Inmet alerta para baixa umidade do ar

Inmet alerta para baixa umidade do ar em seis estados e no Distrito Federal

10/07/2011 - 17h47
NacionalPolítica
Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a baixa umidade relativa do ar nesta segunda-feira (11) em Goiás, Mato Grosso, São Paulo, parte de Minas Gerais, no Tocantins, em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Nesses estados e no DF, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30%, nível considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Pelos padrões da organização, entre 20% e 30% é considerado estado de atenção, de 12% a 20%, alerta, e inferior a 12% é alerta máximo.

Os moradores do Distrito Federal são alguns dos que mais sentem os incômodos provocados pela baixa umidade do ar nesta época do ano, como garganta seca, ardência nos olhos e problemas respiratórios. Na tarde deste domingo (10), a umidade ficou em aproximadamente 26% no DF, conforme o Inmet.

Para enfrentar a secura, a administradora Daniele Nicolodi bebe, pelo menos, 2 litros de água por dia e usa soro fisiológico para hidratar a mucosa nasal. “A garganta fica seca e tomo muita água”, disse a gaúcha, que vive há quatro anos em Brasília e aprendeu a lidar com os desconfortos da seca.

Na hora de correr ou caminhar no Parque da Cidade, o bancário Felipe Ítalo alivia a secura “jogando água no rosto” e parando para descansar à sombra.

Além de beber bastante água, a Defesa Civil do Distrito Federal recomenda a população a evitar a prática de exercício físico nas horas mais quentes do dia.

Edição: Talita Cavalcante
Agência Brasil

 

Notícias

Separados por 30 anos: Filho poderá registrar nome de mãe biológica

Ligação biológica Separados por 30 anos: Filho poderá registrar nome de mãe biológica A magistrada levou em consideração depoimentos de pessoas próximas, como o da irmã, para convencer-se da ligação entre mãe e filho para o reconhecimento de ligação biológica. sexta-feira, 21 de junho de 2019 A...
Leia mais

Incide IR em valor pago por cláusula de não competição, diz Receita

COMPRA DE AÇÕES Incide IR em valor pago por cláusula de não competição, diz Receita 21 de junho de 2019, 9h45 Por Gabriela Coelho Diferença positiva entre o valor da venda e o custo de aquisição de participação societária caracteriza ganho de capital, afirma Receita Confira em Consultor Jurídico
Leia mais

Apontamentos sobre o reconhecimento da união estável

MP NO DEBATE Apontamentos sobre o reconhecimento da união estável 17 de junho de 2019, 8h00 Por Maria Fátima Vaquero Ramalho Leyser Antes da promulgação da Constituição Federal de 1988, a convivência entre homem e mulher, como se fossem casados, isto é, a união estável entre pessoas de sexo...
Leia mais

Governo divulga lista de negócios que podem ser abertos sem alvará

Governo divulga lista de negócios que podem ser abertos sem alvará Publicado em 12/06/2019 - 20:49 Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil  Brasília Foi publicada hoje no Diário Oficial da União uma lista com 287 atividades econômicas que não precisarão de autorizações prévias para...
Leia mais
Dúvidas, consulte as fontes indicadas. Todos os direitos reservados