Como são registradas as pessoas nascidas em 29 de fevereiro?

Como são registradas as pessoas nascidas em 29 de fevereiro?

29/02/2024
Fonte: Assessoria de Comunicação do IBDFAM

De quatro em quatro anos, uma dúvida renasce: como são registradas as pessoas nascidas em 29 de fevereiro? A data, exclusiva dos anos bissextos, ocorre somente nos anos divisíveis por quatro, como é o caso de 2024.

A registradora civil e professora Márcia Fidelis Lima, presidente da Comissão de Registros Públicos do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM, explica que o registro reproduz a realidade quando se trata de data e horário do nascimento.

“Se o parto ocorreu no dia seguinte ao dia 28 de fevereiro, sendo ano bissexto, a data de nascimento será 29 de fevereiro. Não sendo ano bissexto, a criança terá nascido no primeiro dia de março”, afirma.

A data precisa do aniversário pode ser importante em circunstâncias específicas em que a idade, em anos completos, é apontada na legislação como marco definidor de direitos ou obrigações.

“Com repercussão no registro civil podemos citar três exemplos relevantes: a idade mínima para o casamento, aos 16 anos;  a maioridade, aos 18 anos, e a imposição do regime de separação obrigatória de bens às pessoas que se casam com mais de 70 anos completos e não formalizaram o pedido de afastamento dessa regra para escolherem outro regime de bens”, cita.

Ela esclarece que, nessas situações, a legislação considera a idade em anos completos, o que se configura no primeiro minuto do dia do aniversário. “Isso significa, em termos práticos, que no minuto anterior, a pessoa ainda não tem a idade suficiente retratada na norma.”

“Sendo assim, juridicamente, não se pode considerar o dia 28 como dia do aniversário nos anos não bissextos, já que o último ano somente será completo a partir do primeiro instante do dia seguinte. Em anos bissextos, o dia seguinte será o dia 29. Nos não bissextos, considera-se a idade em anos completos no primeiro instante do dia primeiro de março”, diz.

Fonte: IBDFAM

Notícias

Da percepção do salário no regime da comunhão parcial de bens

Da percepção do salário no regime da comunhão parcial de bens Pedro Linhares Della Nina O STJ, em 21/11/23, enfrentou questão jurídica sobre a percepção dos proventos (art. 1.659, VI, do Código Civil) ser ato particular do cônjuge. Porém, quando percebido, a remuneração integra a meação de...

Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais

SERES COISIFICADOS Proposta de alteração no Código Civil não muda status jurídico dos animais José Higídio 26 de março de 2024, 8h51 De acordo com a proposta da relatoria-geral, “os animais, objetos de direito, são seres vivos sencientes e passíveis de proteção jurídica própria, em virtude da sua...