"Pesquisa mostra que o 'SUS é mais bem avaliado por quem o utiliza"

15/02/2011 - 19h26

Humberto Costa: pesquisa mostra que o 'SUS é mais bem avaliado por quem o utiliza'

[senador Humberto Costa ]

O senador Humberto Costa (PT-PE), ex-ministro da Saúde, informou ao Plenário que uma pesquisa divulgada nesta semana mostra que 30% dos entrevistados que "tiveram alguma experiência" o Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos 12 meses consideram "bons ou muito bons" os serviços do sistema público de saúde. O trabalho foi feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do governo federal.

Para ele, "não é novidade" afirmar que "a saúde pública vem sendo alvo predileto de críticos do sistema público e defensores da privatização da saúde".

- A novidade é sabermos que os usuários do SUS não pensam da mesma maneira que esses críticos. Estes têm uma percepção do sistema público positiva semelhante aos obtidos nos estudos sobre serviços bancários e de telecomunicações - afirmou.

Humberto Costa registrou que a pesquisa mostrou elevada aprovação do Programa Saúde da Família e da distribuição gratuidade de medicamentos.

- Nada menos que 80,7 por cento dos entrevistados que utilizaram ou acompanharam algum familiar beneficiado pelo Programa Saúde da Família avaliaram o serviço como bom ou muito bom. A distribuição gratuita de medicamentos é percebida como um serviço bom ou muito bom por 69,6 por cento dos usuários - informou.

O petista de Pernambuco acrescentou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quase dobrou o número de equipes do Saúde da Família, que passou de 16 mil em 2003 para 31 mil recentemente. Fora isso, disse, no governo Lula as equipes passaram a contar também com um dentista e um auxiliar de consultório dentário.

Ele foi cumprimentado, em aparte, pelo senador Jorge Viana (PT-AC), o qual sustentou que o Congresso precisa criar condições "mais adequadas" para o financiamento da saúde pública. Humberto Costa concordou e lamentou que o SUS "ainda padece de problemas graves" de pessoal e na qualidade do atendimento especializado e de urgência. Acrescentou que a origem destes problemas é a falta de dinheiro.

Agência Senado
 

Notícias

Pacto pela linguagem simples no Judiciário: será o fim do juridiquês?

OPINIÃO Pacto pela linguagem simples no Judiciário: será o fim do juridiquês? Ingrid Gadelha 26 de dezembro de 2023, 16h17 A finalidade é deixar a informação mais acessível a um público mais amplo, garantindo seu total entendimento sem se perder em detalhes intrincados. Prossiga em Consultor...

Bem adquirido durante união estável é dividido em partes iguais na separação

ESFORÇO PRÓPRIO Bem adquirido durante união estável é dividido em partes iguais na separação 18 de dezembro de 2023, 20h16 Esse foi o entendimento da juíza Adriana Bodini, da 1ª Vara da Família e Sucessões do Foro Regional 3 (SP), para determinar que uma mulher fique com 50% dos bens que foram...

Ação de cobrança contra pessoa falecida não incide sobre herdeiros

HERANÇA MALDITA Ação de cobrança contra pessoa falecida não incide sobre herdeiros 16 de dezembro de 2023, 14h39 A decisão foi tomada no julgamento de apelação contra sentença do juízo da 3ª Vara Cível de Toledo (PR) que não reconheceu a ilegitimidade passiva dos herdeiros. Confira em Consultor...

Bem de família jamais pode ser penhorado por causa de dívida

CASA SAGRADA Bem de família jamais pode ser penhorado por causa de dívida Luana Lisboa 14 de dezembro de 2023, 7h32 No entendimento da juíza, não há nos autos prova documental que permita rechaçar a alegação de que o imóvel em questão é a única moradia da devedora e de sua família. Prossiga em...