Licitações de medicamentos e insumos farmacêuticos poderão ter mais exigências técnicas

28/11/2012 - 11h55 Comissões - Justiça - Atualizado em 28/11/2012 - 12h02

Licitações de medicamentos e insumos farmacêuticos poderão ter mais exigências técnicas

Simone Franco

Participantes de licitações para compras públicas de medicamentos e insumos farmacêuticos terão de garantir algo mais que a oferta de menor preço para ganhar esse tipo de contrato. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (28), projeto de lei da Câmara (PLC 27/2007) que estabelece exigências adicionais para comprovar a eficácia, segurança e qualidade dos produtos negociados.

Durante a tramitação da proposição no Congresso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editou normas modificando os requisitos para o registro de medicamentos similares novos e abrindo prazo para a adequação dos já existentes no mercado. Esse fato levou o relator, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), a apresentar substitutivo à proposta.

Apesar de reconhecer a importância dos critérios estabelecidos no PLC 27/2007 para avaliar e certificar a segurança e eficácia dos medicamentos e insumos farmacêuticos, Aloysio Nunes, em seu substitutivo, dispensa o cumprimento desses requisitos durante o processo licitatório. Ele justificou a medida com base em dois argumentos: ausência de pessoal técnico qualificado na comissão de licitação para analisar esses documentos e exigência de apresentação dos laudos técnicos já na etapa de concessão de registro junto à Anvisa.

“No momento do registro, são exigidas provas de segurança e qualidade dos produtos junto ao órgão de vigilância sanitária federal competente. Assim, ressalte-se que o requisito essencial para garantir a qualidade dos produtos a serem adquiridos é a comprovação desse registro, e não a apresentação dos respectivos testes”, ponderou o relator.

Ao reformular a proposta, Aloysio Nunes introduziu quatro novos critérios no processo de compras públicas de medicamentos e insumos farmacêuticos: apresentação de licença sanitária estadual ou municipal; comprovação da autorização de funcionamento da empresa participante da licitação; comprovação da autorização especial da empresa em caso de medicamentos ou insumos sujeitos a regime especial de controle; e comprovação do registro emitido por autoridade sanitária competente.

Aloysio Nunes também rejeitou quatro emendas apresentadas ao PLC 27/2007, que será examinado a seguir pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) antes de ir ao Plenário do Senado.

 

Agência Senado

 

Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...