Aprovada a indicação de Luiz Fux para o Supremo

09/02/2011 - 20h33

Senado aprova indicação de Luiz Fux para o Supremo

A indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Fux para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ex-ministro Eros Grau no Supremo Tribunal Federal (STF) foi aprovada no início da noite dessa quarta-feira (9) pelo Plenário do Senado. Ele recebeu 68 votos favoráveis e dois contrários. A indicação de Fux foi feita pela presidente da República, Dilma Rousseff.

O primeiro a apoiar em Plenário a ida de Luiz Fux para o STF foi o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) - relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da mensagem de Dilma com a indicação. Ele destacou que o ministro foi aplaudido entusiasticamente pelos membros da CCJ. Em seguida o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) disse que o Rio de Janeiro sentia-se honrado com a nomeação.

O senador José Agripino (DEM-RN) disse que o acordo feito para agilizar a instalação da CCJ e realizar a sabatina do ministro nessa quarta-feira (9) "foi uma deferência ao talento de Luiz Fux, que foi peça fundamental na montagem e revisão dos Códigos de Processo Civil e Penal". Já o presidente José Sarney justificou a celeridade em virtude da necessidade de o STF ter sua composição completada para poder julgar temas importantes que estão aguardando decisão.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) opinou que Luiz Fux demonstrou estar "mais do que gabaritado" para ocupar o cargo de ministro do STF. Na mesma linha, Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB) declarou que os senadores ficaram encantados com a sabatina do indicado. Waldemir Moka (PMDB-MS) sugeriu aos jovens advogados em início de carreira que se espelhem em Luiz Fux como exemplo. O senador Magno Malta (PR-ES) afirmou que a história do novo ministro do STF orgulhava a todos.

Para o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a sabatina de Fux foi "uma demonstração sobeja de competência". Ele testemunhou que a indicação do novo ministro do Supremo foi comemorada na cúpula do Judiciário, nas entidades de juízes e no meio dos operadores do Direito. O senador Benedito de Lira (PP-AL) elogiou a presidente Dilma Rousseff pela indicação. "Valeu a pena esperar", afirmou. Aníbal Diniz (PT-AC) foi outro que cumprimentou Dilma "pela feliz escolha".

Flexa Ribeiro (PSDB-PA) também aplaudiu a indicação de Dilma, mas alfinetou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "dessa vez não foi uma escolha partidária". Gleisi Hoffmann (PT-PR) parabenizou Fux e desejou sucesso no novo cargo. O senador Eduardo Amorim (PSC-SE) disse que Fux é exemplo para todos os brasileiros, sobretudo os que enfrentam "as adversidades impostas pela vida". Sérgio Petecão (PMN-AC) revelou que ficou impressionado com a humildade demonstrada por Fux ao ser sabatinado.

Roberto Homem / Agência Senado
 

Notícias

Juíza condena filho a pagar pensão alimentícia a mãe idosa

Terceira idade Juíza condena filho a pagar pensão alimentícia a mãe idosa 3 de dezembro de 2025, 8h24 Ele apresentou uma oferta de 11% de seus rendimentos líquidos em caso de vínculo empregatício formal e de um terço do salário mínimo se estiver desempregado. Prossiga em Consultor...

CNJ permite que idosos escolham quem cuidará da sua saúde e patrimônio

CNJ permite que idosos escolham quem cuidará da sua saúde e patrimônio Procedimento exige visita ao cartório ou uso da plataforma digital O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou regra que permite a idosos e pessoas com deficiência escolher quem cuidará de sua saúde e patrimônio caso se tornem...

Indisponibilidade do bem de família: reflexos da decisão do STJ

Opinião Indisponibilidade do bem de família: reflexos da decisão do STJ Maria Helena Bragaglia Maria Aparecida Gonçalves Rodrigues Julia Pellatieri 30 de novembro de 2025, 7h01 A morte do devedor não retira, automaticamente, a qualidade do bem de família e, como tal, a sua impenhorabilidade, se...

Por abandono afetivo, filho é autorizado a retirar sobrenomes do pai

Casos de família Por abandono afetivo, filho é autorizado a retirar sobrenomes do pai 24 de novembro de 2025, 7h31 A sentença enfatiza que a ação demonstra a importância do direito à identidade e do papel do Judiciário na concretização dos direitos da personalidade, especialmente em situações de...