Quem é a família poliamorista brasileira? Pesquisa traça perfil de adeptos e evidencia negligência de direitos ao poliamor no Brasil

Quem é a família poliamorista brasileira? Pesquisa traça perfil de adeptos e evidencia negligência de direitos ao poliamor no Brasil

04/06/2020
Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM

O poliamor ainda enfrenta a negligência do ordenamento jurídico brasileiro. Há dois anos, o Conselho Nacional de Justiça – CNJ proibiu que cartórios registrem escrituras de uniões poliafetivas, mantendo uma parcela de entidades familiares à margem da sociedade. Assim, questões como multiparentalidade, adoção, pensão alimentícia, previdência e herança envolvendo essas famílias encontram controvérsias ao chegarem à Justiça.

Atenta a essa realidade, a bacharel em Direito Jéssica Sousa, membro da Comissão de Pesquisas Científicas e Jurisprudências da seção Distrito Federal do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM-DF, realizou pesquisa de campo a fim de traçar o perfil dos poliamoristas brasileiros, bem como a visão da psicologia e de líderes religiosos sobre o tema. Ela colheu dados a partir de questionários on-line de pessoas de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal, em uma análise quantitativa e qualitativa.

“Ouvi falar sobre o poliamor pela primeira vez na universidade, em uma aula de Direito de Família, e fiquei completamente instigada a estudar o assunto, pois, para mim, era algo novo”, conta Jéssica. Ao projetar uma monografia sobre o tema, a então estudante se deparou com poucas doutrinas e pesquisas sobre o assunto. Assim, buscou traçar o perfil dos poliamoristas brasileiros, que já somam 302 entrevistados. “A pesquisa continua aberta, a intenção é continuar atualizando com os dados coletados”, afirma.

Perfil dos poliamoristas

No perfil traçado pela pesquisadora para os poliamoristas, identificaram-se pessoas de faixa etária variadas, de 18 a 67 anos de idade, de dois sexos biológicos (47,8% masculino e 48,5% feminino) e de diversos gêneros, além de uma lista de profissões e formações acadêmicas que retratam a formação elevada dos poliamoristas.

“O resultado demonstra que a escolha por um estilo diferente de vida não se dá por falta de instrução ou conhecimento, mas pela existência de instrução e conhecimento. Dentre os que possuem nível superior, somam-se 40,2%, seguidos de 27,6% que possuem o nível médio completo, 14,6% possuem especialização e 8% possuem mestrado e/ou doutorado. Apenas 9,6% se encaixam nas outras categorias de baixa instrução”, comenta a pesquisadora.

Entre os fatores que mais chamaram sua atenção, Jéssica destaca as crianças criadas a partir de um relacionamento poliamoroso como filhos de todos os envolvidos e recebedora de afeto de todos os pais e mães. Em contraposição à religião, por não consentir o poliamor, profissionais da mente acreditam que tal entidade familiar pode ser benéfica para os mais jovens.

“Analisando as consequências que o poliamor poderia causar na criação ou adoção de crianças, os psicólogos e psiquiatras entrevistados sustentaram em sua maioria que o que estabelece a saúde mental e a felicidade de uma criança não é a composição ou número de pessoas responsáveis por ela, mas a qualidade de afeto, atenção e carinho que essa criança irá receber”, pontua Jéssica.

Psicologia e religião

Ao iniciar a pesquisa, a então estudante notou ser grande a porcentagem de pessoas que indicavam a religião como uma das grandes causadoras do repúdio da sociedade ao poliamor. “Portanto, decidi entrevistar líderes de religiões distintas para saber se os dados coletados confirmariam a opinião dos poliafetivos ou se seriam divergentes.”

Entre líderes religiosos cristãos, 63,6% se disseram contra à existência e à regulamentação do poliamor. Coadunando-se à linha de pensamento dos poliafetivos, 92,3% dos psicólogos e psiquiatras entrevistados entendem a religião contribui para rejeição do poliamor em diversas esferas da sociedade.

“Existe um consenso da psicologia e da psiquiatria em relação ao poliamor: 91,9% são a favor do reconhecimento legal do poliamor como família, para que os envolvidos e as crianças oriundas do relacionamento tenham proteção jurídica. Ao serem questionados com perguntas abertas, 75% afirmaram que ser poliafetivo é saudável e não promíscuo”, detalha Jéssica.

Segundo a pesquisadora, os profissionais ouvidos ressaltaram atos e valores como consentimento, respeito, honestidade e fidelidade, imprescindíveis para qualquer relação interpessoal. “Sendo assim, para maioria dos entrevistados, não há nada de errado psicologicamente em ser poliafetivo e não ser monogâmico”, define Jéssica.

Poliamor está longe de ser novidade

Em seu estudo sobre o tema, Jéssica busca afastar o entendimento do poliamor como um modelo novo, atual, desconstruído. “É o modelo de família mais antigo que já existiu. Antes da Igreja do Império Romano estabelecer a monogamia como regra, o mundo era polígamo, assim como lemos na Bíblia cristã”, explica.

O estudo aponta que 98,7% dos poliamoristas vêm o poliamor como entidade familiar, ainda que não exista previsão legislativa a esse respeito. A união poliafetiva também é reconhecida como uma forma legítima de família por 91,9% dos psicólogos e psiquiatras entrevistados.

A pesquisa também identificou que 80,7% dos entrevistados entendem que o número de pessoas que se identificam com o poliamor está aumentando, seja pela disseminação e debate do tema nas mídias sociais ou por entenderem que, hoje, exista uma possibilidade real de viverem o poliamor, o que antes parecia impossível.

“Não regulamentar o poliamor não o fará deixar de existir”

Ela lamenta que o ordenamento jurídico brasileiro não abarque o poliamor. “Infelizmente a união estável trazida pelo nosso Código Civil, no artigo 1.723, se limita ao princípio da monogamia, não abarcando as famílias poliafetivas, mesmo diante do cumprimento de todos os outros requisitos: convivência pública, contínua, duradoura e com o objetivo de constituir família”, aponta.

“O poliamor é real, é comum, e não regulamentá-lo não o fará deixar de existir, pelo contrário, só prejudicará os envolvidos nesse relacionamento, principalmente as crianças. Estamos atrasados, e enquanto essas questões não abarrotarem o Judiciário, não teremos uma solução eficaz para protegermos essas famílias”, defende Jéssica.

Ela elenca diversas controvérsias a que se chega pela falta de previsão legislativa sobre o tema. “Como será feita a divisão de bens em caso de separação ou morte de um dos envolvidos? A pensão alimentícia das crianças criadas por todos, quem ofertará? A multiparentalidade poderá ocorrer no registro de uma criança criada com vários pais e mães?”, indaga.

“Poderia ocorrer uma possível regulamentação das uniões poliafetivas através da união estável putativa, que surgiu doutrinariamente como ‘concubinato de boa-fé’, e ocorre quando todos os envolvidos na relação tem conhecimento da não monogamia e optam por ela, inexistindo má-fé ou engano. A esperança é que essa boa-fé consiga gerar futuramente efeitos jurídicos de proteção jurídica a essas famílias”, finaliza Jéssica.

Fonte: IBDFAM

Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...

Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil

OPINIÃO Atos jurídicos e assinatura eletrônica na reforma do Código Civil Ricardo Campos Maria Gabriela Grings 12 de abril de 2024, 6h03 No Brasil, a matéria encontra-se regulada desde o início do século. A Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, estabeleceu a Infraestrutura de Chaves...