Empresas de transporte poderão ser obrigadas a adotar forma de sociedade anônima

07/02/2014 - 08h54

Projeto obriga empresas de transporte a adotar forma de sociedade anônima

As empresas registradas como sociedade anônima são obrigadas a elaborar e publicar demonstrações financeiras.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5889/13, que obriga as empresas prestadoras de serviços de transporte público coletivo rodoviário de passageiros a adotarem a forma de sociedade anônima. Segundo o autor do texto, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a medida busca “proporcionar a necessária transparência” ao setor.

O parlamentar explica que, na forma de sociedade anônima, as empresa são obrigadas a elaborar e publicar demonstrações financeiras. “[Esses documentos] servirão de base para a análise dos números do setor e para a verificação da estrutura de capital e da política de investimento”.

Na opinião de Maia, dentre as causas para o caos no transporte público brasileiro destacam-se a formação de cartéis de empresas, a falta de transparência na divulgação das planilhas de custos de concessionárias e permissionárias, e a barreira à entrada de novas empresas.

A exigência, que será aplicada apenas às empresas que começarem a operar após a entrada em vigor da nova lei, valerá para empresas de transporte municipal, intermunicipal, interestadual e internacional.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Reportagem - Maria Neves
Edição - Natalia Doederlein
Agência Câmara Notícias

 

Notícias

STJ afasta execução contra cônjuge de empresário em comunhão universal

Recuperação judicial STJ afasta execução contra cônjuge de empresário em comunhão universal Para 3ª turma, a comunhão total do patrimônio impede tratar o cônjuge como garantia “externa” à recuperação judicial. Da Redação terça-feira, 13 de janeiro de 2026 Atualizado às 11:56 A 3ª turma do STJ...

Por que cada vez mais mulheres deixam de adotar o sobrenome do marido?

Por que cada vez mais mulheres deixam de adotar o sobrenome do marido? Por Júlia Cople — Rio de Janeiro 08/01/2026 03h30  Atualizado há 23 horas Embora muitas mulheres ainda adotem o sobrenome do marido (foram mais de 371 mil só em 2024), a maioria hoje escolhe não fazê-lo, seja pelo receio da...

Contrato de namoro: Bobagem ou blindagem patrimonial?

Contrato de namoro: Bobagem ou blindagem patrimonial? Izabella Vasconcellos Santos Paz O artigo aborda a importância do contrato de namoro como proteção patrimonial em relacionamentos informais. terça-feira, 23 de dezembro de 2025 Atualizado às 13:24 "Os tempos são líquidos porque tudo muda tão...