STJ lança cartilha e vídeos sobre acessibilidade no mês da pessoa com deficiência

CIDADANIA
19/09/2022 07:25

STJ lança cartilha e vídeos sobre acessibilidade no mês da pessoa com deficiência

Em apoio à campanha Setembro Verde, destinada a dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou uma cartilha e uma série de vídeos para orientar e estimular a adoção de comportamentos inclusivos.

A cartilha – disponível na Biblioteca Digital Jurídica – foi criada pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão do STJ (ACI), que, a cada mês de setembro, promove uma programação de apoio à campanha no âmbito da corte. Com a iniciativa deste ano, o objetivo é contribuir para incentivar a inclusão não apenas no tribunal, mas também em outras instituições.

O conteúdo da cartilha foi transformado pela Coordenadoria de TV e Rádio do STJ em sete vídeos – as Pílulas de Acessibilidade –, com cerca de dois minutos de duração, que tratam de assuntos como a forma correta de se referir à pessoa com deficiência, esclarecimentos sobre deficiência intelectual e a maneira de interagir com pessoas em cadeira de rodas, surdas e cegas, de acordo com as necessidades de cada uma. Os vídeos trazem um código QR que permite baixar a cartilha em PDF e podem ser acessados no Canal do STJ no YouTube.

A coordenadora da ACI, Simone Pinheiro Machado, destaca que a cartilha pode servir para toda a sociedade. "O objetivo é atender cada vez melhor essas pessoas e garantir o acesso delas à Justiça e aos demais serviços públicos", afirma.

O lançamento dos vídeos integra a semana de celebrações do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência e do Dia Nacional do Surdo, de 19 a 23 deste mês.

Superior Tribunal de Justiça (STJ)

 

Notícias

Artigo – Registro civil: há que se ter algum limite na criatividade onomástica

Artigo – Registro civil: há que se ter algum limite na criatividade onomástica Publicado em 18 de março de 2024 Uma recente e importante alteração legislativa na área do registro civil foi a flexibilização da imutabilidade do nome. O advento da Lei nº 14.382/2022 rompeu a rigidez, permitindo a...

Aumento de renda do pai gera revisão de valor da pensão alimentícia

BOLSO CHEIO Aumento de renda do pai gera revisão de valor da pensão alimentícia 8 de março de 2024, 7h49 A autora da ação lembrou que o valor inicial da pensão foi fixado em 27,62% do salário mínimo nacional, já que na época o pai da criança não tinha boa condição financeira. Prossiga em Consultor...