Bolsa Família poderá voltar a se chamar Bolsa Escola

09/08/2011 - 14h06

Aprovado retorno do nome do Programa Bolsa Família para Bolsa Escola 

O Programa Bolsa Família poderá voltar a se chamar Bolsa Escola. É o que prevê proposta aprovada nesta terça-feira (9) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em decisão terminativa, e que deve seguir agora para análise da Câmara dos Deputados.

O projeto (PLS 286/2009) altera a Lei 10.836/2004, que mudou o nome do Programa Bolsa Escola, instituído no governo de Fernando Henrique Cardoso, para Programa Bolsa Família, a partir de 2004, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o autor do projeto, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ao substituir o nome "Escola" por "Família", o programa retira a ênfase educacional que vincula a remuneração ao processo educacional de suas crianças.

- Antes, as mães tinham o sentimento que recebiam o dinheiro para manter o filho na escola, mas hoje, com o nome Bolsa Família, as mães acham que recebem o benefício porque são pobres - explicou o senador pelo Distrito Federal, durante a reunião desta terça.

Em seu relatório favorável ao projeto, o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) lembra que o programa Bolsa Escola inspirou-se em iniciativas pioneiras, entre as quais a executada pelo próprio Cristovam Buarque, que criou o programa quando foi governador do Distrito Federal.

"Tem razão o autor ao apontar que o foco educacional da iniciativa ficou em segundo plano e que no inconsciente coletivo passou a vigorar o entendimento de que a transferência está vinculada à pobreza, e não a um incentivo à escolarização das novas gerações", afirma Paulo Bauer em seu relatório.

Vários senadores elogiaram a iniciativa. Para Alvaro Dias (PSDB-PR), "é o retorno às origens do projeto". Já Ana Amélia Lemos (PP-RS) lembrou que o Bolsa Escola foi criado pelo próprio Cristovam.

Denominações

A CE também aprovou na reunião desta terça várias propostas em decisão terminativa. Entre elas, estão a que inscreve o nome de Domingos Martins no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves (PLC 195/09), e as que conferem aos municípios de Barretos (SP) o título de Capital Nacional do Rodeio (PLC 269/09) e de Sorriso (MT) o título de Capital Nacional do Agronegócio (PLS 128/10).

Outros seis projetos aprovados em decisão terminativa referem-se à mudança de denominação de logradouros públicos: passa a se chamar Barragem de Piaus a barragem no rio Marçal, entre os municípios de Pio IX e São Julião, no Piauí (PLC 145/2010); Rodovia José Dácio Leite dará nome ao trecho da BR-230, entre a cidade de Lavras da Mangabeira e o entroncamento com a BR-116, no Ceará (PLC 79/2010); Viaduto Inspetor Vitorino passará a ser o nome do viaduto construído no Km 637 da BR-104, no município de Caruaru, em Pernambuco (PLC 176/2010); Rodovia Deputado Aloízio Santos será o nome do trecho da BR-262, do KM 7,2, em Cariacica, até o Km 20, em Viana, no Espírito Santo (PLC 256/2009); o Metrô do Recife/Metrorec, operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos receberá a denominação de Sistema Metroviário do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira; Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto será a denominação do trecho ferroviário compreendido entre os municípios de Ilhéus, na Bahia, e Figueirópolis, no Tocantins (PLS 201/2011).

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Valéria Castanho / Agência Senado
 

Notícias

Dever de assistência mútua tem que ser respeitado

Dever de assistência mútua tem que ser respeitado após 35 anos de casamento A 3ª Câmara de Direito Civil do TJ manteve sentença que concedeu alimentos equivalentes a 25% de um salário mínimo mensal em benefício de uma mulher separada após 30 anos de casamento. O casal teve três filhos, atualmente...

Espólio tem direito a prontuário médico de paciente falecido em hospital

Espólio tem direito a prontuário médico de paciente falecido em hospital A 5.ª Turma do TRF da 1.ª Região decidiu, por unanimidade, que o prontuário médico de uma paciente falecida em um hospital de Brasília deve ser liberado para o espólio. Na 1.ª instância o pedido foi negado pelo juiz sob o...

Autorizado pedido de mulher para incluir sobrenome de marido estrangeiro

Autorizado pedido de mulher para incluir sobrenome de marido estrangeiro Magistrados da 8º Câmara Cível do Tribunal de Justiça gaúcho, por unanimidade, autorizaram o pedido de mulher que casou no exterior para incluir em seu registro o sobrenome do marido. Na Comarca de Dois Irmãos o pedido foi...

Se fiscaliza produção, empresa pode ser credora solidária em ação trabalhista

qui, 31/01/2013 - 14:00 Se fiscaliza produção, empresa pode ser credora solidária em ação trabalhista A empresa de capital estrangeiro que cede tecnologia para a produção de peças em fábrica brasileira e fiscaliza o trabalho não tem apenas uma "aliança estratégica" se interfere na relação com os...

Novo Código Florestal não anula multas aplicadas com base na antiga lei

31/01/2013 - 08h06 DECISÃO Novo Código Florestal não anula multas aplicadas com base na antiga lei Mesmo com a entrada em vigor do novo Código Florestal (Lei 12.651/12), os autos de infração emitidos com base no antigo código, de 1965, continuam plenamente válidos. Esse é o entendimento unânime da...

Prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos

Extraído de: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul  - 1 minuto atrás Filha deve pagar pensão alimentícia para a mãe Em decisão monocrática, o Desembargador Jorge Luís Dall Agnol, da 7ª Câmara Cível do TJRS, confirmou a sentença do Juízo do 1º Grau que determinou que uma filha...