TJMG - Jurisprudência - RCPN

TJMG - Jurisprudência - RCPN


APELAÇÃO CÍVEL - NEGATÓRIA DE PATERNIDADE - INEXISTÊNCIA DE VÍNCULO BIOLÓGICO - QUESTÃO INCONTROVERSA - ERRO ESCUSÁVEL - AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO - REGISTRO REALIZADO POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE


- Cediço que o ato voluntário de reconhecimento da paternidade é irrevogável, irretratável e produz efeitos ex tunc, não se admitindo o arrependimento posterior, razão pela qual só pode ser desfeito, quando demonstrado vício de consentimento que implique sua invalidade.


- Se a inexistência de vínculo biológico entre as partes é incontroversa, torna-se necessário averiguar a existência de erro na manifestação de vontade do genitor, ao declarar seu vínculo biológico com a ré, perante o Oficial Cartorário.


- Comprovado que o pai registral tinha consciência de que a criança não era sua filha biológica, deve ser afastada a alegação de vício em sua manifestação de vontade e, por conseguinte, mantida a sentença que julgou improcedente o pedido.


Apelação Cível nº 1.0000.21.106856-4/001 - Comarca de Uberlândia - Apelante: G.B. - Apelado: K.C.B.O. - Relatora: Des.ª Yeda Athias


ACÓRDÃO


Vistos, etc., acorda, em Turma, a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, na conformidade da ata dos julgamentos, em negar provimento ao recurso.


Belo Horizonte, 28 de setembro de 2021. - Yeda Athias - Relatora.


VOTO


DES.ª YEDA ATHIAS - Trata-se de recurso de apelação em face da sentença de ordem nº 135, proferida pelo MM. Juiz de Direito da 1ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Uberlândia que, na ação negatória de paternidade cumulada com retificação de registro civil ajuizada por G.B em desfavor de K.C.B.O, julgou improcedente o pedido, sob o fundamento de que ``embora tenha restado incontroversa a ausência de vínculo biológico entre o autor e a requerida, o requerente não se dignou em comprovar o alegado vício de consentimento no ato de registro da menor'' e que ``não se constata a ocorrência de erro ou coação, sendo certo que o reconhecimento voluntário e consciente torna o arrependimento inviável, ainda que existam dúvidas quanto à paternidade''.


Honorários de sucumbência fixados no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais), suspensa a exigibilidade por litigar o autor sob o benefício da justiça gratuita.


Apela o autor (ordem 140) alegando que ``a relação do apelante/requerente e a apelada/requerida não se amolda a nenhum dos institutos familiares, ante a ausência tanto dos fatores biológicos, quanto socioafetivo'', já que ``está evidenciado nos autos, conforme o exame de DNA que comprova que a apelada/requerida não era mesmo sua filha sanguínea'' e ``também restou demonstrado que tanto a apelada/requerida e o apelante/requerente não possuem qualquer vínculo afetivo que caracterizaria a paternidade socioafetiva''. Conclui que ``não é o sentido da lei obrigar duas pessoas a permanecerem unidas pelo liame jurídico, quando uma delas não mais o deseja''. Pugna pelo provimento do recurso, com a procedência dos pedidos iniciais.


Contrarrazões à ordem nº 144.


Parecer da Procuradoria-Geral de Justiça (ordem 146), opinando pelo desprovimento do recurso.


É o relatório.


Conheço do recurso, pois presentes os pressupostos de admissibilidade.


A controvérsia consiste em verificar a possibilidade de desconstituição da paternidade por ausência de vínculo biológico e socioafetivo, na hipótese de o registro ter sido feito por liberalidade, ou seja, sem a demonstração de vício de consentimento por parte do genitor.


Com efeito, a inexistência da paternidade biológica, in casu, é inconteste (laudo DNA à ordem nº 71), devendo, pois, o caso ser analisado sob dois enfoques: primeiro, torna-se necessário averiguar a existência de vício na manifestação de vontade, consistente em erro do autor, ora apelante, ao declarar a paternidade da ré, como sua filha (vínculo biológico), perante o Oficial Cartorário; segundo, constatado o erro, somente então passa-se ao enfrentamento da tese da paternidade socioafetiva.


Pois bem.


Cediço que o ato voluntário de reconhecimento da paternidade é irrevogável, irretratável e produz efeitos ex tunc, não se admitindo o arrependimento posterior, razão pela qual só pode ser desfeito quando demonstrado vício de consentimento que implique sua invalidade.


Nesse sentido dispõe o art. 1.604 do Código Civil, verbis:


``Art. 1.604. Ninguém pode vindicar estado contrário ao que resulta do registro de nascimento, salvo provando-se erro ou falsidade do registro''.


Sobre o aventado vício, estabelece o art. 138 do Código Civil:


``São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio''.


O erro, portanto, decorre da falsa percepção da realidade.


Na definição de Silvio Rodrigues:


``Erro é a ideia falsa da realidade, capaz de conduzir o declarante a manifestar sua vontade de maneira diversa da que manifestaria se porventura melhor a conhecesse'' (RODRIGUES, Silvio. Direito Civil. 32. ed., São Paulo: Saraiva, 2002, v. 1, p. 187).


