Contador dobra número de clientes com vídeos

Contador dobra número de clientes com vídeos

15 de julho de 2012 22:340
O Estado de S. Paulo

Há quatro, cinco anos, nenhum aspecto na rotina de Vicente Sevilha levava a supor que, dali a pouco tempo, ele conquistaria o prêmio Estadão PME na categoria Comunicação e Marketing. Nada mais natural, afinal, estratégias de divulgação e posicionamento de marca simplesmente não passavam pela cabeça do empresário, homem de finanças e que há duas décadas administra seu escritório de contabilidade no bairro da Casa Verde,localizado na capital paulista.

A transformação ocorreu quando Sevilha decidiu reservar R$ 10 mil do orçamento mensal do empreendimento para tirar do papel um projeto caseiro de treinamento da equipe.

Uma ideia que ele mesmo concebeu. Com cerca de 100 funcionários na empresa, a intenção do contador era estabelecer um canal para manter o time de funcionários atualizado a respeito das novas regras do setor “que mudavam e continuam mudando em um ritmo difícil para qualquer um acompanhar”.

Sevilha bolou pequenas aulas em vídeo sobre contabilidade, passou a publicar esse material no portal da empresa e em um site específico para este tipo de conteúdo na internet. Em seguida, o empreendedor comunicou a novidade a todos os funcionários. Mas o que o empresário talvez não esperasse foi o resultado obtido – extremamente positivo – no escritório e fora dele.

“É difícil de acreditar, mas com os nossos vídeos a empresa mudou de patamar. Os contadores passaram a querer trabalhar na Sevilha Contabilidade.Nosso escritório tornou-se desejado pelos clientes. Passei até a ser procurado pela imprensa para dar entrevistas”, explica Vicente. As aulas elaboradas e gravadas pelo empresário com as dicas tinham caído no gosto do internauta.

Dessa forma, não é de se estranhar que em três anos de produção os vídeos registram mais de 1,5 milhão de visualizações no Youtube. “O conteúdo é acessado principalmente por estudantes de contabilidade e profissionais do setor”, afirma.

Na esteira da popularidade repentina que foi alcançada, Sevilha diz que agora é reconhecido nas ruas e o escritório comandado por ele dobrou o número de clientes “de 200 e poucos para 400 e poucos”.

Prestígio

“Ganhamos prestígio. A gente virou referência no mercado. Temos relatos de que até os funcionários que saem de nosso escritório são mais rapidamente absorvidos por outras empresas”, conta o empresário.

Sem revelar números, o empreendedor também comemora o resultado financeiro da empreitada. “Nosso faturamento mudou sensivelmente. Posso dizer que, também por conta dos vídeos, vamos pagar neste ano um salário e meio a mais para cada integrante da nossa equipe”, destaca o empresário.

Vicente Sevilha conta que neste momento, para manter a justificada fama virtual, desdobra-se em um ritmo intenso de produção. Nos primeiros anos do projeto, por exemplo, ele publicava um vídeo por dia na web.

Hoje em dia a frequência é menor. Uma aula é publicada a cada dois dias – os boletins têm entre dois e seis minutos de duração e abordam temas como multas trabalhistas, impostos sobre importação, IOF, Imposto de Renda, Dacon e outras siglas que fazem do ramo uma verdadeira sopa de letrinhas para os leigos.

Shopping

O empreendedor, mesmo após tanto sucesso, ainda surpreende se com o resultado da iniciativa. “Outro dia estava no Burguer King, em um shopping de Curitiba, e um rapaz que estava me olhando por um tempo veio até mim e perguntou: ‘você não é o Vicente Sevilha da internet?’

A fama, claro, é sempre que possível dividida com a equipe de trabalho do escritório. “Quando comecei, pensava que o assunto um dia acabaria. Mas estamos nisso há três anos e, acredite, não faltam temas. Já falamos sobre muitas coisas e ainda têm muitas outras para tratar. Esse projeto nasceu para os meus funcionários e deu no que deu”, afirma orgulhoso o vencedor do Prêmio Estadão PME.

 

viaContador dobra número de clientes com vídeos.
Extraído de Notícias Fiscais

Notícias

Por que cada vez mais mulheres deixam de adotar o sobrenome do marido?

Por que cada vez mais mulheres deixam de adotar o sobrenome do marido? Por Júlia Cople — Rio de Janeiro 08/01/2026 03h30  Atualizado há 23 horas Embora muitas mulheres ainda adotem o sobrenome do marido (foram mais de 371 mil só em 2024), a maioria hoje escolhe não fazê-lo, seja pelo receio da...

Contrato de namoro: Bobagem ou blindagem patrimonial?

Contrato de namoro: Bobagem ou blindagem patrimonial? Izabella Vasconcellos Santos Paz O artigo aborda a importância do contrato de namoro como proteção patrimonial em relacionamentos informais. terça-feira, 23 de dezembro de 2025 Atualizado às 13:24 "Os tempos são líquidos porque tudo muda tão...

STJ julga caso inédito de adoção unilateral com manutenção de poder familiar

Família STJ julga caso inédito de adoção unilateral com manutenção de poder familiar 4ª turma fixou solução inovadora proposta pelo ministro Buzzi. Da Redação sexta-feira, 6 de dezembro de 2019 Atualizado em 7 de dezembro de 2019 16:30 A 4ª turma do STJ concluiu na quinta-feira, 5, julgamento que...

Inclusão do cônjuge do devedor na execução: até onde vai a conta do casamento?

Opinião Inclusão do cônjuge do devedor na execução: até onde vai a conta do casamento? Lina Irano Friestino 19 de dezembro de 2025, 9h25 A decisão do STJ no REsp 2.195.589/GO reforça algo que, no fundo, já estava escrito na lógica do regime de bens: casar sob comunhão parcial significa dividir não...