Certificado digital facilita vida do contribuinte

Extraído de Recivil


Certificado digital facilita vida do contribuinte

Os contribuintes que possuem certificado digital podem entregar a declaração de imposto de renda assinando digitalmente o arquivo. Basta que o certificado (e-CPF ou e-CNPJ), emitido por uma Autoridade Certificadora (AC), esteja dentro do prazo de validade e não tenha sido revogado.

A Coordenadora Geral de Atendimento e Educação Fiscal da Receita Federal, Maria Helena Cotta, destaca o benefício direto ao cidadão quando uma declaração é feita com certificado digital. “A segurança para o próprio contribuinte é muito maior. Ele pode transmitir suas informações com mais velocidade além de ter certeza de que os dados estão totalmente protegidos”, destaca.

Cotta aponta para outra tendência que tem crescido bastante em função do uso de certificados: a procuração digital. “As pessoas estão cada vez mais inseridas no mundo virtual e querem economizar tempo. Por isso tem crescido a emissão de procurações digitais. Um profissional contábil, na posse de uma procuração, pode representar pessoas físicas e jurídicas e entregar suas declarações. É prático e seguro” afirmou Cotta.

A Receita Federal já disponibilizou, na última terça-feira (03/03), o software para declaração do Imposto de Renda 2011 (ano-base 2010). Pela primeira vez na história não serão recebidas declarações em papel. Os contribuintes deverão realizar a entrega dos formulários pela internet utilizando o programa disponível no site da Receita ou utilizarem um disquete para a entrega nas agências da Receita.

Fonte: ITI

Publicado em 04/03/2011

 

Notícias

Investimento em inovação pode reduzir gastos com impostos em até 180%

Investimento em inovação pode reduzir gastos com impostos em até 180% 15 de maio de 2019, 6h44 Por Adelmo Nunes Historicamente, o Brasil se encontra em constante ascendência quando o assunto é desenvolvimento e inovação tecnológica e isso graças às políticas internas relacionadas à ciência e...
Leia mais
Dúvidas, consulte as fontes indicadas. Todos os direitos reservados