Artigo - Projeto de lei prevê a alteração do regime de bens no casamento por escritura pública - Por Karin Rick Rosa

Artigo - Projeto de lei prevê a alteração do regime de bens no casamento por escritura pública - Por Karin Rick Rosa

Publicado em: 03/04/2017

Tramita no Senado Federal o Projeto de Lei 69/16, de autoria do Senador Antonio Carlos Valadares, que propõe modificações no Código Civil e no Código de Processo Civil para permitir a alteração do regime de bens do casamento mediante lavratura de escritura pública. O projeto se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania desde 14/03/2016, aguardando designação do Relator. Não foram oferecidas emendas à redação original no prazo regimental. Em que pese não se tratar de texto com redação definitiva, o intento aqui é apresentar o projeto e tecer alguns comentários para reflexão e eventual apresentação de sugestão ao legislativo.

No ano em que a Lei 11.441 completa uma década de vigência, a aprovação de mais um projeto de lei destinado à desburocratização dos trâmites de natureza consensual é oportuna. Aliás, na justificação do projeto é citado, em vários momentos, o êxito da Lei 11.441, que facilitou a realização de divórcios, separações e inventários, possibilitando que mais de 1,5 milhões de atos relativos a divórcios, separações e inventários fossem praticados sem a intervenção do Poder Judiciário. A intenção, portanto, é replicar o modelo para outras situações que se caracterizam como procedimentos de jurisdição voluntária.

O texto sugere a inserção de um novo artigo ao Código Civil – 1.639-A, a revogação do §2º do art. 1.639, e a revogação do art. 734, do Código de Processo Civil.

A atual redação do art. 1.639 do Código Civil contempla, em seu caput, a possibilidade de escolha pelos nubentes do regime de bens, que é formalizada em escritura pública de pacto antenupcial por determinação legal. O parágrafo primeiro estabelece que o regime de bens vigora a partir da celebração do casamento, ou seja, a eficácia do negócio jurídico (pacto) depende da celebração do casamento. Já o parágrafo segundo trouxe como novidade no Código de 2002 a possibilidade de alteração do regime de bens durante o casamento, prevendo que ela sempre depende de procedimento judicial.

O PL 69/16 revoga justamente o parágrafo segundo do art. 1.639 do Código Civil, e inclui um novo artigo, que, no parágrafo primeiro, prevê que a alteração do regime de bens durante o casamento será requerida pelos cônjuges diretamente no tabelionato de notas, sem a necessidade da intervenção do Poder Judiciário, a princípio:

“Art. 1.639-A. É admissível alteração do regime de bens, mediante escritura pública, ressalvados os direitos de terceiros.

§ 1º A alteração do regime de bens do casamento será feita por meio de requerimento assinado conjuntamente pelos cônjuges dirigido ao tabelião de notas, que, atendidos os requisitos legais, lavrará a escritura pública independentemente da motivação do pedido.”

Além de remeter ao tabelião de notas a competência para alterar o regime de bens durante o casamento, o parágrafo primeiro afasta expressamente a necessidade de motivação para o pedido, seguindo a jurisprudência que consolidou o entendimento de que não cabe ao juiz adentrar no mérito da motivação para deferir o pedido de alteração.

O parágrafo segundo elenca os documentos que deverão acompanhar o requerimento assinado pelos cônjuges e pelo advogado(s) e dirigido ao tabelião de notas. São eles: a) a certidão de casamento atualizada; b) o pacto antenupcial, quando houver; e c) a declaração de domicílio atual do casal. Seguindo a mesma trilha da Lei 11.441, o projeto estabelece a participação obrigatória do advogado, na qualidade de assistente, comum ou não, dos cônjuges. A atuação do advogado acontece em dois momentos: assinando o requerimento dirigido ao tabelião de notas (no projeto constou petição), e assinando a escritura pública de alteração do regime de bens.

Para os casos em que o regime de bens foro da separação obrigatória de bens, os cônjuges interessados deverão comprovar que a causa que ensejou o regime estão superadas. É o que acontece, por exemplo, quando o casamento é contraído pelo divorciado ou pela divorciada, sem que tenha sido homologada a partilha de bens. Neste caso, apresentada a prova da homologação, tem-se superada a causa suspensiva que determinou o regime e a alteração poderá ser realizada.

