Onde está seu título de eleitor?

 

30/07/2010 - 16h27

Título e documento com foto, por favor

 

 

 

Roseann Kennedy

Você sabe onde está seu título de eleitor? Se não sabe é bom procurar. Se não encontrar, trate de procurar o Tribunal Regional Eleitoral para solicitar a segunda via do documento, porque este ano será obrigatório apresentar o título e um documento com foto. Isso mesmo, não basta um ou outro, é necessário estar com os dois documentos em mãos.

Trata-se de uma exigência retrógrada. No mundo inteiro, países desenvolvidos adotam ou caminham para usar documento único. Aqui mesmo no Brasil, há vários projetos no Congresso para juntar todas as informações do cidadão. Mas aí, a gente depara com uma medida como esta na eleição deste ano.

Certamente um desestímulo ao voto. O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, por exemplo, fez uma estimativa interna de que a obrigatoriedade dos dois documentos pode gerar um aumento de até 20% no índice de abstenção este ano. Isso porque algumas pessoas estarão desavisadas sobre a nova norma. Outras terão esquecido o documento em casa. Imagina depois de enfrentar toda a fila para votar, ter de retornar em casa para buscar o documento.

Mas antes de sair criticando a Justiça eleitoral - que tem feito um esforço constante para modernizar, agilizar e dar segurança a todo o processo do voto à apuração - é importante observar que o TSE e os TREs estão apenas implantando uma determinação colocada pelos deputados e senadores na minirreforma eleitoral aprovada no Congresso no final de 2009.

A justificativa apresentada foi de que isso seria adotado para evitar fraude. Mas convenhamos: se alguém conseguiu um documento de identidade falso para votar, certamente forjar um título de eleitor que não tem nem foto seria algo muito mais fácil. Alguns podem chamar a medida de zelo. Eu chamo de burocrática.
 
Mas já que é obrigatório, o jeito é fazer uma prestação de serviço para o eleitor garantir o direito de seu voto. Se você não sabe onde está seu título de eleitor, procure e, se necessário, tire a segunda via. Você tem até o dia 23 de setembro para fazer a solicitação no Tribunal Regional Eleitoral.

Quem sabe nas próximas eleições gerais já estaremos num ponto bem mais avançado do processo, em que bastará fazer a identificação biométrica, aquela em que você coloca a digital num sensor e pronto, aparece seu nome e sua foto na telinha.

Esse modelo de identificação já vai começar a ser testado este ano, como piloto em alguns locais. Mas por enquanto, título de eleitor e documento com foto na mão, por favor.

Congresso em foco

Notícias

Registro no CAR não basta para impor recuperação de área desmatada

Sem vínculo Registro no CAR não basta para impor recuperação de área desmatada Karla Gamba 10 de maio de 2026, 14h20 O caso envolve uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Pará, na qual se atribuiu ao agravante e a outro réu a responsabilidade pela destruição de mais de 482...

Cobrança de IPTU é afastada em imóvel urbano com destinação rural

A César o que é de César Cobrança de IPTU é afastada em imóvel urbano com destinação rural 8 de maio de 2026, 7h31 O ente público alegou que a mera localização da área em perímetro urbano já autorizaria a incidência do IPTU, independentemente da efetivação de melhoramentos no local ou do...

Espólio pode buscar dano moral do falecido: STJ corrige distorção

Espólio pode buscar dano moral do falecido: STJ corrige distorção Alessandro Junqueira de Souza Peixoto Ao reconhecer a legitimidade do espólio para ação por dano moral do falecido, o STJ reforça a lógica do inventário como instrumento de proteção patrimonial. terça-feira, 5 de maio de...