assegurar a disponibilidade de engenheiros no corpo técnico dos órgãos do Executivo em qualidade e quantidade necessárias para enfrentar os desafios da área é uma das sugestões listadas no relatório final do Fórum de Infraestrutura. Outra recomendação é simplificar a competitividade da navegação interior.

Transporte de passageiros

No setor de transporte de passageiros, o relatório sugere a apresentação de uma PEC para tratar do aumento do limite de participação do capital estrangeiro nas companhias aéreas, como forma de promover a redução de custos.

O barateamento do preço das passagens em transportes coletivos como ônibus, trens e metrô também é uma preocupação manifestada no documento. Uma das sugestões para se alcançar esse objetivo é alterar a legislação da CIDE-combustíveis, de forma que os recursos sejam destinados para esse fim.

Saneamento, abastecimento de água e irrigação

Uma das recomendações para a área de saneamento, abastecimento de água e irrigação é a elaboração de uma Política Nacional de Segurança Hídrica voltada para a construção e o gerenciamento de reservatórios de usos múltiplos.

Após a leitura do relatório, foi concedida vista coletiva. Segundo Collor, os senadores analisarão o texto na próxima reunião, marcada para quarta-feira (9). Já no dia 16, os anteprojetos sugeridos serão distribuídos a relatores e, se aprovados posteriormente pela comissão, serão apresentadas como propostas de autoria da CI e iniciarão sua tramitação na Casa.

 

Agência Senado

Notícias

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos Amadeu Mendonça Doação de imóveis com usufruto e encargos como alimentos promove transição patrimonial e segurança familiar, requerendo documentação precisa e compreensão legal. quarta-feira, 3 de abril de 2024 Atualizado às 14:39 Dentro do...