Pertinente, trazer, ainda, os ensinamentos do mestre César Fiúza:


``Erro - É o mais elementar dos vícios do consentimento. Quando o agente, por desconhecimento ou falso conhecimento das circunstâncias, atua de modo que não seria de sua vontade, caso conhecesse a verdadeira situação, diz-se que procede em erro. [...]. Chama-se erro substancial ou essencial aquele que interessa à natureza do ato, a seu objeto e suas características, e às qualidades da pessoa a quem se refere o negócio'' (FIÚZA, César. Direito Civil, Curso Completo, 7. ed., Belo Horizonte: Del Rey, 2003. p. 175-176).


Para que gere a anulação de um negócio jurídico, o erro substancial deve recair sobre o objeto principal da declaração ou sobre qualidades substanciais do objeto, conforme definido no art. 139, inciso I, do ordenamento civil, verbis:


``Art. 139. O erro é substancial quando:


I - interessa à natureza do negócio, ao objeto principal da declaração, ou a alguma das qualidades a ele essenciais''.


Com efeito, em se tratando de declaração de vontade que importe em reconhecimento de vínculo biológico, o vício, para ser caracterizado, necessita da prova de que o declarante assim agiu, porque munido da falsa ideia de que era pai biológico do filho.


Assim, do cotejo das provas produzidas nos autos, não se identifica elementos suficientes a caracterizar o aventado erro. Pelo contrário, o autor expressamente admite ter feito o registro consciente de que não era o pai biológico, confiando apenas na tese de ausência de vínculo socioafetivo, que somente passa a ser aventado caso demonstrado o vício de consentimento.


Com efeito, o estudo social à ordem nº 109, f. 25, demonstra que o apelante registrou a criança por livre e espontânea vontade, inexistindo sequer cogitação quanto à existência de erro ou vício de vontade:


Foi perguntado ao requerente sobre o relacionamento com K, e G. disse: que ``há 38 anos ele se relacionou com a S.M.C, mãe de K., que, na época, ela informou a G. que estava grávida; que quando a criança nasceu ele registrou e batizou a K.'' [...]


Do ponto de vista social, é sabido que em nosso país há uma prática conhecida como `adoção brasileira', e o contato com G., ele afirmou que registrou e batizou a criança à época do nascimento dela. G manifestou que quando se relacionou com a mãe de K., ele tinha conhecimento da gravidez e de que não era o pai da criança, e afirma que não teve e não tem convivência com K. (ordem nº 109, f. 25).


Nesse contexto, não há dúvida de que o autor efetuou o registro da paternidade por livre e espontânea vontade, inexistindo prova de vício de manifestação de vontade e, portanto, não configurado o erro substancial.


Tal conclusão, ademais, dispensa a perquirição da paternidade socioafetiva, a qual somente deve ser averiguada, quando configurado o vício na manifestação de vontade.


Com efeito, a declaração de paternidade é um ato de notável importância, da qual resultam inúmeras consequências, tanto no aspecto material - da vida civil, quanto psicológica. Por esta razão, a desconstituição deste ato não pode partir tão somente do exame do vínculo biológico e afetivo, sendo imprescindível a prova do erro, conforme fundamentação supra.


Não se olvida da importância da teoria da paternidade socioafetiva, a qual reformulou o conceito de paternidade no direito brasileiro.


O vínculo socioafetivo deve ser interpretado, de modo que haja a preservação da figura paterna em determinada pessoa, e isto pode ocorrer ainda que não haja afinidade e amor entre as partes e, também que estas não se relacionem de modo afetivo e respeitoso.


Obviamente que a relação afetiva a justificar a manutenção de um vínculo paterno não deve ser ``romantizada''.


No entanto, no caso específico, em que a paternidade foi espontaneamente reconhecida, é exigida, como primeiro passo para sua desconstituição, a prova de inexistência do vínculo biológico, bem assim do erro na manifestação de vontade, para, somente após a configuração desta circunstância, apurar-se a existência de vínculo afetivo a obstar o pleito de desconstituição desta relação parental.


Em caso análogo, já se manifestou este Tribunal de Justiça:


``Ação negatória de paternidade c/c anulatória de registro civil de nascimento. Adoção à brasileira. Ato jurídico perfeito. Prevalência da paternidade socioafetiva - É improcedente o pedido de desconstituição da paternidade espontaneamente assumida, ausente vício de consentimento, restando incontroversa `a adoção à brasileira' praticada pelo autor, ou seja, o registro de filho alheio em nome próprio'' (TJMG - Apelação Cível 1.0671.08.004756-4/001, Rel. Des. Alyrio Ramos, 8ª Câmara Cível, j. em 22/1/2015, p. em 2/2/2015).


