Anibal Diniz destaca nova tecnologia para reduzir custo da banda larga

Anibal Diniz destaca nova tecnologia para reduzir custo da banda larga

Da Redação | 05/09/2014, 18h21 - ATUALIZADO EM 06/09/2014, 12h35     

O senador Anibal Diniz (PT-AC), responsável pela avaliação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) na Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), voltou a criticar, nesta sexta-feira (5), o custo das conexões de internet no país, que pode chegar a mais de R$ 2 mil por mês em localidades do Acre.

— Naturalmente, esse preço inviabiliza o uso da banda larga por seus moradores, que perdem também pela falta de acesso à informação, à cultura, à educação e à saúde - disse.

A solução, segundo o senador, podem ser as recentes evoluções tecnológicas, como a banda Ka, que permitirão uma maior exploração dos recursos de satélites para atender, em prazo razoável, às áreas rurais e às localidades mais isoladas. Ele explicou que essas tecnologias foram defendidas por especialistas no 14º Congresso Latino-Americano de Satélites, realizado no Rio de Janeiro, nesta quinta (4) e sexta-feira (5).

Anibal Diniz, que participa do evento, observa que o mercado brasileiro de satélites é um dos mais atrativos do mundo. Ele acredita que a utilização dessa tecnologia pode superar obstáculos no atendimento da internet em banda larga, além de baratear o custo para os consumidores.

Segundo participantes do encontro, com os satélites operando em banda Ka seria possível levar internet diretamente aos domicílios dos consumidores por cerca de R$ 200 mensais.

Para o senador, o uso de satélites e da banda Ka vão permitir resultados mais expressivos no programa de banda larga brasileiro. No entanto, apontou os desafios para o crescimento do mercado brasileiro.

— Problemas de ordem regulatória e a injusta estrutura tributária, além dos anacrônicos procedimentos de licenciamento de estações, são alguns dos gargalos que, no mínimo, burocratizam a atividade do setor, gerando menos eficiência e dificultando uma atuação e investimentos mais agressivos — disse.

Informações divulgadas durante o 14º Congresso Latino-Americano de Satélites apontam que no Brasil, assim como em todo o mundo, é crescente o uso de satélites para televisão.

De acordo com o presidente do evento, Rubens Glasberg, a alta definição exige cada vez mais bandas de satélite.

— Logo mais você vai ter a ultra-alta definição 4K, que vai exigir mais banda ainda; tem o crescimento do acesso à banda larga, e você só consegue chegar a regiões remotas via satélite —, afirmou

A tecnologia ultra high definition (UHDTV) 4K, usada em televisão e cinema digital, contém quatro vezes mais pontos na tela do que o padrão Full HD, mais recente.

Segundo Glasberg, o Brasil é hoje alvo da atenção dos grandes operadores e fabricantes internacionais de equipamentos, tanto satélites como equipamentos de terra, além de fornecedores de serviços de todos os tipos. O investimentos na área de satélites são de longo prazo e o investidor da área “projeta o Brasil para a frente, e vê muitas oportunidades”.

— “Não são investimentos para um ou dois anos. Um satélite dura 15 anos. Para projetar e construir, leva cinco [anos]. É um negócio de 15 anos — explicou Glasberg.

 

Agência Senado 

Notícias

Justiça determina continuidade de pagamento de pensão para filha de 25 anos

Extraído de Recivil Justiça determina que pai continue pagando pensão para filha de 25 anos A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), durante sessão realizada nesta quinta-feira (07), deu provimento parcial à apelação cível interposta por uma jovem de 25 anos que pleiteava a...

Servidor aprovado em novo concurso não aproveita vantagens do cargo anterior

23/03/2011 - 08h02 DECISÃO Servidor aprovado em novo concurso não aproveita vantagens do cargo anterior O tempo exercido por um servidor no cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária não lhe dá o direito de assumir o cargo de Analista Judiciário – Área de Execução de Mandados (oficial de...

STF afasta quantidade de droga como impedimento a redução de pena

Terça-feira, 22 de março de 2011 2ª Turma afasta quantidade de droga como impedimento a redução de pena A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu parcialmente pedido da Defensoria Pública de Minas Gerais e determinou ao juízo de primeiro grau que proceda a nova individualização da...

Obrigação subsidiária em pensão alimentícia

22/03/2011 - 08h06 DECISÃO Obrigação subsidiária, em pensão alimentícia, deve ser diluída entre avós paternos e maternos De acordo com o artigo 1.698 do novo Código Civil, demandada uma das pessoas obrigadas a prestar alimentos, poderão as demais ser chamadas a integrar o feito. Com esse...

Magistrado reverte guarda de criança após constatação de alienação parental

Extraído de Recivil Magistrado reverte guarda de criança após constatação de alienação parental O juiz Geomir Roland Paul, titular da Vara da Família da Comarca de Brusque, deferiu pedido de tutela antecipada para reverter a guarda de uma criança, filha de casal separado, em favor do pai. A medida...