Artigo - As ciladas do ITCMD – por Alessandro Fonseca e Nicole Najjar*

Artigo - As ciladas do ITCMD – por Alessandro Fonseca e Nicole Najjar*

Publicado em 27/03/2018

É do conhecimento de muitos que o inventário dos bens de uma pessoa que tenha deixado um testamento deve ser feito por meio de processo judicial, o que é muito mais moroso e burocrático do que a via extrajudicial.

Em geral, o inventário pela via extrajudicial, tende a ser mais rápido uma vez que se resume à lavratura de uma escritura pública perante o Tabelião de Notas.

Em qualquer uma das formas, deve ser recolhido o Imposto de Transmissão Causa Mortis – ITCMD, que é devido pelos herdeiros em razão da transmissão dos bens, nesse caso, recebidos por herança.

Apesar dessa previsão de obrigatoriedade de inventário judicial na hipótese de existência de testamento, desde 2016, a Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo, passou a permitir a realização do inventário pela via extrajudicial, desde que o testamento existente seja judicialmente reconhecido como válido e que todos os interessados sejam maiores, capazes e concordes com a partilha dos bens.

Essa iniciativa do Estado de São Paulo foi também adotada pelos tribunais do Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, entre outros. Nessa mesma linha e objetivando a simplificação do procedimento de inventário tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 8655/2017, com o objetivo de alterar a lei para que seja admitida a realização de inventário por via extrajudicial, de forma automática, em todo território nacional, quando houver testamento registrado judicialmente, com beneficiários capazes e concordes.

No entanto, se o inventário extrajudicial tem sido de grande relevância para desafogar e desburocratizar o Judiciário, por outro lado, há um impacto operacional que pode acarretar prejuízo para as famílias: o requisito de validação judicial do testamento.

Isto porque, em termos práticos, essa validação judicial tende a ser morosa e pode acarretar a perda da oportunidade do pagamento do ITCMD com desconto, bem como elevar o desembolso em função da de multa.

Explica-se: em regra, o procedimento de inventário deve ser iniciado no prazo de 60 dias a contar da data do falecimento. No estado de São Paulo, se o inventário for aberto entre 61 e 180dias, há a incidência da multa de 10% sobre o valor do ITCMD e, se for requerido após o prazo de 180 dias, a multa será de 20%.

Ainda, no que tange ao efetivo pagamento do ITCMD, caso o pagamento ocorra em até 90 dias da abertura da sucessão, no Estado de São Paulo, há desconto de 5% sobre o imposto devido.

Na esfera judicial, não é comum enfrentar dificuldades para se cumprir esse prazo, já que uma simples petição é considerada como a abertura do inventário, uma vez que as informações relevantes podem ser trazidas pelos herdeiros no decorrer do processo.

No âmbito extrajudicial, contudo, não existe um ato que evidencie a abertura do inventário, já que a escritura pública de inventário é um documento único, que deve englobar a totalidade das informações necessárias para a transmissão dos bens.

A problemática se instalou ao final de 2014, quando o sistema eletrônico da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo passou a dar o mesmo tratamento para o inventário judicial e extrajudicial, entendendo que a lavratura da escritura pública se equipararia à abertura do inventário, aplicando automaticamente a multa em razão de suposto atraso na formalização de qualquer dos atos acima.

Em outras palavras, mesmo que os herdeiros ajam proativamente para realizar o inventário extrajudicial – seja na obtenção da validação prévia do testamento pela via judicial, seja na obtenção da documentação relativa aos bens a serem inventariados – se a escritura pública de inventário e partilha não for lavrada no prazo de 60 dias da morte, tais herdeiros serão surpreendidos pela cobrança da multa de 10% sobre o valor do ITCMD.

Em razão desse polêmico posicionamento e da inexistência de previsão legal expressa para tal imposição, têm sido propostas diversas demandas judiciais contra a Fazenda Estadual, a fim de se evitar a cobrança de referida multa, e viabilizar a efetiva finalização dos inventários pela via extrajudicial, uma vez que ela se mostra mais eficiente.

Assim, é importante que a prerrogativa de inventário por via extrajudicial, mesmo nos casos de testamento, seja de fato utilizada pelas famílias como forma de otimizar o prazo e custos envolvidos no processo.

Por esta razão é fundamental que os herdeiros e beneficiários busquem orientação jurídica para adotar as medidas de flexibilização do prazo para a lavratura da escritura pública de inventário e partilha, evitando essa cobrança abusiva de multa no recolhimento do ITCMD e garantindo realizar a partilha dos bens que lhes foram deixados, por meio de um procedimento mais eficiente e menos oneroso. Ainda, se possível, gozando do desconto de 5% para o pagamento do imposto no prazo de até 90 dias contados da abertura da sucessão.

*Alessandro Fonseca e Nicole Najjar são, respectivamente, sócio e advogada do escritório Mattos Filho

Fonte: Estadão.com
Extraído de Colégio Notarial do Brasil

Notícias

Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais

SERES COISIFICADOS Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais José Higídio 26 de março de 2024, 8h51 De acordo com a proposta da relatoria-geral, “os animais, objetos de direito, são seres vivos sencientes e passíveis de proteção jurídica própria, em virtude da sua...

Como fica a divisão dos bens em uma separação?

Como fica a divisão dos bens em uma separação? Francisco Gomes Júnior Antes de casar ou unir-se, defina o regime de bens e faça acordos antenupciais para evitar disputas na separação. segunda-feira, 25 de março de 2024 Atualizado às 07:58 Ultimamente, com a notícia de diversos casos de famosos...

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres 22 de março de 2024 - Notícias CNJ / Agência CNJ de Notícias Contar com a segurança do “papel passado” para oficializar a união levou um casal de mulheres a tomar a decisão mais importante em pouco mais de dois anos de vida em comum: casar...

Você sabia que precatório de credor falecido é herança?

Você sabia que precatório de credor falecido é herança? Laís Bianchi Bueno Os precatórios são dívidas governamentais decorrentes de várias situações. Após o falecimento do titular, são automaticamente transmitidos aos herdeiros de acordo com o Código Civil. quarta-feira, 20 de março de...

Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma

PENHORABILIDADE RETROALIMENTANTE Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma Danilo Vital 19 de março de 2024, 14h33 Essa exceção está no artigo 3º, inciso II, da mesma lei. A lógica é impedir que essa garantia legal seja deturpada como artifício para viabilizar a reforma...

Modernidade e sucessão: como funciona a herança digital

OPINIÃO Modernidade e sucessão: como funciona a herança digital Rodrigo Chanes Marcogni 18 de março de 2024, 18h23 Obviamente que temos que considerar aqui que ao estabelecerem suas regras e políticas de uso as empresas que hospedam as redes sociais o fazem imbuídas no princípio constitucional do...