AM terá equipamento de diagnóstico de doenças da retina à distância

AM terá equipamento de diagnóstico de doenças da retina à distância

02:09  Geral, Notícias  01/03/2016 - 13h00  Manaus, Amazonas  
Bianca Paiva

Inédito no país, um programa de diagnóstico a distância em doenças da retina vai ser implantado em Manaus, no Amazonas.

A retina é uma membrana que reveste a parte interna do olho e é responsável por formar a imagem. Entre as doenças que podem afetar a retina estão o glaucoma e a retinopatia diabética, que podem ocasionar perda da visão.

A iniciativa será custeada pelo Ministério da Saúde e executada por meio do programa de telemedicina da Secretaria de Saúde.

Segundo o secretário da pasta, Pedro Elias, os atendimentos devem começar em abril. Os pacientes poderão fazer o exame no Hospital Universitário Getúlio Vargas, onde está instalado o equipamento que faz a retinografia.

A oftalmologista Leila Gouvêa explica como o exame é feito. Segundo ela, sem a necessidade da dilatação da pupila, o exame é feito em dois segundos e o equipamento tira uma fotografia panorâmica de até 270 graus da retina.

A médica destacou que a retinografia pode ser feita por um técnico, sem a necessidade da presença de um médico, o que, segundo ela, facilita a realização do exame em locais de difícil acesso.

O secretário Pedro Elias afirmou que a ideia é que o programa também seja levado para municípios amazonenses.

Agência Brasil

Notícias

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio

STJ autoriza penhora de imóvel financiado para quitar dívida de condomínio Alessandro Junqueira de Souza Peixoto A decisão do STJ muda o jogo: Agora, imóveis financiados também podem ser penhorados para pagar dívidas de condomínio. Entenda o que isso significa para síndicos e...

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais

Neto poderá ter avós maternos reconhecidos como seus pais Ele moveu ação para reconhecimento de paternidade e maternidade socioafetiva 29/10/2025 - Atualizado em 29/10/2025 A 4ª Câmara Cível Especializada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) cassou uma sentença da Comarca de Diamantina e...

Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia

Opinião Georreferenciamento: novo prazo para 2029 gera alívio e controvérsia Nassim Kassem Fares 27 de outubro de 2025, 19h35 O projeto e seu substitutivo, que estendeu a prorrogação para todos os imóveis rurais, tiveram como objetivo oferecer “uma solução legislativa viável, segura e proporcional...