``Apelação cível. Ação negatória de paternidade. Registro civil. Nulidade. Vício de consentimento. Comprovação. Ausência. Existência de vínculo socioafetivo. Improcedência do pedido. Sentença mantida - Ausente prova quanto ao suposto vício existente quando da assunção da paternidade da menor, incabível o acolhimento do pedido de nulidade da declaração exposta no registro de nascimento, mormente quando comprovado o vínculo socioafetivo estabelecido ao longo de vários anos'' (TJMG - Apelação Cível 1.0534.12.001353-5/001, Rel. Des. Afrânio Vilela, 2ª Câmara Cível, j. em 12/11/2014, p. em 26/11/2014).


``Apelação cível. Ação negatória de paternidade c/c anulatória de registro. Ausência de prova do erro. Recusa do filho em submeter-se ao exame de DNA. Presunção de paternidade. Concepção durante o casamento. Inexistência de indícios capazes de afastá-la. Reconhecimento voluntário da filiação. Recurso não provido - Os filhos nascidos cento e oitenta dias, pelo menos, depois de estabelecida a convivência conjugal são considerados concebidos durante a constância do casamento. Não há, nos autos, prova quanto à ausência de filiação biológica, tampouco foi demonstrada a aventada infidelidade da ex-esposa, inexistindo sequer indícios capazes de colocar sob dúvida a paternidade registral voluntariamente assumida há mais de vinte anos. Ainda que a recusa em realizar o exame de DNA seja imputada ao filho, seria necessário, para o acolhimento da pretensão inaugural, que o autor trouxesse um mínimo de lastro probatório às suas alegações, mormente por existir, na hipótese, a presunção de paternidade do art. 1.597, I, do Código Civil. Inexistência da prova do vício de consentimento - erro - quando da emissão da vontade no ato registral. Recurso não provido'' (TJMG - Apelação Cível 1.0024.09.573604-7/001, Rel.ª Des.ª Áurea Brasil, 5ª Câmara Cível, j. em 25/9/2014, p. em 3/10/2014).


A propósito, também importante transcrever trecho do parecer da PGJ:


``In casu, entendo que o erro não ocorreu no ato registral, pois se infere dos autos que o apelante reconheceu voluntariamente a paternidade da recorrida, sendo oportuno ressaltar que o reconhecimento espontâneo da paternidade envolve não só sentimentos, gerando a denominada paternidade afetiva, mas também direitos e obrigações, até de cunho patrimoniais, de forma que o simples ajuizamento de ação negatória de paternidade, sem a prova do erro alegado não tem o condão de afastar a paternidade assumida'' (ordem nº 146).


Nesse diapasão, comprovado que o pai registral tinha consciência de que a criança não era sua filha biológica, deve ser afastada a alegação de vício em sua manifestação de vontade e, por conseguinte, negado provimento ao recurso, mantida a sentença que julgou improcedente o pedido.


Ante o exposto, nego provimento ao recurso.


Custas e honorários de sucumbência, pelo apelante, suspensa a exigibilidade nos termos do art. 98, § 3º, do CPC/15.


Votaram de acordo com a Relatora os Desembargadores Edilson Olímpio Fernandes e Júlio Cezar Guttierrez.


Súmula - NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO.


DJe - 03/11/2021
Extraído de Sinoreg/MG

 

Notícias

Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais

SERES COISIFICADOS Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais José Higídio 26 de março de 2024, 8h51 De acordo com a proposta da relatoria-geral, “os animais, objetos de direito, são seres vivos sencientes e passíveis de proteção jurídica própria, em virtude da sua...

Como fica a divisão dos bens em uma separação?

Como fica a divisão dos bens em uma separação? Francisco Gomes Júnior Antes de casar ou unir-se, defina o regime de bens e faça acordos antenupciais para evitar disputas na separação. segunda-feira, 25 de março de 2024 Atualizado às 07:58 Ultimamente, com a notícia de diversos casos de famosos...

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres

Casamento em cartório oficializa amor entre mulheres 22 de março de 2024 - Notícias CNJ / Agência CNJ de Notícias Contar com a segurança do “papel passado” para oficializar a união levou um casal de mulheres a tomar a decisão mais importante em pouco mais de dois anos de vida em comum: casar...

Você sabia que precatório de credor falecido é herança?

Você sabia que precatório de credor falecido é herança? Laís Bianchi Bueno Os precatórios são dívidas governamentais decorrentes de várias situações. Após o falecimento do titular, são automaticamente transmitidos aos herdeiros de acordo com o Código Civil. quarta-feira, 20 de março de...

Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma

PENHORABILIDADE RETROALIMENTANTE Imóvel de família pode ser penhorado para pagamento da própria reforma Danilo Vital 19 de março de 2024, 14h33 Essa exceção está no artigo 3º, inciso II, da mesma lei. A lógica é impedir que essa garantia legal seja deturpada como artifício para viabilizar a reforma...

Modernidade e sucessão: como funciona a herança digital

OPINIÃO Modernidade e sucessão: como funciona a herança digital Rodrigo Chanes Marcogni 18 de março de 2024, 18h23 Obviamente que temos que considerar aqui que ao estabelecerem suas regras e políticas de uso as empresas que hospedam as redes sociais o fazem imbuídas no princípio constitucional do...