Regime escalonado de bens: valoração da autonomia da vontade

Regime escalonado de bens: valoração da autonomia da vontade

Flavine Meghy Metne Mendes[1]

Como se sabe, segue em discussão a todo vapor o Projeto de Lei nº 4/2025, que dispõe sobre a atualização da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), e da legislação correlata.

As mudanças abraçam diversos temas do Direito Civil. Em relação ao Direito das Famílias, não obstante o olhar para a realidade dos diversos arranjos familiares, reconhecendo-se expressamente a filiação socioafetiva, chama atenção a proposta trazida pelo art. 1.653-B: “Admite-se convencionar no pacto antenupcial ou convencional a alteração automática de regime de bens após o transcurso de um período de tempo prefixado, sem efeitos retroativos, ressalvados os direitos de terceiros.”

A rigor, trata-se de uma flexibilização patrimonial, bojo da qual os casais podem moldar as regras de divisão de bens de acordo com a fase da vida ou o tempo de união, utilizando pactos antenupciais ou contratos de convivência mais livres. Para ilustrar, os nubentes podem estipular que, nos 5 (cinco) primeiros anos juntos, valerá a separação total e, após 10 (dez) anos juntos, passará a valer o regime da comunhão parcial de bens e, ainda, dispor que, no aniversário de casamento de 25 (vinte e cinco) anos, o regime será o da comunhão universal de bens.

Ao meu ver, a regra travestida de “mudança” é decorrência clássica e direta do princípio da autonomia da vontade dos particulares e, não raro, não se trata de elemento surpresa para nós operadores do Direito.

O regime de bens sempre pôde ser livremente escolhido pelos noivos. Todavia, a criação de regime próprio, por meio de pacto antenupcial, da forma que melhor atenda aos interesses dos nubentes sempre foi um tema bem controvertido na ambiência jurisprudencial. Para os defensores, os noivos são livres para criar regime próprio, conquanto não viole os bons costumes e a boa-fé. Em sentido dissonante, juizados de registros públicos tendem recusar o reconhecimento da mutabilidade automática de regime, sem a oitiva do Poder Judiciário, semelhantemente à exigência de controle judicial prévio para a alteração de regime patrimonial no curso do casamento, como prescreve o artigo 1.639, §2º do Código Civil.

Para contornar esse problema, primando por mais segurança jurídica, compete ao Estado contribuir, de fato, para as aspirações de felicidade de todos, respeitando, acima de tudo, a liberdade, a privacidade e a intimidade das pessoas. Mais precisamente, quando não é perfeito esse estado de equilíbrio, o Legislador intervém clarificando a legislação para fins de delimitação das fronteiras entre a autonomia privada dos nubentes e as normas de ordem pública, minimizando litígios e resguardando a eficácia dos pactos antenupciais desde o registro.

Em tempo, nas palavras da insigne Maria Berenice Dias (2025), “a sociedade evolui, transforma-se, rompe-se com as tradições e amarras o que gera a necessidade de oxigenação das leis.” Aplausos, portanto, aos esforços do Poder Legislativo em linha com a supressão de barreiras à autonomia da vontade das partes. Afinal, espera-se, confia-se e acredita-se que o legislador, no Direito das Famílias, atualize as leis para fins de segurança jurídica, proteção da dignidade humana, refletindo, acima de tudo, as transformações sociais dos arranjos familiares – realidade cada vez mais inconteste.

Fonte: Colégio Notarial do Brasil

_________________________________________

                             

Notícias

Compreensão do processo

  Relações de trabalho exigem cuidado com contrato Por Rafael Cenamo Juqueira     O mercado de trabalho passou por determinadas alterações conceituais nos últimos anos, as quais exigiram do trabalhador uma grande mudança de pensamento e comportamento, notadamente quanto ao modo de...

Portal da Transparência

CNJ lança Portal da Transparência do Judiciário na internet Quinta, 20 de Janeiro de 2011     Informações sobre receitas e despesas do Poder Judiciário federal estão disponíveis no Portal da Transparência da Justiça (https://www.portaltransparencia.jus.br/despesas/), criado pelo Conselho...

Dentista reclama direito a aposentadoria especial

Quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 Cirurgião dentista que atua no serviço público de MG reclama direito a aposentadoria especial Chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) Reclamação (Rcl 11156) proposta pelo cirurgião dentista Evandro Brasil que solicita o direito de obter sua aposentadoria...

OAB ingressará com Adins no STF contra ex-governadores

OAB irá ao Supremo propor cassação de pensões para os ex-governadores Brasília, 17/01/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, afirmou hoje (17) que a OAB ingressará com ações diretas de inconstitucionalidade (Adins) no Supremo Tribunal Federal contra todos...

Desmuniciamento de arma não conduz à atipicidade da conduta

Extraído de Direito Vivo Porte de arma de fogo é crime de perigo abstrato 14/1/2011 16:46   O desmuniciamento da arma não conduz à atipicidade da conduta, bastando, para a caracterização do delito, o porte de arma de fogo sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar....

Prática de racismo no ambiente de trabalho

Extraído de JusBrasil Apelidos racistas no ambiente de trabalho geram danos morais Extraído de: Direito Vivo - 38 minutos atrás   Na Justiça do Trabalho de Minas ainda é grande a incidência de processos que denunciam a prática de racismo no ambiente de trabalho. Mas a sociedade moderna e as...