Assistência a menor viciado em droga pode ser dever do Estado

31/10/2012 - 14h20 Comissões - Assuntos Sociais - Atualizado em 31/10/2012 - 14h20

Assistência a menor viciado em droga pode ser dever do Estado

Iara Farias Borges

O Estatuto da Criança e do Adolescente poderá ser modificado para obrigar o poder público a prestar assistência médica e psicológica a menores viciados em drogas e a promover campanhas de prevenção e combate ao uso de drogas. É o que prevê projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (31) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A proposta foi aprovada na forma de substitutivo apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) e, por isso, voltará à CAS para votação em turno suplementar.

O projeto de lei do Senado (PLS 408/2011) altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) para determinar ao poder público garantia de assistência integral a crianças e adolescentes dependentes químicos ou com problemas causados pelo uso de drogas. O projeto também determina a promoção de campanhas de prevenção e combate às drogas.

A intenção do projeto, explicou a relatora da matéria na CAS, senadora Ana Amélia, é proteger a saúde física e mental dessa parcela da população, bem como garantir seu bem-estar social.

- O abuso de drogas lícitas e ilícitas é um verdadeiro flagelo social, que atinge cruelmente os adolescentes e, de forma ainda mais trágica e estarrecedora, as crianças, observou a relatora.

Ainda pelo substitutivo, é garantido à criança ou ao adolescente atendimento por corpo multiprofissional.

- É necessário que a lei permita também o atendimento por assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e profissionais que possam proporcionar às crianças e aos jovens dependentes experiências e alternativas de vida atrativas, a exemplo dos profissionais ligados ao aprendizado de artes, esportes e ciências, entre outras atividades, ressaltou Ana Amélia.

Ao justificar a proposta, o senador Eduardo Amorim (PSC-SE) apontou o avanço das drogas entre os adolescentes, que recebem influências do grupo ao qual pertence e das campanhas publicitárias, bem como pelo assédio de traficantes.

- Se essas crianças e adolescentes que entram nesse labirinto do mundo das drogas e passam a ser dependentes, se não encontrarem aqueles que abram a porta desse labirinto pelo lado de fora, nesse caso a sociedade e o poder estatal, dificilmente eles conseguirão sair, ponderou o autor.

 

Agência Senado

 

Notícias

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos Amadeu Mendonça Doação de imóveis com usufruto e encargos como alimentos promove transição patrimonial e segurança familiar, requerendo documentação precisa e compreensão legal. quarta-feira, 3 de abril de 2024 Atualizado às 14:39 Dentro do...