Cadastro positivo em vigor

30/07/2013 17:56

Cadastro positivo começa a valer a partir de agosto

A partir de primeiro de agosto, consumidores e empresas que pagarem suas obrigações financeiras em dia poderão ter seu nome inscrito no Cadastro Positivo.

O Cadastro Positivo é um banco de dados no qual estão registrados os compromissos financeiros e de pagamentos relativos às operações de crédito e obrigações de pagamento liquidadas ou em andamento por pessoas ou empresas.

Para que seus dados constem no cadastro, os consumidores e as empresas terão que dar autorização para que os bancos repassem as informações que poderão ser consultadas por instituições financeiras de crédito.

A regulamentação para o funcionamento do cadastro foi feita pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central. O chefe do departamento de regulação do sistema financeiro do Banco Central, Sérgio Odilon dos Anjos, explicou que o objetivo é beneficiar os consumidores que pagam suas contas em dia. Segundo ele, o cadastro vai permitir que os bons pagadores possam negociar juros mais baixos junto a instituições financeiras.

"Mostrando que em seus históricos de todo tipo de pagamento você paga em dia, você é uma pessoal adimplente, você está sempre pagando em dia suas operações. A tendência é que o fornecedor do crédito possa olhar o seus histórico de dados e lhe fornecer melhores preços, melhores taxa na operação que ele estiver fazendo com você."

Estabelecimentos comerciais também poderão fornecer informações ao Cadastro Positivo, desde que autorizados pelo consumidor. No caso dos consórcios as informações começarão a ser repassadas para o Cadastro começará a partir de junho de 2014.

A projeto (PL836/03) que criou o Cadastro Positivo é de autoria do ex-deputado Bernardo Ariston e foi aprovado pelo Plenário da Câmara em 2009.

 

De Brasília, Karla Alessandra

Agência Câmara Notícias
 

Notícias

Venda casada de cartão é ilegal

Extraído de JusClip Venda casada de cartão é ilegal 18/04/2011 A 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve sentença de 1ª Instância e condenou um banco a ressarcir em dobro a aposentada C.L.S., moradora da capital mineira, por cobrar taxas pelo uso de um cartão de...

TJ/PR decide que é possível devolver veículo adquirido por leasing

TJ/PR decide que é possível devolver veículo adquirido por leasing mesmo antes do final do contrato Para TJ/PR, agravante que "adquiriu" um veículo financiado mediante contrato de leasing, agora impossibilitado de pagar as prestações que estão por vencer, poderá devolvê-lo à financiadora (Banco...

Pagando a humilhação com a mesma moeda

Pagando a humilhação com a mesma moeda (15.04.11) O vendedor de peças de automóveis José Luís Pereira da Silva vai a uma agência bancária em São Paulo descontar um cheque de R$ 4 mil que havia recebido de um tio. O caixa e o gerente dizem que a assinatura não confere. O vendedor chama o emitente...

Som e imagem

  Hotéis e motéis não devem pagar por direitos autorais Por Everton José Rêgo Pacheco de Andrade   Por ser o direito autoral um conjunto de privilégios conferidos por lei a pessoa física ou jurídica criadora de obra intelectual, a utilização ou exploração de obras artísticas, literárias...