"Pesquisa mostra que o 'SUS é mais bem avaliado por quem o utiliza"

15/02/2011 - 19h26

Humberto Costa: pesquisa mostra que o 'SUS é mais bem avaliado por quem o utiliza'

[senador Humberto Costa ]

O senador Humberto Costa (PT-PE), ex-ministro da Saúde, informou ao Plenário que uma pesquisa divulgada nesta semana mostra que 30% dos entrevistados que "tiveram alguma experiência" o Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos 12 meses consideram "bons ou muito bons" os serviços do sistema público de saúde. O trabalho foi feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do governo federal.

Para ele, "não é novidade" afirmar que "a saúde pública vem sendo alvo predileto de críticos do sistema público e defensores da privatização da saúde".

- A novidade é sabermos que os usuários do SUS não pensam da mesma maneira que esses críticos. Estes têm uma percepção do sistema público positiva semelhante aos obtidos nos estudos sobre serviços bancários e de telecomunicações - afirmou.

Humberto Costa registrou que a pesquisa mostrou elevada aprovação do Programa Saúde da Família e da distribuição gratuidade de medicamentos.

- Nada menos que 80,7 por cento dos entrevistados que utilizaram ou acompanharam algum familiar beneficiado pelo Programa Saúde da Família avaliaram o serviço como bom ou muito bom. A distribuição gratuita de medicamentos é percebida como um serviço bom ou muito bom por 69,6 por cento dos usuários - informou.

O petista de Pernambuco acrescentou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quase dobrou o número de equipes do Saúde da Família, que passou de 16 mil em 2003 para 31 mil recentemente. Fora isso, disse, no governo Lula as equipes passaram a contar também com um dentista e um auxiliar de consultório dentário.

Ele foi cumprimentado, em aparte, pelo senador Jorge Viana (PT-AC), o qual sustentou que o Congresso precisa criar condições "mais adequadas" para o financiamento da saúde pública. Humberto Costa concordou e lamentou que o SUS "ainda padece de problemas graves" de pessoal e na qualidade do atendimento especializado e de urgência. Acrescentou que a origem destes problemas é a falta de dinheiro.

Agência Senado
 

Notícias

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos

A importância da doação com usufruto vitalício e encargos Amadeu Mendonça Doação de imóveis com usufruto e encargos como alimentos promove transição patrimonial e segurança familiar, requerendo documentação precisa e compreensão legal. quarta-feira, 3 de abril de 2024 Atualizado às 14:39 Dentro do...

Da percepção do salário no regime da comunhão parcial de bens

Da percepção do salário no regime da comunhão parcial de bens Pedro Linhares Della Nina O STJ, em 21/11/23, enfrentou questão jurídica sobre a percepção dos proventos (art. 1.659, VI, do Código Civil) ser ato particular do cônjuge. Porém, quando percebido, a remuneração integra a meação de...