Laboratório vai desenvolver tecnologia para recuperar solos contaminados

Laboratório vai desenvolver tecnologia para recuperar solos contaminados

21/03/2014 06h01

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição: Beto Coura

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação inaugura hoje (21) laboratório para o desenvolvimento de uma nova tecnologia destinada à recuperação de solos contaminados por combustíveis. Coordenado pelo Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), o Laboratório de Bioprocessos para Ensaios de Biorremediação nas Escalas de Bancada e Piloto é resultado de parceria com a Petrobras.

A pesquisadora do Cetem, Andréa Rizzo, disse que é necessária uma intervenção quando ocorre a contaminação de solos em função de derrames acidentais de petróleo ou de derivados. A biorremediação é uma tecnologia que aproveita os micro-organismos presentes no solo e que demonstram capacidade de combate aos produtos que contaminam. “Eles degradam e diminuem a concentração dos contaminantes no solo”, resumiu.

A biorremediação é uma tecnologia ambientalmente adequada porque o consumo energético é reduzido e é possível recuperar as qualidades do solo. Andréa esclareceu que em outras tecnologias, o solo é queimado, incinerado. A biorremediação “tem um viés sustentável bem forte, além de custo reduzido”.

O laboratório fica na sede do Cetem, no campus da Universidade Federal do Rio. A unidade vai desenvolver projetos na área de biotecnologia e, de forma mais específica, na área da biorremediação de solos. Trata-se, segundo Andréa, de uma infraestrutura nova, que vai proporcionar o fortalecimento e o desenvolvimento de novas parcerias com a Petrobras, com universidades e outras instituições de pesquisa.

A Petrobras investiu R$ 800 mil no laboratório, que vai integrar equipes de pesquisadores do Cetem, da própria empresa, da universidade e da Fundação Instituto Oswaldo Cruz. “E outros parceiros que venham se juntar a nós”, disse Andréa. “Somos  um centro de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e estamos abertos para parcerias nessa área”, reiterou.

 

Agência Brasil
 

Notícias

Da percepção do salário no regime da comunhão parcial de bens

Da percepção do salário no regime da comunhão parcial de bens Pedro Linhares Della Nina O STJ, em 21/11/23, enfrentou questão jurídica sobre a percepção dos proventos (art. 1.659, VI, do Código Civil) ser ato particular do cônjuge. Porém, quando percebido, a remuneração integra a meação de...

Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais

SERES COISIFICADOS Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais José Higídio 26 de março de 2024, 8h51 De acordo com a proposta da relatoria-geral, “os animais, objetos de direito, são seres vivos sencientes e passíveis de proteção jurídica própria, em virtude da sua...

Como fica a divisão dos bens em uma separação?

Como fica a divisão dos bens em uma separação? Francisco Gomes Júnior Antes de casar ou unir-se, defina o regime de bens e faça acordos antenupciais para evitar disputas na separação. segunda-feira, 25 de março de 2024 Atualizado às 07:58 Ultimamente, com a notícia de diversos casos de famosos...