Confira dicas para reduzir o impacto da inflação

Confira dicas para reduzir o impacto da inflação

02:49  Economia, Notícias  11/01/2016 - 12h11  Brasília  
Danyele Soares

A inflação tem pesado no bolso dos brasileiros. De acordo com o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), os grupos que mais impactaram o orçamento das famílias, em 2015, foram energia elétrica, combustíveis e alimentação.

Produtos bem conhecidos na mesa do trabalhador ficaram mais caros, como cebola, tomate, batata inglesa e feijão carioca.

Para a presidenta do Movimento das Donas de Casa de Minas Gerais, Lúcia Pacífico, o brasileiro precisa driblar a inflação. E ela dá algumas dicas, como usar a criatividade para substituir os alimentos no cardápio. 

Segundo o IBGE, a inflação fechou 2015 no maior valor em 13 anos: 10,67%.

A professora da Fundação Getúlio Vargas Virene Matesco explica como esse aumento generalizado nos preços influencia a vida dos brasileiros. Ela diz que a inflação é perversa, porque atinge os trabalhadores de salários mais baixos.

Para este ano, a recomendação é continuar economizando.

O analista de inflação Márcio Milan explica que 2016 deve ser um pouco melhor que o ano passado, mas que os brasileiros ainda vão sentir os efeitos da crise financeira e do aumento dos preços.

Com o resultado da inflação, o presidente do Banco do Central, Alexandre Tombini, terá de divulgar uma carta aberta ao ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, explicando as razões para o descumprimento da meta, que é de 4,5%, podendo chegar a 6,5%.

A presidenta Dilma Rousseff já afirmou que o objetivo do governo é trazer a inflação o mais rápido possível para a meta
.

Agência Brasil

Com crise, quase 4 milhões voltam às classes D e E

Notícias

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório

O inventariante judicial profissional e a evolução do Direito Sucessório Alexandre Correa Nasser de Melo O artigo analisa como o REsp 2.124.424/SP e o PL 1.518/25 inauguram uma nova era no Direito Sucessório, com a profissionalização e digitalização da inventariança judicial no Brasil. sexta-feira,...

Bem de família continua protegido mesmo durante o inventário, decide STJ

Bem de família continua protegido mesmo durante o inventário, decide STJ Alessandro Junqueira de Souza Peixoto O STJ decidiu que o imóvel usado como moradia por herdeiro é impenhorável, mesmo no inventário. Entenda como essa decisão protege o patrimônio e o direito à moradia da...

Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ

Casa da Mãe Joana Ação de despejo pode incluir encargos locatícios até a condenação, diz STJ 12 de novembro de 2025, 11h40 Na avaliação do ministro, a referência às cláusulas contratuais feita pelo locador na petição inicial foi suficiente para que o locatário soubesse pelo que estava sendo...