Equipamentos hospitalares com isenção de tributos

24/01/2011 - 18h06

 

Equipamentos hospitalares sem similar nacional poderão ser importados com isenção de tributos

 

Equipamentos hospitalares sem similar nacional poderão ser importados com isenção de diversos tributos. É o que estabelece projeto de lei do Senado, de autoria do senador Delcídio Amaral (PT-MS), que já recebeu parecer favorável da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e agora está em exame na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votado em decisão terminativa.

O projeto (PLS 81/09) isenta esses equipamentos do pagamento do Imposto de Importação, e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para oFinanciamento da Seguridade Social (Cofins.) A lista desses equipamentos, sinaliza o projeto, deverá ser feita em conjunto pelos Ministérios da Saúde e da Fazenda.

O autor da proposta argumenta que a pequena renúncia de receita será compensada pela melhoria da assistência à saúde da população, que será beneficiada pelas novas tecnologias utilizadas na medicina.

O relator da matéria, senador Papaléo Paes (PSDB-AP), que é médico, assinalou em seu voto que, ao contrário do que acontece em outros setores, a evolução tecnológica na área da saúde normalmente não diminui custos e que a atenção à saúde encarece de forma contínua, no Brasil e no mundo.

Tendo em vista essa realidade, o projeto de lei, acrescenta o relator, contribui para ampliar o acesso às novas tecnologias ao reduzir o seu custo mediante pequena renúncia de receita.

Cristina Vidigal / Agência Senado
 

Notícias

Herança digital: Entre senhas perdidas e memórias disputadas

Herança digital: Entre senhas perdidas e memórias disputadas Andrey Guimarães Duarte Herança digital exige testamento e orientação jurídica, diante da ausência de lei específica para criptoativos, redes sociais e memórias pessoais. terça-feira, 1 de julho de 2025 - Atualizado em 30 de junho de...

Cobrança de IPTU em imóveis com multipropriedade: alternativas legais e práticas

Opinião Cobrança de IPTU em imóveis com multipropriedade: alternativas legais e práticas Sâmia Ali Salman Axl Wesley Menin Miucci 22 de junho de 2025, 7h04 Uma solução possível seria permitir que o condomínio, responsável pela administração do empreendimento, assuma a responsabilidade tributária...