O projeto prevê a publicação de edital na rede mundial de computadores pelo prazo de trinta dias antes da lavratura da escritura pública. Aqui nos parece melhor que o edital fosse publicado em jornal, destacando-se que no atual Código de Processo Civil há previsão de proposição pelos cônjuges de meio alternativo para divulgação da alteração.

Caso haja manifestação (impugnação), por terceiros, mediante declaração escrita e assinada, acompanhada com as provas ou contendo a indicação de onde elas possam ser obtidas, para obstar a alteração, o tabelião de notas deverá dar ciência aos requerentes para que estes indiquem, no prazo de três dias, as provas que pretendem produzir. Depois disso, a documentação será remetida ao juízo. Em que pese a falta de especificação no projeto, o juízo competente para o qual os documentos serão remetidos é o da Vara de Família da Comarca. Como se observa, a intervenção judicial somente ocorrerá quando houver manifestação por parte de terceiros, caso em que caberá ao Poder Judiciário decidir pelo deferimento do pedido ou não. O parágrafo oitavo dispõe sobre o procedimento judicial.

A alteração do regime de bens, por sentença ou por escritura pública, deverá ser averbada junto ao Registro Civil das Pessoas Naturais em que foi celebrado o casamento, no Registro de Imóveis e, nos casos de o cônjuge participar como sócio em pessoa jurídica, também deverá ser promovida a averbação junto ao Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins ou Registro Civil das Pessoas Jurídicas (o projeto não faz referência ao último).

Por último, o parágrafo décimo primeiro do art. 1.639-A prevê que a alteração do regime poderá ter efeitos retroativos ou não, de acordo com a vontade dos cônjuges, fazendo novamente a ressalva aos direitos de terceiros. A eficácia da alteração é matéria de grande relevância para notários e registradores, por repercutir diretamente nas transmissões imobiliárias feitas após a alteração do regime. A atual legislação em vigor não faz referência à retroatividade ou não, nem mesmo à possibilidade de atribuição dos efeitos pelos cônjuges.

O art. 734, do Código de Processo Civil, que dispõe sobre o procedimento judicial de alteração do regime de bens do casamento é revogado, e fica alterado o título da Seção IV, do Capítulo XV – Dos Procedimentos de Jurisdição Voluntária para “Do Divórcio e da Separação Consensuais, e da Extinção Consular de União Estável”.

Não há dúvida de que o projeto de lei, feitos pequenos ajustes, pode se tornar mais um caso de sucesso no caminho da desjudicialização
.

Fonte: CNB-SP
Extraído de Recivil

Notícias

Lacunas e desafios jurídicos da herança digital

OPINIÃO Lacunas e desafios jurídicos da herança digital Sandro Schulze 23 de abril de 2024, 21h41 A transferência de milhas aéreas após a morte do titular também é uma questão complexa. Alguns programas de milhagens já estabelecem, desde logo, a extinção da conta após o falecimento do titular, não...

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova.

TJMG. Jurisprudência. Divórcio. Comunhão universal. Prova. APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO DE DIVÓRCIO - COMUNHÃO UNIVERSAL DE BENS - PARTILHA - VEÍCULO - USUCAPIÃO FAMILIAR - ÔNUS DA PROVA - O casamento pelo regime da comunhão universal de bens importa na comunicação de todos os bens presentes e futuros...

Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários

REPARTINDO BENS Reforma do Código Civil exclui cônjuges da lista de herdeiros necessários José Higídio 19 de abril de 2024, 8h52 Russomanno ressalta que, além da herança legítima, também existe a disponível, correspondente à outra metade do patrimônio. A pessoa pode dispor dessa parte dos bens da...

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável

Juiz determina que valor da venda de bem de família é impenhorável Magistrado considerou intenção da família de utilizar o dinheiro recebido para adquirir nova moradia. Da Redação terça-feira, 16 de abril de 2024 Atualizado às 17:41 "Os valores decorrentes da alienação de bem de família também são...

Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento

CADA UM POR SI Cônjuge não responde por dívida trabalhista contraída antes do casamento 15 de abril de 2024, 7h41 Para o colegiado, não se verifica dívida contraída em benefício do núcleo familiar, que obrigaria a utilização de bens comuns e particulares para saná-la. O motivo é o casamento ter...