População brasileira comprou 8,3t de remédios

 

07/06/2011 - 14h29

Brasileiros compraram 8,3t de remédios 

Com base em dados do Censo 2010, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia estima em 90 milhões os brasileiros com sobrepeso (50% da população), dos quais 30 milhões são portadores de obesidade.

Por outro lado, o primeiro relatório do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), divulgado em março pela Anvisa, mostra que foram consumidas, em 2009, quase 2 toneladas de sibutramina.

O relatório da Agência inclui ainda o consumo dos outros três anorexígenos que a Agência pretende retirar do mercado: de acordo com os dados, no mesmo período o consumo de femproporex chegou a 1 tonelada, o de anfepramona, a 3 toneladas, e o de mazindol, a 2,3 quilos. A Anvisa considera esse nível de consumo um problema de saúde pública.

O SNGPC monitora a venda de medicamentos controlados nas farmácias do país. No entanto, até março de 2010, apenas 62% das drogarias brasileiras havia aderido ao sistema. Os dados de farmácias do setor público também não foram incluídos no SNGPC.

Cíntia Sasse / Jornal do Senado


Agência Senado

Notícias

Investimento em inovação pode reduzir gastos com impostos em até 180%

Investimento em inovação pode reduzir gastos com impostos em até 180% 15 de maio de 2019, 6h44 Por Adelmo Nunes Historicamente, o Brasil se encontra em constante ascendência quando o assunto é desenvolvimento e inovação tecnológica e isso graças às políticas internas relacionadas à ciência e...
Leia mais
Dúvidas, consulte as fontes indicadas. Todos os direitos reservados