Comissão de Direitos Humanos discute regulação dos planos de saúde

06/02/2012 - 14h59

Comissão de Direitos Humanos discute regulação dos planos de saúde

A morte do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, que ocorreu em janeiro, após ele sofrer um infarto e ter o atendimento recusado em dois hospitais de Brasília, foi citada diversas vezes nesta segunda-feira (6), durante audiência no Senado em que se discutiu a atuação dos planos de saúde privados e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Durante a reunião, promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), representantes de centrais sindicais defenderam maior participação do governo no setor, seja sob a forma de mais regulação por parte da ANS ou pela melhoria do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

- Não somos contra a saúde suplementar. Mas é preciso um nível de regulação por parte do Estado em que os valores humanos se sobreponham aos do lucro - afirmou Pedro Armengol, da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Ao defender o fortalecimento do SUS, Armengol disse que esse sistema "está devendo à sociedade o compromisso do atendimento integral e universal aos cidadãos". Ele criticou essa situação, argumentando que ela "serve de "estímulo ao mercado da saúde".

Grandes contratos

Para Júlio Cezar Silva, representante da Nova Central Sindical de Trabalhadores, a falta de atendimento a Duvanier Paiva Ferreira não teria ocorrido se a ANS fizesse uma regulação específica para os "grandes contratos coletivos" com operadoras de planos de saúde. Segundo relatos, Duvanier não foi atendido por dois hospitais porque seu plano de saúde não incluía esses estabelecimentos e também porque, naquele momento, ele não portava nenhum talão de cheque de seu plano.

Júlio Cezar afirmou ainda que há uma grande rotatividade entre as operadoras que atendem a "grandes carteiras" (ou seja, que atendem a empresas com muitos funcionários ou categorias que representam muitos trabalhadores). Isso acontece, segundo ele, porque as operadoras disputam entre si essas empresas ou categorias (concedendo vantagens, como preços mais baixos) visando à grande quantidade de consumidores que elas oferecem.

- Por causa disso, há trabalhadores que não conseguem ficar um, dois ou três anos com a mesma operadora - ressaltou.

Ao indicar os problemas que isso acarreta, Júlio Cezar citou o exemplo de alguém com problemas cardíacos que é atendido há anos por um determinado médico, e que, repentinamente, devido à troca de operadora, não pode mais ser atendido pelo mesmo profissional.

Júlio Cezar sugeriu que a ANS estabeleça um prazo mínimo para as grandes carteiras, antes do qual não se possa trocar de operadora.

Ao responder a essas críticas, o representante da ANS, João Luis Barroca de Andrea, disse que é um erro apontar ausência de regulação por parte da agência sobre os grandes contratos. Ele frisou que a ANS regula a cobertura, mas não os reajustes, que, segundo ele, são negociados entre as duas partes. E, mesmo sobre os reajustes, João Luis Barroca observou que "começa a haver uma regulação, já que hoje não se permite mais de um reajuste anual".

O representante da ANS defendeu a aprovação de um projeto de lei que destine mais recursos para a agência, frisando que a ANS possui hoje um número de funcionários menor do que o inicialmente previsto no ano de 2000.

- A ANS precisa ter condições de exercer seu papel, frente à quantidade de operadoras e hospitais que existem no país - alertou.

Já Arlindo de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo, entidade que reúne operadoras de plano de saúde, defendeu as empresas do setor. Ele disse que a maior parte das operadoras representadas pela sua associação são de pequeno e médio porte, "que não têm finalidade lucrativa ou mal conseguem ter lucro". Segundo Arlindo, várias pesquisas indicam que a maioria da população está satisfeita com os planos de saúde. Ele ainda disse que as operadoras se submetem a uma regulamentação, por parte da ANS, que, "apesar de razoável e adequada, é muito complexa".

 

Ricardo Koiti Koshimizu / Agência Senado

Notícias

Fraude à execução não afasta impenhorabilidade de imóvel familiar

Doação entre parentes Fraude à execução não afasta impenhorabilidade de imóvel familiar Danilo Vital 23 de outubro de 2026, 14h13 O juízo estadual concluiu que houve fraude à execução e determinou o retorno do bem ao patrimônio do devedor. Apesar disso, reconheceu a impenhorabilidade do bem de...

Doação inoficiosa e doações sucessivas: O patrimônio de referência

Doação inoficiosa e doações sucessivas: O patrimônio de referência Mário Luiz Delgado A aferição do excesso em liberalidades sucessivas envolve critérios que conciliem a autonomia do doador com a proteção dos herdeiros necessários. sexta-feira, 23 de outubro de 2026 Atualizado às 15:35 O CC (art....

Área de propriedade rural pode ser fracionada para evitar penhora

Pedaço de chão Área de propriedade rural pode ser fracionada para evitar penhora 21 de outubro de 2026, 07h52 Para o desembargador, a interpretação que melhor atende à garantia constitucional é a que permite a penhora apenas sobre a área excedente, com a preservação de um patrimônio produtivo...

Mais de 1 mil mineiros trocaram de nome por ano sem precisar ir à Justiça

NOVA IDENTIDADE Mais de 1 mil mineiros trocaram de nome por ano sem precisar ir à Justiça A legislação alterou um procedimento que, até então, dependia de autorização judicial e da apresentação de uma justificativa. Com a nova regra, pessoas maiores de 18 anos passaram a poder solicitar a mudança...

TJ/GO impede penhora de parte de fazenda maior que limite legal

Impenhorabilidade TJ/GO impede penhora de parte de fazenda maior que limite legal Colegiado reconheceu impenhorabilidade de 120 hectares explorados pela família e manteve possibilidade de penhora sobre a área excedente. Da Redação sábado, 17 de outubro de 2026 Atualizado em 16 de outubro de 2026...