Consulta processual via smartphone e tablet

Quinta, 06 de dezembro de 2012, 13h30

J. Estadual / TECNOLOGIA

Corregedoria lança sistemas para agilizar processos

Pacote de softwares é direcionado aos públicos interno e externo do Poder Judiciário

DA REDAÇÃO
COM ASSESSORIA

Novos sistemas e ferramentas tecnológicas serão lançados pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso na sexta-feira (7). O pacote de softwares é direcionado aos públicos interno e externo do Poder Judiciário e será colocado à disposição com o objetivo de dar mais celeridade aos serviços prestados à sociedade pela Primeira Instância.

O evento será realizado às 8h30 na sala Desembargador Atahide Monteiro da Silva, na sede do Tribunal de Justiça, onde também ocorrerá a premiação do ‘Juiz Destaque’ e homenagem ao desembargador José Silvério Gomes a serem feitas pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal.

Uma das ferramentas a serem lançadas é o aplicativo para consultas processuais via smartphone e tablet. Por meio de conexão na internet será possível acessar diversas informações, como o andamento processual de ações que tramitam na Primeira Instância.

Outro serviço a ser disponibilizado é o terminal de auto-atendimento denominado Aeroporto 24 Horas. O TAA, como também é conhecido, funcionará nos horários em que o Juizado Especial localizado no Aeroporto Marechal Rondon estiver fechado. O posto funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19 horas e antes e depois desses horários e nos finais de semana, o usuário poderá efetuar reclamação online, via terminal.

Para o público interno, será implantado um novo sistema de cálculo de pena. A calculadora de pena será utilizada pelas Varas de Execução Penal de todo o Estado e foi criada seguindo os moldes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A integração de sistemas também permitirá uma comunicação mais ágil entre a Corregedoria e as unidades judiciais, já que as notificações serão automatizadas. Ao identificar pendências processuais, a área de Auditoria Virtual notificará as Varas via Sistema de Inspeção e Acompanhamento de Produção (SIAP) e as unidades receberão o alerta pelo sistema Apolo.

O sistema Apolo também terá um novo módulo com mecanismo de controle dos prazos de prescrição nas unidades judiciais dotadas de competência criminal, como prevê resolução do CNJ.

Para ampliar a transparência das ações e projetos desenvolvidos, também será lançado o Corregedoria News, uma mídia digital a ser colocada em pontos estratégicos nos ambientes do órgão e nos Fóruns de Entrância Especial (Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis).

O hot site da Corregedoria também terá mudanças e ganhará um novo layout, com uma comunicação visual e menus que facilitarão a navegação por parte dos usuários.

Os sistemas e ferramentas, desenvolvidos pelo Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), serão colocados à disposição dos usuários a partir da segunda quinzena de dezembro, já que na próxima semana estarão em fase de teste pelo setor de qualidade de softwares do Poder Judiciário.

Além desses serviços, a Corregedoria propôs ao Conselho da Magistratura a implantação do Plantão Integrado, onde o magistrado passará a ser o plantonista do Pólo e não apenas da Comarca de sua titularidade. Isso permitirá um revezamento maior entre os juízes, sem prejudicar o atendimento ao jurisdicionado.

 

Fonte: MidiaJur

Notícias

Portal da Transparência

CNJ lança Portal da Transparência do Judiciário na internet Quinta, 20 de Janeiro de 2011     Informações sobre receitas e despesas do Poder Judiciário federal estão disponíveis no Portal da Transparência da Justiça (https://www.portaltransparencia.jus.br/despesas/), criado pelo Conselho...

Dentista reclama direito a aposentadoria especial

Quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 Cirurgião dentista que atua no serviço público de MG reclama direito a aposentadoria especial Chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) Reclamação (Rcl 11156) proposta pelo cirurgião dentista Evandro Brasil que solicita o direito de obter sua aposentadoria...

OAB ingressará com Adins no STF contra ex-governadores

OAB irá ao Supremo propor cassação de pensões para os ex-governadores Brasília, 17/01/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, afirmou hoje (17) que a OAB ingressará com ações diretas de inconstitucionalidade (Adins) no Supremo Tribunal Federal contra todos...

Desmuniciamento de arma não conduz à atipicidade da conduta

Extraído de Direito Vivo Porte de arma de fogo é crime de perigo abstrato 14/1/2011 16:46   O desmuniciamento da arma não conduz à atipicidade da conduta, bastando, para a caracterização do delito, o porte de arma de fogo sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar....

Prática de racismo no ambiente de trabalho

Extraído de JusBrasil Apelidos racistas no ambiente de trabalho geram danos morais Extraído de: Direito Vivo - 38 minutos atrás   Na Justiça do Trabalho de Minas ainda é grande a incidência de processos que denunciam a prática de racismo no ambiente de trabalho. Mas a sociedade moderna e as...